PASSAPORTE || Bacalhôa Buddha Eden


Consagrado o maior jardim oriental na Europa, o Bacalhôa Buddha Eden, criado por José Berardo, foi uma resposta a um dos maiores atentados culturais - a destruição dos grandes budas de Bamiyan. 
Esta foi a minha terceira visita. As duas primeiras foram logo no ano de abertura, 2008 se não estou em erro, quando o jardim era consideravelmente mais pequeno e a entrada ainda era gratuita. Hoje em dia, o jardim já expandiu bastante - existiam imensos recantos que nunca tinha visitado - e ainda está em construção para novos espaços. O bilhete custa 4 euros, 7 euros se incluírem o bilhete do comboio turístico que vai fazendo paragens sucessivas em inúmeros pontos do jardim.




As estátuas presentes ao longo de todo o jardim - e que são as estrelas, nesta visita - são uma homenagem à paz e estão divididas por culturas, em espaços próprios. Encontram estátuas chinesas, africanas, os famosos soldados de Terracota, e ainda algumas estátuas de referência à religião hindu, tudo isto combinado com uma fauna e flora invejável, um relvado que dá vontade de correr como se estivéssemos na Música no Coração - yup, I did it - e arvoredos que, durante o Outono, cobrem o chão com folhas douradas e bolotas gigantescas.




Durante a visita, encontrámos ainda, num local muito escondido, uma casa na árvore, que fez as nossas delícias e sonhos de criança e que não resistimos em subir e explorar todos os recantos. Tem uma vista absolutamente giríssima do topo (a casa tem dois andares) e ainda um baloiço de pneu para intensificar o revivalismo de uma infância nos anos 90. Se têm uma visita marcada na agenda, olho muito atento a essa casa!


Como já referi, foi a minha terceira visita, já para a minha companhia foi a estreia. Porém, das três, esta foi a visita mais completa; pude conhecer novas partes do jardim, visitar o coreto (quando lá fui, ainda não era permitida a entrada) e algumas das estátuas já estavam na sua forma final de exposição (como os soldados, agora pintados de azul).
Esta é uma visita feita para passear pelo que, se não estiverem com crianças muito pequenas ou problemas de mobilidade, recomendo imenso que dêem corda aos sapatos e façam tudo a pé, aproveitando os recantos com sombra e os relvados apetecíveis para se sentarem e descansarem. Há também algumas esplanadas espalhadas por todo o recinto para que possam lanchar ou fazer uma pausa. Ah, e podem levar os vossos amigos de quatro patas, desde que tragam trela ou peitoral e as vossas informações de morada e contacto localizadas em alguma parte da coleira. É excelente para crianças porque podem tocar e subir para as estátuas, criando um contacto com a cultura mais prático e divertido do que num tradicional museu com distância de segurança.




Acima de tudo, é um local tranquilo feito para passear e parar. Desfrutem do som da água a correr, dos vossos pés a pisar as folhas e a gravilha e deixem-se embrenhar nos arvoredos e caminhos de bambu para absorverem melhor a mensagem cultural de cada lugar. Fomos num dia de semana, durante a tarde e estava praticamente vazio, pelo que foi uma visita tranquila e onde tivemos longuíssimos períodos sem encontrar vivalma. Adorei rever este lugar, cada vez mais bem tratado e a expandir horizontes. Um tesouro maravilhoso no nosso país, escondido no Bombarral.

11 comentários

  1. Visitei o Buddha Eden no início, quando ainda havia muito para finalizar, mas gostei tanto que regressei pouco tempo depois. Já não vou lá há alguns anos e as tuas fotografias encheram-me de vontade de o visitar novamente e descobrir as mudanças :)

    ResponderEliminar
  2. Eu fui lá em Janeiro e gostei da paz que se sente por lá. Não vi essa casa na árvore mas tenho mesmo que lá voltar! Principalmente porque podemos levar o nosso amigo de quatro patas e acho que ele ia ficar louco com tanta relva para correr ;)

    ResponderEliminar
  3. Não imaginas a vontade que tenho de o visitar :) São raras as vezes que vou para esses lados (normalmente só vou a Lisboa), por isso desde a abertura ainda não tive oportunidade de ir.

    ResponderEliminar
  4. Felizmente já tive a oportunidade de estar neste maravilhoso lugar há cerca de 2/3 anos e desde então que quero lá voltar. Como na altura ainda não praticava meditação, agora gostava de experimentar praticar lá dada a paz sentida neste paraíso.
    Já agora... Que fotos lindas, Inês! :)
    Beijinho.

    http://nepheshing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Também fui lá há uns anos (em 2013, o tempo voa!) e quero muito voltar :)

    ResponderEliminar
  6. Bonitas fotos! Este é um sítio que já quero visitar a algum tempo, tenho mesmo de ir!! :)

    https://batomebotasdatropa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Visitei-o pela primeira vez no dia do meu aniversário. Infelizmente não consegui ver tudo, contudo gostei imenso da minha visita e achei o espaço de uma beleza extraordinária.
    É um jardim ao qual gostaria de regressar.

    R: Muiito obrigada pelas tuas palavras, Inês. Fiquei de coração cheio!

    ResponderEliminar
  8. Ando com este jardim na mira há imenso tempo. Já vi tantas fotografias e relatos do local e nunca me tinham falado da casa da árvore (que aumenta ainda mais o meu desejo de lá ir!). Obrigada pela partilha, Inn!
    Beijinho*
    http://nouw.com/juu

    ResponderEliminar
  9. Doce Inês, devo informar-te que elevaste substancialmente a fasquia deste maravilhoso recanto com as tuas belas fotos. A verdade é que já o queria visitar, porém, depois das tuas publicações no instagram e da tua descrição tão simples e bonita por aqui, agora estou com o macaquinho mesmo a insistir e com uma vontade de saltar já para o comboio e ver todas estas maravilhas com os meus próprios olhos.
    De facto, como disseste, identifico-me com muitos dos cantos que vejo e é umsítio que grita a minha personalidade por todo o lado. Achei especialmente interessante poder tocar nas estátuas e haver uma casa na árvore com 2 andares, FANTÁSTICO!!!
    Mal posso esperar para visitar este paraíso e tenho a certeza que vou ficar estupefacta, apesar de já o ter visto pelos teus brilhantes olhos.
    Um beijo enorme e um abraço apertadinho para a pessoa que me inspira mais a passear e explorar <3

    ResponderEliminar
  10. Nunca lá fui, porém, tenho uma amiga que já visitou o espaço e adorou! Parece-me ser, de facto, um lugar bastante sereno e perfeito para recarregarmos as forças que gastamos no nosso quotidiano. Um local onde investir! ^^
    P.S.: E essas fotografias? Um espanto! :D

    Beijinho,
    LYNE

    ResponderEliminar
  11. Quero muito visitar esse jardim :) Este ano não me parece ser exequível, até mesmo por causa do tempo, mas para o ano é passagem obrigatória.
    Obrigada por partilhares sobre um espaço tão bonito como este.

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.