segunda-feira, 19 de abril de 2021

LIVROS || Contos de Grimm Para Todas as Idades


A minha infância foi pautada por histórias. De adormecer, para entreter, personificadas através da ilustração, do cinema de animação e até do teatro (enquanto espectadora e até atriz). E as histórias dos irmãos Grimm fazem parte do meu imaginário desde que me lembro — e, acredito, do vosso. 

Rapunzel, Cinderella, Hansel e Gretel, O Alfaiatezinho e O Capuchinho Vermelho foram algumas das 50 histórias dos Irmãos Grimm que Philip Pullman decidiu reunir e recontar através da sua assinatura. Uma visão mais crua, menos encantada e mais próxima das histórias originais — sempre com uma nota de rodapé no final de cada conto com alguns detalhes e curiosidades sobre essa história. 

Eu adoro conhecer as histórias originais dos contos que marcaram o meu crescimento e imaginação, mas confesso que saí para lá de desapontada com este livro que explodiu em todas as livrarias. Os contos são contados de uma forma preguiçosa e insípida, o que poderia dever-se ao facto de as histórias originais não terem uma dinâmica tão coerente ou incrível como as suas adaptações. No entanto, esta obra intitula-se como uma apresentação destes contos através do tom de Philip Pullman que, não tendo lido nenhuma outra obra da sua autoria, não me convenceu a querer descobrir mais. Os seus comentários parecem-me mais interessantes do que o próprio ângulo das histórias, e aquilo que prometia ser uma leitura interessante e de origem, tornou-se num livro pouco estimulante e enfadonho que se estendeu demasiado tempo na minha mesa de cabeceira pela falta de vontade em terminá-lo. A muito custo, finalizei-o para que possa recomendar-vos com propriedade a não o abrirem.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

1 comentário:

  1. Fui buscar bepanthene porque não sou o autor desse livro mas senti o BURN dessa última frase xD

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)