PASSAPORTE | Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche


São raros os vestígios evidentes da passagem da Segunda Guerra Mundial por Berlim. Olhos mais atentos reparam em memoriais e remendos, mas nada tem tanto impacto quanto olhar para Kaiser Wilhelm Gedächniskirche. 

A igreja do Imperador Guilherme I é um dos poucos monumentos de Berlim que não foi restaurado propositadamente, com os efeitos da guerra e dos bombardeamentos à vista. 


Esta igreja foi edificada entre 1891 e 1895, composta por cinco torres das quais apenas restou de pé a mais pequena. Todo o altar e o que resta dos vitrais estão hoje a céu aberto como um memorial do tanto que perdemos quando nações inteiras se destroem umas às outras. 


Aqui, sente-se peso e tristeza, e se o clima nublado e sombrio não chegasse, este lugar reserva ainda mais um acontecimento triste: testemunhou o atentado de 2016 num mercado de Natal que decorria na praça em frente a esta igreja. O lugar é agora protegido para impedir o acesso de veículos e um memorial foi criado em homenagem a todas as vítimas – cujos nomes estão lapidados nas escadarias de acesso à igreja. 

Em frente ao que resta da Igreja do Imperador Guilherme I encontram um edifício circular e sóbrio que vos convido a visitar, já que é uma igreja muito especial, também ela um memorial. 


É talvez uma das igrejas mais memoráveis que já visitei; está coberta por milhares de vitrais quadrados que criam um efeito visual fabuloso. O padrão de cada um dos vitrais foi criado à mão e é sempre diferente do outro, num simbolismo à Humanidade (diversa, mas, no seu todo, igual). As paredes têm também isolamento do som exterior, apagando o caos lá fora assim que entramos. Este som abafado, combinado com o efeito visual azul no interior da igreja, faz com que nos sintamos debaixo d’água, no oceano. 


É aqui, também, que encontram uma cruz muito interessante: foi oferecida pela Inglaterra e é composta por pregos que pertenciam à Catedral de Coventry, também ela destruída por um ataque aéreo – neste caso, alemão. A oferta desta cruz procura ser um símbolo de paz e reconcilio entre as duas nações, e não me parece que exista um melhor lugar para ela estar. Uma visita pesada, mas importante.

1 comentário

  1. Apesar da sua destruição e da tristeza que carrega, fiquei curiosa em visitar.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.