FILMES || Given


Os Goodwin são uma família nómada com padrões muito fora dos que poderíamos considerar 'comuns'. Os pais são surfistas — a mãe era campeã de surf e rosto de marcas internacionais — e largaram tudo para poderem explorar o mundo e viverem de uma forma mais tranquila e conectada à natureza. Com dois filhotes chamados True (uma adorável bebé) e Given (que dá o nome ao filme e que é o narrador da nossa história), os quatro partem à descoberta do mundo. Em 14 meses, visitam 15 países e 40 cidades, acompanhados pelo melhor amigo, que é realizador e que traz este filme quase documental até nós.

Para esta família, a melhor educação que os filhos podem ter é através de viagens. Durante toda a aventura, fazem questão de se entrosarem na cultura local, conhecerem e ouvirem as pessoas de lá e surfar as ondas que o mar desse destino tem para oferecer. Toda a viagem é-nos contada através do pequeno olhar de Given.

Não é um filme 'hippie', muito pelo contrário. É um filme sobre aventura e exploração. Sobre as lições que as viagens podem oferecer. O filme é um monstro visual, com uma fotografia extraordinária, cheia de cores, paisagens e padrões maravilhosos. Quase sem diálogos nenhuns, Given é um filme muito interessante que nos abre portas a muitas culturas de uma forma mais familiar do que um qualquer documentário de viagem seria capaz de fazer, e derreti-me completamente com o à vontade que as crianças tinham para brincar com a natureza e não terem medo dela.

É um filme gostosinho de ver. Bem leve, com boas energias, mensagens muito bonitas sobre a importância da família, do amor, de nos encontrarmos e seguirmos o nosso caminho, sobre não desistirmos dos nossos sonhos. De todos os países retratados, só visitei um — Senegal — e a essência cultural que eles tentaram passar é extremamente fiel, o que me fez sentir que este filme tem muita credibilidade nas histórias que conta. Adorei rever este país através dos olhos pequenitos do Given e da lente magnífica do realizador. Se são amantes de viagem, este filme vai deixar-vos de coração quente.

11 comentários

  1. Não conhecia e deixou-me curiosa!
    Assim que comecei a ler lembrei-me do filme «Capitão Fantástico» (não sei se já viste... conheces?), mas rapidamente entendi que havia diferenças acentuadas.
    No entanto, apesar dessas diferenças, havia uma semelhança na forma de educar os filhos - mais próximos da natureza...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi, já adicionei à watchlist! Obrigada pela sugestão, Carolina :)

      Eliminar
    2. De nada :) Acho que vais gostar... é muito rico em vários aspectos!

      Eliminar
  2. Também não conhecia mas já fiquei com muita curiosidade em o ver!!

    ResponderEliminar
  3. Vou adicionar à minha watchlist, obrigada pela partilha, gosto sempre de ver as tuas rubricas

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa, vou sem dúvida ver!

    https://batomebotasdatropa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia, mas fiquei super curiosa! Parece tão interessante... mais um para adicionar à minha infindável lista de filmes para ver :)

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  6. Deixaste-me muito curiosa, como costumas deixar com este tipo de publicações.
    Parece a minha a praia e uma forma muito gira e diferente de conhecer lugares novos e possíveis viagens futuras.

    Xiá
    Coffee Cup

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela sugestão, vou adicionar à minha lista :). Vi agora o trailer e, em 2 minutos, deu para ver uma amostra da fotografia extraordinária que referes. É mesmo deslumbrante!
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.