EVENTOS || Até 2019, Carnaval!

E como sempre, num piscar de olhos, mais um Carnaval se passou. Não importa o meu estado de espírito ou vontade; deixa sempre saudade. A cidade fica mais vazia, menos colorida e menos viva, depois de cada Carnaval. Resta-nos sempre aguardar pelo próximo e recordar o que passou com tanto entusiasmo como quando seguimos o trio eléctrico.

Admiti convosco que não estava com o maior espírito de Carnaval e não estava a mentir. A prova disso é que só estive presente em duas noites — as que o tempo e o meu corpo permitiram —. Porém, saboreei as duas noites com muita alegria e desfrutei de um Carnaval bem simpático: pela primeira vez em anos, S. Pedro deu tréguas aos foliões e só choveu na noite de Domingo, o que podemos considerar um pequeno milagre.

Cada vez mais adoro o Carnaval pelos preparativos, tenham eles meses ou horas. As coisas que combinamos, os acessórios que inventamos em última hora, a corrida contra o tempo para fazermos tudo o que precisamos para o disfarce ficar perfeito. Irmos para a casa da amiga dar os toques finais, banquetearmos juntas depois de uma grande noite. Tem tanto sabor como quando estamos nas ruas e praças.
No Carnaval, desafio-me sempre. A ser mais criativa, mais artística, mais festeira, mais social, mais divertida, mais feminina. Experimento maquilhar-me, tornar o que tenho em casa numa verdadeira máscara completa, não fujo de câmaras, não tenho vergonha de dançar mal, de pular, de se ouvir a minha voz a cantar nos vídeos.

Nota-se, a cada ano, a dimensão do meu — e nosso — Carnaval; das pessoas de fora que encontro cá. Das indicações que temos de dar em inglês. Das praças que começam a ficar cheias demais e implicam a abertura de novas ou a escolha de outras — a do Mercado foi a nossa melhor escolha e classifico-a de melhor Praça deste ano: a música era óptima, tínhamos espaço para dançar mesmo nas noites mais populares e nas horas mais intensas, tínhamos barraquinhas de comida e bebida muito perto e as casas de banho pouca fila tinham. Um must! —. Mas o Carnaval vai ter sempre um sabor de cá. Das pessoas que não vemos há muito tempo e que o timing decide juntar, no meio de milhares de pessoas. Da festa que não tem classe social, profissão nem idade. De quem — pela dimensão — começa a tentar azedar tradições que não compreendem e que nós adoramos e não magoam ninguém. Do sucesso com que cada edição termina, em segurança e com organização.

Não estava com a maior motivação para o Carnaval mas o ambiente, a proximidade das horas para estar nas ruas e a companhia ajudam sempre a dar a volta a todas essas sensações. Com o tema Mares e Oceanos, as minhas escolhas foram absolutamente temáticas e privilegiaram o aconchego, o combate ao frio e a criatividade. Uma mergulhadora para a noite de sexta, com um fato de mergulho, uns belos óculos e duas garrafas de refrigerante convertidas, em cima da hora, em botijas de oxigénio — e toda uma equipa com secadores e truques para a tinta secar, outros a queimar tampas para passar o elástico e ainda uma comitiva de fita cola, para dar um 'toque mais profissional', já dizia o Pedrinho do Art Attack —.
Para a noite de sábado, o fato mais adorado na noite, de polvo. Querem saber a parte mais caricata? Esse foi o fato que o meu primo João levou no Corso Escolar deste ano. Quando o vi, não hesitei em pedir emprestado para uma noite foliona, ao que ele achou do mais engraçado que eu coubesse nas roupas de uma criança de nove anos. Facto é: os tentáculos, a camisola e o gorro serviram-me na perfeição, e é assim que uma miúda de 23 anos consegue garantir mais um fato original para sair no Carnaval — este é, aliás, um truque que utilizo muito quando quero usar um fato de Carnaval completo: compro o de criança e sai muito mais barato (quem aí já viu os preços dos disfarces de Carnaval, sabe muito bem o que quero dizer) —. Por vezes, ser petite tem grandes vantagens! Para finalizar, o meu primeiro eyeliner de sempre feito com uma pigmentação prateada que lhe deu um charme — e uma sensação de vitória — impagáveis!

A não ser os boomerangs que publiquei no meu Instagram@innmartinsm — não tenho boas fotografias para partilhar convosco. Restam as fotos que guardo para rever e que contam mais sobre o momento do que sobre os detalhes do fato, as memórias que guardamos de cada noite, o samba da Matrafona que ainda está preso na memória, a waffle de Kinder que, de madrugada, soube a tudo de bom que a vida nos pode dar, o meu beijinho no vídeo realizado pela Página Oficial do Carnaval e outros tantos detalhes irrelevantes para vocês mas muito especiais para mim. Custa sempre dizer adeus, mas a esperança de que, para o ano, há sempre mais, sossega o meu coração

A toda a gente que foi experimentar este Carnaval e teve a doçura de partilhar essa notícia comigo, espero que tenham tido uma festa muito feliz e que tenham, finalmente, visto com os vossos próprios olhos, o que há anos vos tenho dito, de coração cheio.


Conseguem encontrar a polvinha, neste vídeo?

3 comentários

  1. Confesso que quando era mais pequena costumava festejar imenso o Carnaval, mas ao longo dos anos isso foi-se perdendo! Anda a passar-me completamente ao lado, mas adoro ver na televisão as pessoas a divertirem-se! Pelo que percebi adoras o Carnaval e acho que deves aproveitar ao máximo estes dias que passam num instante! Quem sabe para o ano celebre esta data!

    Beijinho grande
    https://whaaatifni.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Como sempre, ADOREI os teus disfarces! És a prova de que as máscaras mais simples e "caseiras" são as melhores e mais divertidas (é possível estar gira sem passar frio!!).
    Acho que o Carnaval é mesmo a "festividade" que mais nos diferencia - eu não acho piadinha nenhuma a este festejo (só acho giro nas crianças) - mas, mesmo assim, adoro sempre ver as tuas invenções e a tua criatividade! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Inês! E se queres a minha opinião, ainda bem que decidiste ir ao Carnaval, independentemente , do teu estado de espírito! Estou, constantemente, a lembrar-me de uma frase que escreveste numa das tuas publicações, algo deste género "Diz mais vezes sim!".
    E sim, descobri o polvo! ^^ ahah Será que posso revelar? xD
    Boas escrituras! :3
    PS Segundo 0:12-0:13

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.