quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

FILMES || Loving Vincent


Após a morte de Vincent van Gogh, Armand Roulin decide entregar uma carta ao irmão do pintor. Porém, a missão realça a peculiaridade do suicídio do artista e Roulin decide apurar os factos do que realmente aconteceu.
Esta animação biográfica consagra-se como o primeiro filme na História do cinema a ser totalmente pintado, contando com 65.000 quadros de óleo sobre tela e 115 pintores que fizeram nascer o filme respeitando a técnica de Van Gogh e tornando o filme mais próximo à alma artística do pintor.

Nem por um segundo consegui desligar-me da maravilha que estava a assistir e que estava a acontecer em frente aos meus olhos; um filme totalmente pintado e com uma fluidez de movimentos, detalhes e pormenores extraordinária, como se o próprio Van Gogh o tivesse desenhado. A minha admiração recai totalmente para estes pintores que fizeram um trabalho deslumbrante e que, só por isto, merece ser assistido.

A narrativa, que conta com algum mistério, prende-nos e criei uma empatia ainda maior com o pintor. Aproxima-nos da sua vida e dos seus obstáculos, tornando-o mais real e menos 'nome de museu'. Apesar de, hoje em dia, as suas obras valerem uma fortuna, em vida, Van Gogh só conseguiu vender um quadro dos oitocentos que pintou e estava longe de ser estimado por todos. E isso faz-nos muito reflectir sobre a crueldade da sociedade, sobre apostarmos nas nossas paixões, sobre o amor, sobre o sacrifício.
O final, para mim, foi surpreendente. Podem contar com um filme de enorme beleza e qualidade. Nunca vi nada igual e sinto-me como se fosse uma privilegiada por ter tido oportunidade de o assistir. Uma obra prima.

4 comentários:

  1. Parece incrível, Inês. Fiquei tão surpreendida quando, há alguns meses, soube como tinha sido feito e tenho imensa curiosidade em ver esta obra :)

    ResponderEliminar
  2. Mega curiosa por ver este filme. Gosto muito do trabalho de Van Gogh. ;)

    ResponderEliminar
  3. Lovely! So interesting!
    Happy New Year 2018!♥

    My blog: http://thestoryofagothic.blogspot.rs/
    New post is here, visit me! Malefica ♥

    ResponderEliminar
  4. Quero ansiosamente ver este filme! Já vi não sei quantos vídeos do making of e estou em pulgas! Ainda na Páscoa estive no Museu Van Gogh, em Amesterdão e adoro o trabalho dele, ver este filme é algo que quero muito!
    Um beijinho
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/2018/

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)