DESPORTO || Descida do Almourol


Adoro canoagem. É uma actividade física que, se pudesse, gostava de poder praticar regularmente. E por serem oportunidades tão únicas, eu aproveito-as sempre; já desci duas vezes o Zêzere e, também por duas vezes, fui para água salgada, no mar das caraíbas. Desta vez, a descida foi a do Almourol.


A partida faz-se de Constância, ainda no rio Zêzere, e o percurso é relativamente curto e sem dificuldade. Passamos pela foz do Zêzere, onde fazemos a transição para o rio Tejo, sempre com a corrente a favor - o mesmo nem sempre se pode dizer do vento-. Termina nas margens da ilha onde se ergue o castelo de Almourol, cuja sua construção remonta ao séc. II a.C., onde fazemos uma visita e podemos apreciar a paisagem, vista das torres.
O percurso é, como sempre, de extrema beleza. Há qualquer coisa de arrebatador em estar no meio do Tejo, de uma enorme largura, e apreciarmos o encantos que a margem tem para nos oferecer; as árvores cerradas num verde deslumbrante, o som da Natureza e do pagaio a chapinhar na água, as pequenas praias que aparecem na mesma velocidade com que desaparecem, a calmaria de nada de relevante acontecer a não ser o curso do rio. É quase terapêutico, de tal forma relaxante que nos faz esquecer todo o esforço de braços e a postura das costas. Dá vontade de deitar na canoa a deixarmo-nos ir até onde o rio nos levar.


De todas as actividades e aventuras extraordinárias que já tive o privilégio de fazer, nenhuma me ligou tanto à Natureza como a canoagem. Não vos sei explicar porquê, mas é realmente emocionante e incrível, para mim. Não foi a minha descida preferida - gostei mais da descida do Zêzere por ser mais longa (muito mais longa, é um ponto a considerar se se vão estrear na canoagem, talvez a descida do Almourol seja mais adequada a uma primeira vez - ou se trazem convosco crianças). A descida do Zêzere também é mais desafiante; mistura os momentos mais calmos com alguns rápidos opcionais que eu sou louca o suficiente para adorar e viver essa adrenalina, um lado da canoagem que aprecio também. Mas não achei a descida menos incrível por isso. A união entre a actividade física, a aventura e a vertente cultural é muito inteligente e pertinente. Senti-me uma verdadeira Pocahontas ao circundar o castelo na minha canoa. Recomendo a todos os meus leitores aventureiros!

10 comentários

  1. Um dia, adorava experimentar canoagem :). Deve ser uma sensação fantástica! E deve ser ainda mais fantástico se for acompanhada com essas paisagens de cortar a respiração!
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Eu quero tanto experimentar canoagem! Espero que chegue o dia!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de fazer canoagem e a última vez que tive oportunidade de o fazer foi em Góis. A experiência de descer o Almourol deve ser incrível e uma das que quero ter. A paisagem é maravilhosa :)

    ResponderEliminar
  4. Adorava experimentar fazer canoagem, parece ser bem interessante.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Também adoro canoagem! Quero muito fazer este percurso tão bonito :)

    ResponderEliminar
  6. aiiiiiiiii! Adorava experimentar! Como? Quando? Quanto? <3 ADOROO! Aliás, ADORARIA fazer, mas ADOREI a tua partilha! <3

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  7. Já pagaiei em mooooontes de sítios por causa dos escuteiros, do Tejo ao Zêzere, à Lagoa de Albufeira, passando pela barragem do Maranhão e por São Martinho do porto! É algo que costumo fazer todos os anos desde muito nova e adoro! Já fiz essa rota, num dia descemos uma parte do Zêzere até Constância e no seguinte fizemos de Constância e fomos pelo Tejo a dentro, lembro-me que nos divertimos imenso, caímos montes de vezes à água, encalhamos nos pilares das pontes e rimos muito! Tenho muito boas memórias da paragem que fizemos em Almourol, foi incrível e já não bastava o percurso ser deslumbrante! Pretendo repetir, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  8. Já fiz canoagem uma série de vezes e adoro. Os momentos mais hilariantes são nos escuteiros, quando estamos no meio de uma barragem e por causa do calor, decidimos virar a canoa de propósito, como no Acanac 2012 e no Acareg do ano passado.
    Gostava, sinceramente, de fazer canoagem mais regularmente e em percursos mais diferentes, sendo que este que falaste no post me atrai imenso.
    João, Náměstí J

    ResponderEliminar
  9. Desde a tua primeira partilha sobre o Ludovico que oiço com regularidade a arte que este senhor faz! Assim, acabava de ler a tua última publicação, sobre finalmente poderes assistir a tal encanto ao vivo quando comecei a ler esta experiência incrível em Almourol.
    Já queria experimentar algo do género há algum tempo, porém, a forma como escreves, aliada à excelente música que Einaudi nos proporciona, deixou-me com o bichinho ainda mais atrás da orelha... A ver se é este ano!
    Obrigada pela partilha, Inn <3

    ResponderEliminar
  10. Olá! :D
    Já conhecia o teu blogue mas agora é que estou a comentá-lo oficialmente, digamos assim :p
    Canoagem deve ser qualquer coisa de especial ;)

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.