EVENTOS || Feliz Natal!


Soube, desde meados de Abril, que este seria um Natal diferente. É o duro ‘privilégio’ de quem trabalhou em saúde, este ano: observar dados e prognósticos que nos impedem de ter otimismo de que tudo acabaria em breve. Pude, assim, ter praticamente um ano para processar a mudança e para não ter expectativas. Hoje, posso afirmar que o cenário é muito mais positivo e benevolente do que antecipei. 

Recolhi-me durante todo o mês de dezembro para apenas estar com três pessoas frequentemente: os meus pais e namorado. Privei-me de encontros — mesmo que modestos —, de aniversários, lanches, cafés. Foi um dezembro solitário, mesmo estando próxima de três pessoas que amo. Mas por uma boa razão: poder estar com os meus avós nesta ocasião. Não celebrar esta quadra com eles seria impensável. Os esforços valeram a pena. 

Reconheço que fui bafejada por uma enorme sorte: os meus estão com saúde, tivemos condições para nos recolhermos com muito rigor e responsabilidade para agora nos reunirmos sem culpas nem convidados indesejados. 

O Natal será diferente, ainda assim. Foi diferente durante todo o mês. Mas também sempre soube que o Natal se podia expressar de várias formas e que não há um número padrão de lugares à mesa, presentes debaixo da árvore ou graus de decoração para determinar o que é um Natal especial ou não. 

Não há nada para salvar do Natal. Porque o Natal expressa-se todos os dias, às vezes, sem nos apercebemos; quando estamos em família — grande ou pequena, de sangue ou não. Quando temos boas amizades ao nosso lado. Quando recebemos amor — de tantas formas. Quando damos. E quando recebemos. O Natal é demasiado global, demasiado quotidiano para precisar de ser salvo. Só o salva quem se lembra dele no último mês do ano. E pergunto-me o que procura salvar. 

Mais o menos tradicional, eu desejo-vos um Feliz Natal. Hoje, amanhã, todos os dias. Celebrem esta ocasião como puderem. Com os vossos. Com saudade — faz parte. Com miminhos. Com saúde. E o resto? Vem por acréscimo. Todos os dias.

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.