quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

FILMES || Fantasia (1964)


Foi através da transmissão especial do CCB que tivemos oportunidade de assistir ao antecessor de Fantasia 2000 — que vi no cinema e adorei, na altura. Esta produção, estreada em 1964, continua a não ter opiniões consensuais — a par da de 2000 —, em grande parte, julgo eu, por muitos dos espectadores ainda não compreenderem muito bem o que é o Fantasia: não é um filme de animação comum com uma história e narrativa comuns e não é um filme de ação; é uma viagem musical.

Fantasia é uma produção com selo Disney que nos apresenta oito segmentos animados, mas os grandes protagonistas do filme, na verdade, são as composições musicais que os segmentos procuram animar e dar 'vida' aos sons — embora o estimado Mickey feiticeiro seja o rosto de toda a obra. Conduzidos por Leopold Stokowski, a orquestra toca oito composições musicais e os artistas foram convidados a explorar o mundo da abstração para contar, em cada uma das composições, uma história. Deems Taylor, também compositor, faz a introdução concisa e clara de cada segmento.

Fantasia torna-se, assim, numa verdadeira obra de arte que ainda hoje desafia os seus espectadores e procura mostrar novas formas de ouvir, entender e — mais genial — visualizar música. Uma ideia pioneira que revela um pensamento muito à frente da sua época. Um filme muito estimulante num sentido totalmente inesperado e que, assim, talvez não seja o mais indicado para crianças — ou, mais especificamente, crianças que só gostem de filmes do clássico herói e vilão — mas sim para amantes de arte e de música que queiram viver uma experiência sonora e visual totalmente única e criativa.

2 comentários:

  1. Inês, eu sou obcecada pelo Fantasia de 1940! Não sabia que havia um de 1960. Vi recentemente o de 2000 e não gostei tanto. Fizeram-me falta dos Centauros e as sereias! ehehehe
    Quando era miúda morria de medo da parte do The Night on Bald Mountain, com o demónio, mas ao mesmo tempo amava.
    Boas memórias! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a falar do mesmo! Ainda não entendi por que razão é que fontes diferentes (incluindo a própria Disney) apresentam duas datas diferentes para o mesmo Fantasia. Julgo que será por causa das estreias(?). Mas é o mesmo! E o segmento do demónio é realmente assustador! :D

      Eliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)