Westminster Abbey


A Westminster Abbey é um dos edifícios góticos mais simbólicos de Inglaterra e carrega nos ombros um legado de cerimónias oficiais, desde casamentos, coroações e funerais. 


Desde o séc. XI que é o cenário de todas as cerimónias de coroação – e onde se realizará a devida coroação ao atual Rei Charles III –, mas é também o panteão onde mais de 3000 figuras ilustres do país estão sepultadas, desde soberanos, astrónomos a autores. Com o olhar atento para as paredes e para o chão, encontramos marcado os lugares onde repousam Sir Isaac Newton, Sir Stephen Hawking, Handel ou Charles Dickens. 



Mais recentemente, foi um cenário mais melancólico para o funeral da Rainha Elizabeth II, mas também já testemunhou eventos mais felizes, como casamentos – sendo dois dos mais emblemáticos o casamento entre a Rainha Elizabeth II com o Príncipe Philip e o dos Príncipes William e Catherine Middleton. 


Com tamanha presença e imponência – não só nos elementos sumptuosos do próprio edifício, como na quantidade de momentos da História que eternizou – é quase inacreditável pensar que a Abadia de Westminster não é… uma abadia. Na verdade, é uma igreja por uma simples questão burocrática: não pertence à Igreja, mas sim ao soberano do país, despromovendo-a. No entanto, o seu reconhecimento como abadia prevaleceu. 


Mas Westminster Abbey não é só rica em momentos na História. Os elementos arquitetónicos que nos estão reservados no interior estão repletos de simbolismo, curiosidades interessantes e são verdadeiramente únicos. Dois dos que destaco são a porta mais antiga do mundo – e é mesmo, estima-se que foi criada por volta do ano 1050 e nada igual em madeira sobreviveu tantos anos – e o pavimento em xadrez, muito único para este tipo de edifícios, mas que, acredita-se, reserva uma mensagem impactante: a previsão do fim do mundo (daqui a 19,683 anos, mais precisamente). 


Visitar a Westminster Abbey é um programa a ser planeado com antecedência – recomendo-vos a aquisição dos bilhetes online para garantirem entrada no dia que pretendem – e para que cheguem cedo ao local, já que as filas rapidamente se descontrolam. 

A entrada é paga para adultos, com custo reduzido para crianças, estudantes e adultos maiores de 65 anos.

1 comentário

  1. Opa que bonito. Apaixonada por história e arquitetura como sou, ia amar visitar este local.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.