Gosto, Logo, Existo


Sou fascinada pela capacidade de síntese e de simplificação de conceitos. Às vezes, sinto-me tão assoberbada pela dimensão do tanto que consumimos e vivemos que, se tivesse de o explicar a alguém muito mais novo do que eu, acho que apenas iria contagiar a minha própria inconclusão. E talvez seja também por isso que adoro descobrir livros que exploram e elucidam temas complexos com sucesso. 

Gosto, Logo, Existo é um livro que concretiza de uma forma brilhante e completamente adaptada para os mais novos o estranho (e fascinante) mundo da Internet. Desenganem-se se julgam que é uma explicação simplista e vaga do mundo digital; por entre estes capítulos, há uma viagem surpreendentemente bem estudada sobre a nossa relação com as redes sociais, fake news (e o problema da desinformação no meio jornalístico), o que são algoritmos e porque é que toda a gente reclama deles, como funcionam patentes e em que é que se traduz a liberdade de expressão. 

Este é um livro que qualquer leitor da minha idade não vai ler para descobrir mais; de uma forma ou de outra (testemunhando na pele a experiência agridoce da evolução digital), já todos sabemos e sentimos o que está encerrado nestas páginas. Mas é uma forma soberba de tornar este mundo tão vasto um pouco mais compreensível para quem começa a dar os primeiros passos (ou taps) no mundo digital. É irresistível pensar que sabem tudo com intuição e que o conhecimento deles é balizado entre o que fazem com amigos e o que é limitado pela escola e pelos pais; o livro dá uma proposta além: convidar os miúdos para a conversa e oferecer transparência de como funcionam as coisas, sem carga abusiva de informação. 

Se a mim, cujo conteúdo já sabia – e que trabalho com este universo a um nível diário – foi um bálsamo para compartimentalizar ideias e emoções que sinto ao interagir no digital, imagino que para alguém com a fração da minha idade possa ser, igualmente, elucidativo e reparador.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliada.

2 comentários

  1. À primeira vista, a capa é tão fofinha que me dá vontade logo de comprar. E, depois de ler a tua opinião penso que irei encontrar uma escrita suave sobre um tema que é inerente aos nossos dias atuais. Obrigada pela partilha e boas leituras 🤍

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas parece interessante.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.