APP || Duolingo


Já não é segredo nenhum para vocês que eu sou uma curiosa com tudo e mais alguma coisa. Gosto de aprender assuntos novos e, entre eles, estão as línguas. Foi através dessa curiosidade que descobri, há um ano, esta app que, desde então, nunca mais saiu do meu telemóvel: a Duolingo.

A Duolingo é uma aplicação para aprender dezenas de idiomas e foi de tal forma um conceito de sucesso que recebeu, inclusive, o prémio de melhor aplicação de iPhone do ano, pela Apple. O seu maior segredo para ser um fenómeno é mesmo a funcionalidade: é prática, intuitiva, bem organizada e trabalha as quatro competências principais na aprendizagem de uma língua - a leitura, audição, escrita e a fala.


Após escolherem a língua que desejam aprender, a página divide-se em separadores que reúnem uma série de unidades como o básico, frases, animais, comida, família, conjunções, etc. À medida que vão completando todas as unidades (ficam com o símbolo a dourado, como o "Basics", na imagem), novos separadores são desbloqueados, cada vez mais complexos e com sintaxes mais articuladas para trabalharem. Dentro das unidades têm aulas, onde praticam. Nenhuma aula dura mais do que dois minutos e isso é fantástico porque podem reservar pouco tempo do vosso dia para aprenderem algo novo. As aulas são constituídas por jogos e exercícios onde vocês vão aprendendo, por exemplo, através de imagens, preencher espaços, traduzir frases, escrever frases ditadas, repetir pelo microfone citações... Tudo isto sempre com a ajuda de uma narradora que vos ajuda a perceber como é a fonética das palavras ou como articulá-las. A aplicação identifica também quais os exercícios onde erraram e insiste mais nesses para que a retenção da aula seja melhor. Tudo de uma forma muito rápida.



Cada unidade tem um nível de domínio, que vai decrescendo ao fim de alguns dias. Isso obriga-vos a regressar a essa unidade para fazerem uma aula de revisão com o objectivo de repor o nível máximo de domínio. Esta funcionalidade permite que estejam constantemente a rever tudo, tornando a aprendizagem e processo de memorização muito mais completos.

Os cursos para aprendizes cuja a língua materna é o português são poucos. Só existe Alemão, Inglês, Espanhol e Francês. Já para os que têm como língua materna o inglês, a opção é de perder de vista, desde Japonês, Italiano, Dinamarquês, Turco, Russo... Se já são fluentes no inglês, é uma excelente opção para alargarem conhecimentos!
Eu escolhi aprender Alemão e quero focar-me numa língua de cada vez, porque quero aprender mesmo, não o faço por curiosidade leviana. A próxima língua que gostava aprender é o Japonês, que sempre tive muita curiosidade. A aplicação é fantástica para terem um primeiro contacto com a língua que querem aprender e, se querem esforçar-se mesmo para aprender, conseguem-no. Eu não compreendia absolutamente nada em Alemão e a verdade é que já consegui ter um diálogo nesta língua, portanto, estou muito contente com o meu empenho em aprender, de verdade. É sempre uma mais valia.

A vantagem é que a app é gratuita e isso é espectacular porque torna-se numa porta aberta para aprenderem mais. Gratuita, com aulas rápidas e bons exercícios. É quase perfeita.

Já conheciam? Que língua gostavam de aprender?

10 comentários

  1. Já experimentei a aplicação e e muito útil :). Vou ver se a uso agora para aprender italiano, que é uma língua que adorava aprender :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Que boa aplicação! Tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar
  3. Uso esta app há imenso tempo e é mesmo muito boa :)
    De momento estou a aprender Alemão ^^

    Beijinhos, O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Uau fiquei cheiiiinha de vontade em experimentar!

    ResponderEliminar
  5. já tinha ouvido falar mas esta publicação deixou me mesmo entusiasmada para descarregar a APP
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Achei curiosa esta tua publicação, pois estou a aprender precisamente Alemão, mas utilizo a app Memrise :)

    ResponderEliminar
  7. Já conhecia e usei para aprender umas bases de italiano. Não cheguei a completar tudo porque a meio do "curso" mudei um bocadinho de rotina e perdi o hábito de estar focada naquilo, mas é uma excelente opção e estou seriamente a pensar em voltar ao italiano ou começar a investir em alemão.

    ResponderEliminar
  8. Oh que maravilhosa aplicação!!! Vou procurar uma semelhante para Android... queria mesmo aprender algumas línguas por curiosidade e não me apetecia andar a pagar por capricho. Obrigada por isto!!!

    ResponderEliminar
  9. Uso há imenso tempo e adoro!!! Aprendo imenso :)

    ResponderEliminar
  10. Já ouvi dizer coisas muito boas dessa aplicação..E o facto de ser grátis é fantástico. Gostava de aprender italiano e japonês :)

    themerrymarie.blogspot.com

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.