LIVROS | As Musas


Estamos no auge da época dark academia e, por isso, deixo uma sugestão para este clima: As Musas

As Musas começa com uma aura de mistério: a Universidade de Cambridge é apanhada de surpresa com dois assassinatos trágicos. Mariana, uma psicóloga que tem a sobrinha – e tutela – em Cambridge é convidada para prestar apoio na investigação e, de imediato, tem absoluta certeza de que o professor Edward Fosca (e fundador de uma sociedade secreta) é o assassino que todos procuram. Como provar? Será que ela tem razão? 

Este é o segundo livro do autor Alex Michaelides e, embora não seja um livro perfeito, confirmou a perceção que tinha desde A Paciente Silenciosa: além de ser um bom storyteller, é um bom plot-twister. E para quem adora mistério, thrillers e ambientes dark academia, ter bons plot twists é um must

Existem alguns elementos que achei originais nesta história, a começar por a sinopse já nos entregar um suspeito muito forte. Normalmente, este tipo de narrativas gira em torno de quem terá sido o assassino, mas aqui somos transportadas para a personalidade de alguém que a protagonista considera o criminoso e a forma como o seu carisma e poder influenciam o seu círculo. Acho que é um desafio enorme para um autor colocar-se nesta posição, mas sem dúvida muito mais estimulante de ler. Além de que todo o universo da mitologia grega, da universidade e das personagens pouco confiáveis ajudam-nos a entrar na história e a ter vontade de devorar os capítulos. 

Para quem já leu A Paciente Silenciosa, há um crossover bem giro – nada que influencie ou prejudique a experiência de leitura dos dois livros, podem ler sem medo. É apenas um easter egg que o autor criou para premiar os seus leitores. 

Não é o livro de dark academia com as minhas personagens preferidas ou mais desenvolvidas – para esses, tenho outras recomendações, a seu tempo publico-as! – mas é o que tem o meu plot twist favorito, que se esforça para surpreender o leitor e dou-lhe todo o mérito por isso.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliada.

1 comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.