7 Metas para 2023


Regressar à minha rotina: Já aflorei um pouco esse tema nos balanços de 2022, mas um dos meus objetivos para este novo ano é recuperar a rotina que perdi durante a recuperação pós-covid. Quero voltar a poder treinar, a ficar de cabeça para baixo nas minhas aulas de yoga, a poder caminhar sem perder o pulmão e a sentir o mesmo nível de energia e bem-estar com que estava antes de abril do ano passado. Já tenho carta branca para regressar e é isso mesmo que quero fazer: regressar

Visitar um lugar onde nunca estive: Talvez esteja a ser um pouco repetitiva face ao ano passado, mas é isto que realmente me faz sentir viva e realizada em cada ano: conhecer uma cultura diferente, pisar um lugar que não conheço (dentro ou além-fronteiras). Estou ansiosa para que a Inês de dezembro me conte por onde andámos. 

Definir melhor os meus horários: Acho que só no ano passado é que identifiquei com precisão cirúrgica o que é que falha na minha rotina e me faz entrar em burnout: o foco. Não tenho o menor problema em priorizar as minhas tarefas na semana ou até de encaixar imprevistos, mas sou hiperfocada ao ponto de não me aperceber das horas que estive a trabalhar em algo (perco a noção do tempo). Esqueço-me de comer, de fazer pausas, das horas (…). Quero estar mais consciente. Ter foco é excelente, sim, mas na medida ideal para não ficar drenada. Este ano, todos os meus trabalhos e projetos estão com blocos muito bem definidos na minha agenda e, no que não for urgente, serei disciplinada em respeitar esses tempos. Isso inclui alarmes, deixar as horas de almoço vazias, incluir na minha agenda ‘off time’ (e respeitar esse tempo de descanso da mesma forma que respeito o tempo que aloco a trabalho) e definir dias e horários concretos na semana em que vou alocar esse tempo - com espaço para imprevistos, descanso e para os sins a convites de última hora (que são a melhor parte de se viver). Talvez não seja tão expedita ou consiga adiantar coisas mais rapidamente, mas terei, também, uma vida mais equilibrada, onde consigo estar presente no trabalho e no descanso, sem culpas. Estou muito esperançosa que isto ajude a quebrar um círculo vicioso de foco excessivo. 

Fazer algo pela 1ª vez: No ano passado, propus-me a este objetivo e o resultado foram 17 experiências que fiz pela primeira vez. E foi tão divertido…! Este ano, antecipei-me um pouco e, além daquelas que a vida vai-se encarregar de trazer, listei algumas coisas que nunca fiz e gostava de experimentar. Sem cobrança – se não se proporcionou, teremos mais anos para experimentar. Mas listar ajuda-me a manter na memória e a deixar-me mais atenta a possíveis oportunidades. Já tenho 27 coisas que quero experimentar (desde coisas mesmo especiais até a pequenas e simples experiências no quotidiano) e espero que 2023 me leve até elas (ou pertinho!). 

Andar de balão: À terceira é de vez, certo? Tanto em 2021 como 2022, tinha a viagem marcada e tudo a postos para viver a experiência – e em ambas foi cancelada. Estou confiante que é em 2023 que vou, finalmente, voar. 

Ver mais filmes: Sinto que esta meta está para mim como algumas metas de ‘ler mais’ estão para algumas pessoas. Para mim, ficar no sofá a ver um filme está sempre na última opção da lista de como quero passar o tempo. Mas fico triste por não ver mais filmes. Na reta final do ano passado, fiz uma lista de todos os filmes que ando a querer ver há… (tenho vergonha de vos dizer há quanto tempo tenho adiado). Todos estes filmes despertaram a minha curiosidade, portanto, posso escolher um por semana para assistir sem dramas e sem perder tempo em scroll na Netflix (algo que me desmotiva de imediato a assistir ao que quer que seja). 

Média de 4 estrelas no Goodreads: Nos últimos anos, dei por mim nos balanços do ano a concluir que li muito, mas que nem sempre isso se traduziu em qualidade – e apercebi-me que ler vários livros seguidos de 3 estrelas influenciam muito as minhas reading slumps. Sinto que, muitas vezes, estabelecemos metas de leitura como um elemento de motivação para mantermos a leitura na nossa rotina e planos. Mas, para mim, já não vejo essa necessidade: não sou competitiva e a leitura faz, naturalmente, parte dos meus hobbies desde que sou miúda, por isso, quero ajustar o foco de ler muito para ler melhor (daí que o nome desta meta seja que a minha média anual de classificações dos livros que ler em 2023 seja de 4 estrelas - ou mais). É difícil conjeturar como é que se cumpre um desafio destes, mas diria que passa muito por ser mais criteriosa nas minhas escolhas (e aceitar que ler um livro que entretém a alma também é muito bom e que deve estar presente em 2023) e ler mais reviews de confiança. Não estou preocupada se este ano não ler tanto como nos outros anos, desde que acumule mais histórias e registos que sejam relevantes ou com significado para mim.

Quais são as vossas metas para 2023?

3 comentários

  1. Uhhhh you go, Inês! 🙌🙌😎 Voa que nem uma andorinhaaaa 🫶
    Ontem, tive a ideia de também escrever sobre algumas metas para 2023....mas fiquei tão mergulhada no estudo que, quando dei por mim, já era noite 🤣
    Vou aproveitar os tempos livres do dia de hoje para desenvolver a minha lista e amanhã marco-te para veres a minha resposta heheheh
    Além das que já partilhei contigo, há outras que foram surgindo....estou com o feeling de que 2023 vai ser um ano do caraçaaaassss!! 🥳🥳
    Beijo grande,

    Lyne, Imperium Blog

    ResponderEliminar
  2. Todos os anos faço uma lista de objetivos para o ano seguinte, mas este ano decidi mesmo ir na fé. Não fiz lista, tenho os meus objetivos na mente e quero concretizá-los. Mas precisava de me sentir no controlo das coisas, viver ao sabor do momento, sem cobranças. Para cobrar já tenho o trabalho e, tal como tu, também preciso de estar mais consciente de horários. Confesso que em 2022 melhorei muito esse aspeto, ainda assim sei que há ali uma margem que ainda pode ser melhorada para o bem da minha saúde mental.
    Espero que realizes todos os teus objetivos para este ano, que viajes muito - incluindo a viagem de balão! Por aqui também ando desde 2020 com isso na lista mas ainda não se realizou. - que conheças muitos sítios novos e acima de tudo, que sejas muito feliz e realizada.
    Um beijinho, querida Inês! 🤍

    ResponderEliminar
  3. Que venham estas metas e que sejam cumpridas!
    Espero também regressar mais em força este ano ao meu blogue e à Fotografia.
    Bom 2023!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.