FILMES || Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (sem spoilers)


Após dois anos de espera, finalmente estreou o segundo capítulo da mais recente saga de J.K. Rowling. Confesso, no que toca a Harry Potter, não sei gerir expectativas; quero sempre a melhor história possível e nunca me preparo para o pior. Entro na sala de cinema e volto a ser a miúda e, mais tarde, adolescente que acompanhou tudo com devota emoção.

Em Os Crimes de Grindelwald, o mundo observa a ascensão do pérfido e poderoso vilão — brilhantemente interpretado por Johnny Depp — e a sociedade mágica divide-se entre feiticeiros que acreditam no Bem Maior alimentado por Grindelwald e os que o resistem. Para ambos os lados, existe uma peça-chave que pode garantir a vitória.

O segundo filme de Monstros Fantásticos reforça alguma das sensações iniciais que tivemos na estreia do primeiro, distanciando-se de forma marcante do perfil inocente e juvenil da saga Harry Potter e posicionando-se totalmente como um filme para adultos, com uma história e ações mais pesadas que foram aliviadas através da comédia da personagem Jacob e das menções ao mundo fantástico que nos conquistou em primeiro lugar. De facto, e ao contrário do primeiro filme, não vão faltar referências ao universo de Harry Potter, o que nos encanta como fãs da saga mas reforça uma ideia que já desconfiava: o filme é mais difícil de acompanhar para quem nunca conheceu a história e há determinados pormenores relacionados com esta nova narrativa que só figuraram nos livros e nunca foram contados em filme. Se nunca leram os livros, esta é altura ideal para o fazer — a partir do Príncipe Misterioso, recomendo. Há muito mais enredo, os efeitos especiais estão absolutamente sublimes e há que tirar o chapéu à qualidade do ator Eddie Redmayne para desempenhar, de forma tão realista, o papel de interagir com os seus monstros. 

Durante os trailers, os principais focos de críticas foram as incongruências relacionadas com Dumbledore e a polémica em torno da participação de Johnny Depp. Embora a excentricidade do Director de Hogwarts não se manifeste nas roupas — como os livros sempre prometeram — as restantes incongruências estão muito bem explicadas, esclarecendo, assim, todos os fãs. E surpresas?, questionam-me. Não vão faltar e os rostos de choque serão garantidos. Mas sobre esses momentos bombásticos guardarei segredo!

A crítica caiu de forma pesada sobre Monstros Fantásticos e, colocando o coração de fã de parte, há certos pontos negativos a concordar, a começar pela banda sonora pouco ou nada memorável — o que é um sacrilégio, tendo em conta todas as obras cinematográficas deste universo mágico —, e a terminar por ser um filme confuso, em que o excesso de personagens cria uma série de histórias mal desenvolvidas e compete por um tempo de antena escasso, resultado num leque de personagens incríveis que, de momento, são totalmente irrelevantes para o decorrer da história. É neste emaranhado de informações, referências e revelações chocantes que as opiniões finais também se dividem, adorando ou não o filme. Eu adorei o filme e dei por mim muito mais agarrada a cada acontecimento do que no primeiro. No entanto, não acho melhor que os filmes de Harry Potter — como muitos já referiram — e tenho esperança de que, a seu devido tempo, a posição e relevância das personagens comecem a fazer mais sentido. No fim, o que podem esperar são duas horas de ação que vos vão prender e surpreender (muito!!!) do início ao fim, com a certeza de que podem sempre contar com monstrinhos fofos e incompreendidos, grandes gestos de amizade e lealdade, a prova de que as nossas Casas não definem as novas convicções e que há sempre fugas ao estereótipo — para o bem e para o mal — e um sentido moral por detrás de toda a narrativa, ao estilo a que Rowling já nos ensinou. E o final... oh my. Posso ver de novo?

6 comentários

  1. Estou cada vez mais curiosa! Apesar de tudo, não é chocante que o Johnny Depp tenha desempenhado bem o seu papel... No final de contas é o Johnny Depp! O que me deixou mais espantada no trailer foi a parte da Nagini mas vou resistir a tentação e não ler spoilers!

    ResponderEliminar
  2. Podia ter sido eu a escrever esta review. Aquele final, aiii! Já fui ver e estou a pensar voltar a ver em cinema, até para poder acompanhar um grupo de amigos muito fã e delirar com as reacções deles :)

    ResponderEliminar
  3. Estou meeeesmo curiosa com este filme e adorava ter ido ver ontem. Infelizmnete não consegui, mas deste fim-de-semana não passa!

    Só um pequeno à parte: se com "Para raiva de todos nós" te referias ao facto do Johnny Depp bater em mulheres, ficou provado que ele é inocente. A Amber estava constantemente a contradizer-se, o que levou a uma investigação mais profunda sobre o caso.
    (Pelo menos foi a última noticia que vi sobre o assunto, claro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, penso que se confirmou (e não só com a Amber, julgo), o que originou uma grande revolta.

      Eliminar
    2. As ex-namoradas e ex-mulheres vieram em defesa dele, principalmente a Vanessa. Mas pronto, este tipo de coisas faz correr tanta tinta e tanta mentira que acaba por ser dificil saber a verdade.
      Só sei que, de todas as vezes que a J.K Rowling foi atacada por causa disto, sempre disse que não trabalharia com alguém que não fosse inocente neste caso.

      Eliminar
  4. Eu super curiosa e ansiosa para ir ver o filme ao cinema e ter o livro e muito mais coisas relacionadas com a historia, tudo o indica que é mais uma grande história, como todas as outras! (sinceramente, vindo da J.K. Rowling, não esperava outra coisa!) 🌟💚

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.