LIVROS | Os Livros que Devoraram o Meu Pai


A 1ª vez que ouvi falar sobre este livro foi através da Bia, já há alguns anos, mas o título é tão inesperado que fiquei com ele cravado na mente. Com a crescente popularidade de Afonso Cruz decidi, finalmente, mergulhar neste livro. 

Esta história bem pequena — que conseguem ler, perfeitamente, numa tarde — conta a história de Elias Bonfim, um menino que procura respostas após o desaparecimento do seu pai, que se perdeu na leitura. Numa mistura entre o real, o metafórico e as referências literárias de peso, entramos numa viagem pela literatura e por aquilo que os livros acrescentam à nossa vida. 

Consigo perceber porque razão Os Livros Que Devoraram o Meu Pai faz parte do Plano Nacional de Leitura: é um livro que, dependendo da idade com que o lemos, apreendemos mensagens diferentes. Para os mais novos, há uma camada superficial, onde a narrativa é simples e as metáforas praticamente reais. Existe uma linha condutora que lhes permite retirar uma moral clara desta história. Para os graúdos, existem pequenas subtilezas que nos fazem perceber que a história não é tão preto no branco, que funciona nas entrelinhas, com uma mensagem menos lapidada e mais dura. Em ambos os casos, é uma leitura absolutamente fantástica. 

Este foi o meu primeiro contacto com o trabalho de Afonso Cruz e percebi, de imediato, o fascínio. A única dúvida que me resta é saber qual deverá ser o próximo livro da sua autoria a ler.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

7 comentários

  1. Aconselho, sem dúvida, "O Pintor debaixo do Lava-loiças". Foi este o meu primeiro contato com o autor.

    ResponderEliminar
  2. É um dos meus livros favoritos do autor, porque tem uma aparente subtileza que nos leva a explorar diversas camadas - sociais e emocionais. Tal como a Ana, aconselho O Pintor Debaixo do Lava-Loiças

    ResponderEliminar
  3. O primeiro que li dele foi "O Pintor Debaixo do Lava-Loiças". Depois li "Flores" e "Jesus Cristo Bebia Cerveja" mas o primeiro foi o que mais gostei que agora :)

    ResponderEliminar
  4. Tens de ler O Pintor debaixo do Lava-loiças e Para onde vão os Guarda-chuvas. 🤍

    ResponderEliminar
  5. É um dos meus livros preferidos, dos poucos que reli e ainda quero voltar a reler (ainda bem que é pequeno). É sempre mágico. Mas a magia está bem ligada aos livros de Afonso Cruz.

    Aconselho Vamos Comprar um Poeta para uma próxima leitura ;)

    ResponderEliminar
  6. Eis um autor que consta na minha lista há imenso tempo! Não tenho um título em específico pelo qual começar, no entanto, só sei que o quero ler e experimentar as suas narrativas!

    Lyne, Imperium BlogCongresso Botânico - Podcast

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.