Cruzei-me com o Unsent Project no Tumblr, há muitos anos, mas perdi-lhe o rasto quando troquei de conta. Agora, há uns meses, reencontrei-o através da página de Instagram da criadora, Rora, @rorablue.
A ideia de Rora era criar um projecto onde as pessoas pudessem escrever aquela mensagem aquela pessoa que nunca enviariam. Através de um e-mail - disponível no perfil de Instagram e para onde vocês também podem enviar, se assim o desejarem -, os participantes escrevem a mensagem que gostariam de ter a coragem de enviar, o nome do destinatário e têm de dizer qual é a cor que lhes surge na mente quando pensam no amor. Depois, Rora faz a magia e transforma estes e-mails em verdadeiras sms à moda antiga, com a respectiva cor que o autor do e-mail lhe referiu.
O projecto foi um fenómeno e já teve direito, inclusive, a exposições. O efeito é surpreendente, em todas as vertentes, a começar pelas inúmeras cores que as pessoas imaginam quando pensam no amor. É curioso como as mensagens mais apaixonadas e felizes apresentam cores mais alegres e as mais magoadas e tristes cores mais neutras e escuras, embora esta não seja uma regra. Rora já referiu que a cor mais vezes referida é o azul.
Encontram de tudo, desde verdadeiras declarações bonitas em curtas palavras, a mensagens repletas de dor e desgosto. Metafóricas, românticas, bastante explícitas ou cheias de raiva. Com o destinatário em nome completo e em abreviatura. Às vezes acontece Rora receber duas mensagens em que os remetentes e os destinatários têm nomes iguais e mensagens que fazem muito sentido uma com a outra e a criadora junta-as numa montagem e questiona na descrição se serão mensagens de um para o outro ou uma (in)feliz coincidência.
No final, aquilo que torna este projecto um sucesso e tão poético é que as mensagens, por mais diferentes e versáteis que sejam, são muito genuínas e humanas. Sabemos que são escritas com o coração na ponta dos dedos e nunca conseguimos ficar indiferentes a cada uma que aparece. Mexem sempre connosco, pelas mais diversas razões. Deixo-vos aqui algumas das minhas preferidas:
Já conheciam? Ficaram tão rendidos como eu fiquei?
Que projeto super interessante!
ResponderEliminarAs que são possivelmente correspondentes deixaram-me com aquele aperto de "porque não estão juntos? que vos fez a vida?"
Obrigada pela partilha :)
Não conhecia este projeto mas fiquei mais que rendido. Achei-o super amoroso e uma forma simples de mandarmos para fora aquilo que temos preso cá dentro de forma a não nos comprometermos. Muito obrigado pela partilha, for real! :)
ResponderEliminarTão bonito.
ResponderEliminarNão conhecia. Obrigada pela partilha.
Qual é a tua cor quando pensas no amor??
Um cor-de-rosa muito suave como o da primeira mensagem :)
EliminarHonestamente, não conhecia esta fantástica iniciativa. Dei por mim a pensar em quantas pessoas já se juntaram/apaixonaram graças à ideia da Rora. :)
ResponderEliminarBeijinhos grandes.
http://bloomblogue.blogspot.com/2017/07/ha-dois-meses-nasceu-o-bloom-sorteio-e.html (Está a decorrer um sorteio no meu blogue.)
Maravilhoso... <3 Não conhecia e fiquei fã!
ResponderEliminarUm beijinho dourado,
Catarina
Não conhecia e fiquei encantada. Todo este projecto é a minha cara!
ResponderEliminarMuito obrigada pela sugestão :). Não conhecia esse projeto, mas fiquei a adorar. Quando penso no amor também penso no rosa clarinho:).
ResponderEliminarBeijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry
Deste-me duas coisas boas hoje: esta conta e a app de aprendizagem de línguas. Incrível como determinadas publicações tuas surgem no timing certo. Uma pela piada do romantismo e do secretismo que existem nas mensagens nunca enviadas e outra porque ainda esta semana me desafiei a começar a aprender uma nova língua e penso que vou começar pelo espanhol. Obrigada Inês! :)
ResponderEliminarestou por aqui agora: http://nouw.com/vivus