ISTO É TÃO INÊS || 1ª ida ao cinema


Parece quase absurdo dizer uma coisa destas na geração onde agora vivemos mas, um dos momentos mais marcantes da minha vida foi a minha primeira ida ao cinema, com 5 anos. Parece quase absurdo porque eu vejo isso agora, onde há cinemas por todo o lado com cada vez mais oferta de filmes dirigidos aos mais pequenos e cada vez mais novos eles experimentam esta experiência. Observo isso pelo meu primo, que foi ao cinema pela primeira vez com 3 anos e, além de se ter fartado e ter ido embora a meio, já nem se lembra. Não faz sentido nenhum mas os tempos são diferentes e agora uma ida ao cinema não é sinónimo de sacrifício e privilégio.

No meu tempo ainda foi um pouco assim. Se pensarem bem, os únicos filmes dedicados para nós até 2000 eram só da  Disney. Não havia mais nada para crianças no cinema. Com cinco aninhos fui a Lisboa de propósito para ir ver um filme, porque na nossa cidade não havia centro comercial nem cinema (que agora há). Exacto, para eu ir ao cinema, tinha de ir a outra cidade. 

Não me esqueço de nada, nem da minha teoria de como seria "o cinema". O meu primeiro filme de cinema foi no Colombo e foi o Tarzan, na 1ª fila. E fiquei apaixonada do início ao fim.. Ainda hoje o filme tem um efeito especial em mim, traz recordações bonitas. Tive direito a tudo, a um menu de pipocas só para mim (que suponho não custasse uma fortuna na altura), a um banquinho para ficar mais alta e ainda fui tocar no ecrã - o meu espanto por perceber que era de pano ainda hoje faz-me rir só de lembrar-.

Pareço uma daquelas velhotas a falar "no meu tempo..." mas só nestas memórias é que me apercebo de como o tempo mudou. De como coisas que exigiam reunir um bando de miúdos, uma ida ao McDonald's (que também ainda não havia na nossa cidade, era um privilégio ir ao Mc) para almoçar e fazer tempo para um filme agora são combinações de 5 minutos ou de uma chamada com direito a irem buscar a casa. O cinema, para mim, ainda tem um grande efeito de privilégio na minha cabeça. Quer pelos preços cada vez mais injustos e que também nos fazem pensar duas vezes mais se o filme que queremos ver vale a pena, quer pela memória tão especial que guardo.

Não foi apenas o filme do Tarzan. Naquele dia, para mim, para a Mariana e para o Ricardo, foi tudo. E inevitavelmente tenho um carinho muito especial pelo mesmo.

8 comentários

  1. Não me lembro da minha primeira vez no cinema, sinceramente xD

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho em livro a história desse filme e adoro-a :)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso também me lembro bem da minha primeira ida ao cinema. Em 1996 fui ver o "Space Jam" com o meu pai. Infelizmente ele esqueceu-se de um pormenor vital, com 4 anos, não sabia ler e tão pouco entender inglês portanto foi um bocadinho ridículo. Ainda assim, gostei imenso dos bonecos e sempre que o revejo sou transportado para aquela tarde. Também vi o Tarzan, mas já tinha 7 anos portanto é provável que não tenha ficado tão impressionado como tu :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  4. Eu não me lembro da primeira vez que fui ao cinema xD, mas acho que também foi com 5 anos. Mas realmente a alguns anos atrás era mesmo um privilégio ir ao cinema :).
    Beijinhos,
    Cherry

    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente, também não me recordo da primeira vez que fui ao cinema, mas certamente que foi através do infantário. Moro no Porto, portanto cinemas era o que não faltava já na altura. =)
    E o McDonald's, ai o McDonald's! Levávamos lanche de casa e comíamos na zona da restauração do shopping, mas sempre a sonhar com o bonequinho do Happy Meal.

    ResponderEliminar
  6. Não me lembro do primeiríssimo filme, mas o 1º com legendas foi o mamma mia e lembro que as legendas passavam super rápido e nunca conseguia ler tudo! Tinha uns 7 ou 8 anos xD

    ResponderEliminar
  7. o primeiro filme que vi no cinema foi "o nemo" e ainda me lembro de muitos pormenores, infelizmente ainda não tenho nenhum cinema na minha cidade por isso ir ao cinema ainda é uma espécie de ritual muito prezado na minha família, só vamos quando há um filme que toda a gente quer mesmo ver :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. O meu primeiro filme foi o Rei Leão, no Cascaishopping. Impossivel não me lembrar disso!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.