FILMES || Interstellar


Num futuro (talvez não muito distante), a Terra encontra-se por um fio e uma equipa da NASA inicia uma expedição no espaço para avaliar três planetas que, numa missão anterior, foram identificados como potenciais habitats para garantir a sobrevivência da Humanidade. Liderando essa equipa encontra-se Cooper, um ex-piloto da NASA que enfrenta a possibilidade de nunca mais regressar a casa e voltar para os seus filhos.

O que torna o Interstellar tão bom, é que não é um filme de ficção científica manhoso, mal construído ou demasiado fantasioso, e a premissa ameaçava isso. Procurar um novo lar noutro planeta de um outro sistema solar parece quase sonhador demais, mas o corpo do filme garante que a missão é muito objectiva, clara e lógica usando simples princípios elementares da física, de uma forma muito requintada e sem pontas soltas ou incongruências.  Além de toda a aventura que vivemos com o coração nas mãos e as costas bem longe da cadeira, absorvemos inúmeras mensagens profundamente complexas sobre a nossa existência, sobre as nossas relações enquanto seres humanos, sobre o próprio conceito de tempo e a ligação da gravidade com a física quântica, que parece ser uma relação (ainda hoje) muito difícil de enlaçar.

Com um corpo instrumental bem original e completamente diferente do que costumamos apreciar em filmes de ficção científica - Hans Zimmer sempre brilhante - é um filme inesperado, empolgante, enriquecedor e um gatilho para voltarmos a questionar uma série de coisas sobre a nossa realidade. Interstellar é confuso, angustiante, extraordinário, intrigante e inesquecível. E, no fundo, não são estas as características da física mais elementar?

O melhor professor acerca da relatividade. Recomendo muito.

8 comentários

  1. Eu não sou nada fã de ficção científica e amei este filme!

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu amei este filme. Não tenho palavras para ele. Só tenho mesmo pena de não o ter visto na altura no cinema (o meu namorado também viu e diz que foi impagável!). Acho que é daqueles filmes em que o dinheiro é bem dado e nos faz arrepender de não investirmos num cinema em casa.
    Nestes últimos dois dias já o vi 2x x) Um com os meus pais, que nunca tinham visto, e revi com o meu namorado que estava ansioso por fazê-lo há uns dois meses.
    Só tenho pena de não conseguir respostas para as mil e uma questões que fiquei depois de o ver (principalmente para a parte em que a gravidade atravessa a dimensão tempo, é demasiado para mim que pouco percebo de física xD).
    Mas adorei :)O Christopher Nolan fez um trabalho incrível (e claro, tinha que haver uma parte mais mindfuck), e a banda sonora... Damn! Sem palavras! Mais do que recomendado!

    ResponderEliminar
  3. Como sei que já leste A Fórmula de Deus, achas que aquele momento em que ele está em várias dimensões é a Inteligência? (Acho que percebes o que estou a perguntar)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebi a tua pergunta e sem dúvida é uma possibilidade, até porque o filme dá algum espaço para a nossa própria interpretação e, como ele refere que fomos “nós” que criámos, esta é a teoria mais lógica, até porque, segundo o livro, o propósito final do Universo é a inteligência, não a Humanidade. Fica em aberto, né? :)

      Eliminar
  4. Por incrível que pareça ainda não vi. Depois de ler a tua review fiquei muito muito curiosa, tenho mesmo de ver :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu vi este filme e adorei e nem costumo gostar de filmes de ficção cientifica.

    ResponderEliminar
  6. É um filme que tem estado na minha lista mas, por um motivou ou por outro, acaba sempre por ser adiado.

    ResponderEliminar
  7. Para ser sincera, a primeira vez em que vi este filme, não gostei muito. Apanhei pouco da mensagem, mal sabia o que queria da vida e também não tinha a capacidade de raciocínio que tenho hoje, em relação aos assuntos em geral... Era distraída, digamos assim.
    No entanto, é para considerar a sua revisão, agora mais ainda, após esta tua publicação. Obrigada pelo impulso.

    Beijinhos,
    novo blogue: "IMPERIUM"

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.