Após a morte de Vincent van Gogh, Armand Roulin decide entregar uma carta ao irmão do pintor. Porém, a missão realça a peculiaridade do suicídio do artista e Roulin decide apurar os factos do que realmente aconteceu.
Esta animação biográfica consagra-se como o primeiro filme na História do cinema a ser totalmente pintado, contando com 65.000 quadros de óleo sobre tela e 115 pintores que fizeram nascer o filme respeitando a técnica de Van Gogh e tornando o filme mais próximo à alma artística do pintor.
Nem por um segundo consegui desligar-me da maravilha que estava a assistir e que estava a acontecer em frente aos meus olhos; um filme totalmente pintado e com uma fluidez de movimentos, detalhes e pormenores extraordinária, como se o próprio Van Gogh o tivesse desenhado. A minha admiração recai totalmente para estes pintores que fizeram um trabalho deslumbrante e que, só por isto, merece ser assistido.
A narrativa, que conta com algum mistério, prende-nos e criei uma empatia ainda maior com o pintor. Aproxima-nos da sua vida e dos seus obstáculos, tornando-o mais real e menos 'nome de museu'. Apesar de, hoje em dia, as suas obras valerem uma fortuna, em vida, Van Gogh só conseguiu vender um quadro dos oitocentos que pintou e estava longe de ser estimado por todos. E isso faz-nos muito reflectir sobre a crueldade da sociedade, sobre apostarmos nas nossas paixões, sobre o amor, sobre o sacrifício.
O final, para mim, foi surpreendente. Podem contar com um filme de enorme beleza e qualidade. Nunca vi nada igual e sinto-me como se fosse uma privilegiada por ter tido oportunidade de o assistir. Uma obra prima.
Parece incrível, Inês. Fiquei tão surpreendida quando, há alguns meses, soube como tinha sido feito e tenho imensa curiosidade em ver esta obra :)
ResponderEliminarMega curiosa por ver este filme. Gosto muito do trabalho de Van Gogh. ;)
ResponderEliminarLovely! So interesting!
ResponderEliminarHappy New Year 2018!♥
My blog: http://thestoryofagothic.blogspot.rs/
New post is here, visit me! Malefica ♥
Quero ansiosamente ver este filme! Já vi não sei quantos vídeos do making of e estou em pulgas! Ainda na Páscoa estive no Museu Van Gogh, em Amesterdão e adoro o trabalho dele, ver este filme é algo que quero muito!
ResponderEliminarUm beijinho
http://wallflowerbyines.blogspot.pt/2018/