Berlim não nos recebeu com o clima mais agradável, mas mesmo no tempo nublado e na incerteza de chuva, o meu deslumbramento com o Tiergarten foi imediato e a minha maior (e melhor) surpresa desta viagem.
Com 210 hectares e localizado mesmo no centro da cidade, o Tiergarten – que tem tradução literal para ‘jardim dos animais’ – é o pulmão de Berlim e o segundo maior parque da capital.
O nome deriva do propósito inicial deste parque, que era um campo de caça da realeza. Com a chegada de Friedrich II – pouco fã desta atividade – o rei encomendou ao arquiteto Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff para reabilitar o parque numa área de lazer para a população.
Desde então, o Tiergarten sofreu muitas mudanças e renovações, sendo a mais importante nos anos 50. A II Guerra Mundial devastou o parque, mas foi a crise do carvão que levou a que, das 250 mil árvores iniciais que compunham o parque, sobrassem apenas 700. Foi o enorme projeto de reabilitação que permitiu que o Tiergarten voltasse ao seu esplendor inicial, que me conquistou deste o primeiro momento.
Já o referi anteriormente, mas, para mim, este tipo de parques é aquilo que mais sinto falta em Portugal. O Tiergarten é gigantesco e perfeito para uma tarde de piquenique, ler à sombra, fazer jogging, encontrarmo-nos com amigos ou aproveitar o Sol.
Os vários caminhos de terra batida levam-nos por um percurso labiríntico onde cada recanto tem surpresas naturais, como canteiros arranjados, arvoredos frondosos e estátuas escondidas. Mesmo usando o mesmo ponto de partida, cada caminho leva-nos a uma experiência diferente e o sossego apenas (bem) interrompido pelo canto dos pássaros quase que nos faz esquecer que estamos no meio de uma metrópole caótica.
Quero muito voltar a passear pelo Tiergarten – se possível, num clima mais agradável. Foi a percorrer as árvores aladas e a sentir o som das folhas que, em pleno maio, senti um outono delicioso.
Passei por aqui ontem e o blog estava fechado... pensei mesmo que tinhas desaparecido, mas afinal deste um novo ar ao teu cantinho. Obrigada pela dedicação Inês :D
ResponderEliminar