segunda-feira, 11 de maio de 2020

LIVROS || 5 Livros Para Viajar


...E escapar um pouco à realidade. Nunca fez tanto sentido a necessidade de viajar através da literatura como agora. Os livros transportam-nos para lugares e histórias que nos abstraem do mundo e do caos à volta. E essas horas podem revelar-se os únicos momentos de paz do dia. Escolhi cinco livros que vos vão transportar para sítios maravilhosos e desligar um pouco da atualidade. 

Comer, Orar, Amar | É já um clássico que não podia dispensar destas recomendações, especialmente quando podemos viajar para Itália, Índia e Indonésia sem sair do lugar. Liz — como é carinhosamente apelidada pelos amigos — enfrenta um divórcio complicado e coloca em perspetiva tudo o que achava que sabia sobre si própria. Deixa em stand by uma carreira de sonho, uma casa incrível e o conforto da sua cidade para partir numa aventura de auto-descoberta. 

Call Me By Your Name | Se precisam de viajar para um verão em Itália, estão com o passaporte certo nas mãos. Além de nos deixarmos encantar pelas maravilhosas descrições de uma aldeia italiana em pleno verão, vivemos, também, apaixonadamente a história de amor de Elio e Oliver. E se uma aldeia perdida em Itália não chega para vos convencer, deixo-vos um pequeno spoiler: há escala em Roma. 

Sinal de Vida | Literatura nacional e... espacial! O protagonista preferido do José Rodrigues dos Santos — Tomás Noronha — embarca numa nova aventura: uma missão espacial. A razão? Um observatório astronómico captou um sinal do espaço que não deixa margem para dúvidas: extraterrestres contactaram a Terra e dirigem-se para o nosso planeta. Se o espaço — e as missões espaciais — vos intrigam, este é o livro perfeito. Com muita discussão matemática à mistura, sim, mas uma descrição fascinante da vida — e sacrifícios — de um astronauta. Mais longe que isto é impossível! 

Regresso à Pequena Ilha | Bill Bryson cruza o Reino Unido de Sul a Norte e divide a sua jornada connosco. O autor partilha várias observações sobre os lugares que vai visitando e não nos poupa a reflexões incríveis — e muito, muito divertidas! — sobre a cultura, atualidade e comportamentos sociais do país. Ao longo da viagem, vai contextualizando, na História e na literatura, algumas das figuras e locais mais emblemáticos do Reino Unido. É um livro interessante e cheio de sarcasmo para darem algumas gargalhadas bem dispostas. 

O Guarda da Praia | Um livro com sabor a verão e mais uma leitura nacional. É infanto-juvenil mas eu recomendo a leitura para qualquer idade. A história é simples, sem grandes floreados ou acontecimentos inusitados mas transporta-nos para as casas de férias de verão, os mergulhos no mar, a beleza da amizade e da confiança. Vão terminar a leitura com o cabelo molhado, a pele salgada e o coração quentinho.

Esta publicação contém links de afiliados.
Estão tentados a ler algum?

6 comentários:

  1. Só conheço o primeiro, que também recomendo :)

    ResponderEliminar
  2. "O Guarda da Praia" fez parte da minha adolescencia. Tapei-o na memória com muito carinho.
    Também li o "Comer Orar Amar" mas por algum motivo não gostei. Acho que não era o "meu" tempo de o ler mas sei que um dia lhe darei uma segunda oportunidade.

    ResponderEliminar
  3. Desses só li os dois primeiros, mas fiquei curiosa com os outros :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Pera, também li o Guarda da Praia, demorei a reconhecer, mas fui ler a sinopse agora, e foi um dos meus livros favoritos da adolescência!

    ResponderEliminar
  5. Dessa lista já li Call Me By Your Name, Eat Pray Love e o Notes from a Small Island e recomendo. O Call Me By your Name e o Eat Pray Love fazem parte do meu top 10 de livros :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Regresso à Pequena Ilha é a continuação do Notes From a Small Island (embora não tenham de ler um para acompanhar o outro. Não são o mesmo :)

      Eliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)