sábado, 10 de novembro de 2018

PASSAPORTE || Museu do Calçado


O Museu do Calçado comprova que a moda, neste caso, o calçado, diz muito sobre a nossa história. Não só a nossa história pessoal — representam os nossos gostos, os nossos interesses, as nossas atividades, as tendências que nos conquistaram (...) — como também a História e tudo o que influenciou uma das peças de vestuário mais fundamentais do nosso dia-a-dia. A funcionalidade, o credo religioso, a cultura e tradição da época, os materiais disponíveis, a mensagem que pretendiam passar. O Museu do Calçado é muito mais do que um local sobre sapatos.




Com referências subtis e adoráveis aos contos sobre sapatos mais famosos do mundo — Cinderella e O Gato das Botas —, o Museu do Calçado apresenta-se de forma moderna e interessante, introduzindo-se pela produção nacional de sapatos, seguido de um 'Túnel do Tempo', onde fazemos uma viagem desde os sapatos mais antigos de que há registo, até à atualidade, sempre com informação interessante e uma recriação do calçado de época. A coleção termina com uma sala incrível, recheada de prateleiras com sapatos especiais usados e doados por figuras públicas dos mais variados universos — música, dança, televisão, literatura —, e também por marcas emblemáticas do mundo do calçado que quiseram contribuir para a riqueza do acervo do Museu. É nesta diversidade de sapatos que nos cruzamos com milhares de histórias, tendências e gostos que nos atraem ou afastam, consoante o par.







O Museu do Calçado revela-se como um espaço simbólico da criatividade e funcionalidade. Homenageia os nossos interesses, barreiras da moda que foram superadas, desafios conquistados e reflete a cultura ao longo do tempo. O bilhete de entrada tem o custo de 2€, sendo que estudantes, portadores de cartão Jovem e visitantes com idade superior a 65 anos pagam metade do valor. Aos Domingos, até às 12H30, a entrada é gratuita. Podem também adquirir o Bilhete Conjunto que engloba os três principais museus de São João da Madeira (Núcleo de Arte Oliva, Museu do Calçado e Museu da Chapelaria) por 4€, que foi a nossa opção.

4 comentários:

  1. Estes teus posts são sempre tão criativos e acrescentam-nos sempre algo novo aos nossos conhecimentos, gosto muito!

    ResponderEliminar
  2. A moda está muito relacionada com a História, realmente, é mesmo fascinante ver tudo aquilo que se usava em cada década/século :).
    Existe cada museu mais criativo!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Um dos primeiros pares de Josefinas, ainda com o forro às pintinhas! Não fazia ideia que estavam num museu :)

    ResponderEliminar
  4. Ok, fiquei rendida e este tem de ser um lugar a visitar, para quem adora sapatos como eu :P

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)