...E escapar um pouco à realidade. Nunca fez tanto sentido a necessidade de viajar através da literatura como agora. Os livros transportam-nos para lugares e histórias que nos abstraem do mundo e do caos à volta. E essas horas podem revelar-se os únicos momentos de paz do dia. Escolhi cinco livros que vos vão transportar para sítios maravilhosos e desligar um pouco da atualidade.
Comer, Orar, Amar | É já um clássico que não podia dispensar destas recomendações, especialmente quando podemos viajar para Itália, Índia e Indonésia sem sair do lugar. Liz — como é carinhosamente apelidada pelos amigos — enfrenta um divórcio complicado e coloca em perspetiva tudo o que achava que sabia sobre si própria. Deixa em stand by uma carreira de sonho, uma casa incrível e o conforto da sua cidade para partir numa aventura de auto-descoberta.
Call Me By Your Name | Se precisam de viajar para um verão em Itália, estão com o passaporte certo nas mãos. Além de nos deixarmos encantar pelas maravilhosas descrições de uma aldeia italiana em pleno verão, vivemos, também, apaixonadamente a história de amor de Elio e Oliver. E se uma aldeia perdida em Itália não chega para vos convencer, deixo-vos um pequeno spoiler: há escala em Roma.
Sinal de Vida | Literatura nacional e... espacial! O protagonista preferido do José Rodrigues dos Santos — Tomás Noronha — embarca numa nova aventura: uma missão espacial. A razão? Um observatório astronómico captou um sinal do espaço que não deixa margem para dúvidas: extraterrestres contactaram a Terra e dirigem-se para o nosso planeta.
Se o espaço — e as missões espaciais — vos intrigam, este é o livro perfeito. Com muita discussão matemática à mistura, sim, mas uma descrição fascinante da vida — e sacrifícios — de um astronauta. Mais longe que isto é impossível!
Regresso à Pequena Ilha | Bill Bryson cruza o Reino Unido de Sul a Norte e divide a sua jornada connosco. O autor partilha várias observações sobre os lugares que vai visitando e não nos poupa a reflexões incríveis — e muito, muito divertidas! — sobre a cultura, atualidade e comportamentos sociais do país. Ao longo da viagem, vai contextualizando, na História e na literatura, algumas das figuras e locais mais emblemáticos do Reino Unido. É um livro interessante e cheio de sarcasmo para darem algumas gargalhadas bem dispostas.
O Guarda da Praia | Um livro com sabor a verão e mais uma leitura nacional. É infanto-juvenil mas eu recomendo a leitura para qualquer idade. A história é simples, sem grandes floreados ou acontecimentos inusitados mas transporta-nos para as casas de férias de verão, os mergulhos no mar, a beleza da amizade e da confiança. Vão terminar a leitura com o cabelo molhado, a pele salgada e o coração quentinho.
Esta publicação contém links de afiliados.
Estão tentados a ler algum?
Só conheço o primeiro, que também recomendo :)
ResponderEliminar"O Guarda da Praia" fez parte da minha adolescencia. Tapei-o na memória com muito carinho.
ResponderEliminarTambém li o "Comer Orar Amar" mas por algum motivo não gostei. Acho que não era o "meu" tempo de o ler mas sei que um dia lhe darei uma segunda oportunidade.
Desses só li os dois primeiros, mas fiquei curiosa com os outros :).
ResponderEliminarBeijinhos
Blog: Life of Cherry
Pera, também li o Guarda da Praia, demorei a reconhecer, mas fui ler a sinopse agora, e foi um dos meus livros favoritos da adolescência!
ResponderEliminarDessa lista já li Call Me By Your Name, Eat Pray Love e o Notes from a Small Island e recomendo. O Call Me By your Name e o Eat Pray Love fazem parte do meu top 10 de livros :)
ResponderEliminarO Regresso à Pequena Ilha é a continuação do Notes From a Small Island (embora não tenham de ler um para acompanhar o outro. Não são o mesmo :)
Eliminar