segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

FILMES || Given


Os Goodwin são uma família nómada com padrões muito fora dos que poderíamos considerar 'comuns'. Os pais são surfistas — a mãe era campeã de surf e rosto de marcas internacionais — e largaram tudo para poderem explorar o mundo e viverem de uma forma mais tranquila e conectada à natureza. Com dois filhotes chamados True (uma adorável bebé) e Given (que dá o nome ao filme e que é o narrador da nossa história), os quatro partem à descoberta do mundo. Em 14 meses, visitam 15 países e 40 cidades, acompanhados pelo melhor amigo, que é realizador e que traz este filme quase documental até nós.

Para esta família, a melhor educação que os filhos podem ter é através de viagens. Durante toda a aventura, fazem questão de se entrosarem na cultura local, conhecerem e ouvirem as pessoas de lá e surfar as ondas que o mar desse destino tem para oferecer. Toda a viagem é-nos contada através do pequeno olhar de Given.

Não é um filme 'hippie', muito pelo contrário. É um filme sobre aventura e exploração. Sobre as lições que as viagens podem oferecer. O filme é um monstro visual, com uma fotografia extraordinária, cheia de cores, paisagens e padrões maravilhosos. Quase sem diálogos nenhuns, Given é um filme muito interessante que nos abre portas a muitas culturas de uma forma mais familiar do que um qualquer documentário de viagem seria capaz de fazer, e derreti-me completamente com o à vontade que as crianças tinham para brincar com a natureza e não terem medo dela.

É um filme gostosinho de ver. Bem leve, com boas energias, mensagens muito bonitas sobre a importância da família, do amor, de nos encontrarmos e seguirmos o nosso caminho, sobre não desistirmos dos nossos sonhos. De todos os países retratados, só visitei um — Senegal — e a essência cultural que eles tentaram passar é extremamente fiel, o que me fez sentir que este filme tem muita credibilidade nas histórias que conta. Adorei rever este país através dos olhos pequenitos do Given e da lente magnífica do realizador. Se são amantes de viagem, este filme vai deixar-vos de coração quente.

11 comentários:

  1. Não conhecia e deixou-me curiosa!
    Assim que comecei a ler lembrei-me do filme «Capitão Fantástico» (não sei se já viste... conheces?), mas rapidamente entendi que havia diferenças acentuadas.
    No entanto, apesar dessas diferenças, havia uma semelhança na forma de educar os filhos - mais próximos da natureza...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi, já adicionei à watchlist! Obrigada pela sugestão, Carolina :)

      Eliminar
    2. De nada :) Acho que vais gostar... é muito rico em vários aspectos!

      Eliminar
  2. Também não conhecia mas já fiquei com muita curiosidade em o ver!!

    ResponderEliminar
  3. Vou adicionar à minha watchlist, obrigada pela partilha, gosto sempre de ver as tuas rubricas

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa, vou sem dúvida ver!

    https://batomebotasdatropa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia, mas fiquei super curiosa! Parece tão interessante... mais um para adicionar à minha infindável lista de filmes para ver :)

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  6. Deixaste-me muito curiosa, como costumas deixar com este tipo de publicações.
    Parece a minha a praia e uma forma muito gira e diferente de conhecer lugares novos e possíveis viagens futuras.

    Xiá
    Coffee Cup

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela sugestão, vou adicionar à minha lista :). Vi agora o trailer e, em 2 minutos, deu para ver uma amostra da fotografia extraordinária que referes. É mesmo deslumbrante!
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)