Gente Ansiosa


Na antevéspera de ano novo, 6 pessoas estão de visita a um apartamento que está à venda quando um assalto falhado resulta numa situação em que todos ficam reféns dentro do prédio. Cabe a dois polícias altamente inexperientes resolver a situação e garantir que todos escapam ilesos – exceto o assaltante. 

Gente Ansiosa foi a minha primeira interação com Fredrik Backman e deste o primeiro capítulo que percebi que a sua escrita era única, especial, mas que também necessitava da disposição certa. As suas histórias são sempre elásticas – transitando entre passado, presente e outras memórias – e todas as personagens secundárias têm o seu tempo de antena. Acho que é este último ponto que me faz gostar mais deste autor: relembra-nos que todos nós temos a nossa própria história, somos protagonistas. Não somos só figurantes nas narrativas dos outros. 

É desafiante imaginar que um livro cómico sobre assaltos e reféns aborde temas tão profundos como o suicídio, a depressão, sentimentos de culpa e dinâmicas de casal – entre cobranças, expectativas, sonhos conjuntos e sacrifícios. Mas Gente Ansiosa consegue-o com uma mestria excecional e uma harmonia fantástica entre escrever com humor e sensibilidade poética. 

Diria que a minha estreia foi bem-sucedida. Já li, entretanto, outros livros do autor e fascina-me como ele pega em temas mundanos e acrescenta-lhes um toque de absurdo e uma dose de empatia.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliada.

2 comentários

  1. Continua na minha TBR desde o ano passado, mas deste ano não passa!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este autor. Obrigada pela partilha. Vou adicionar à minha (infinita) lista de livros 🥰

    Beijocasss,
    Lyne, Imperium Blog

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.