LIVROS || 21 Lições para o Século XXI


Depois de ter iniciado este ano com a leitura incrível de Sapiens, voltei a render-me ao autor e ao seu mais recente lançamento, 21 Lições para o Século XXI. Se Sapiens faz uma viagem ao passado, descobrindo os gatilhos que permitiram à Humanidade ser o que é hoje, e se Homo Deus faz uma reflexão do que pode estar reservado para nós num futuro distante, 21 Lições para o Século XXI aborda o momento presente, com acontecimentos, questões e suposições muito atuais, e indaga o que nos espera num futuro muito mais próximo, razão pela qual não achei imprudente preferir fazer a leitura por ordem temporal e não por ordem de lançamento. Homo Deus aguarda-me, isso é certo.

Com o avanço exacerbado da (bio)tecnologia, o (re)nascimento de algumas tensões políticas, culturais e religiosas, e olhando para os nossos comportamentos e anseios nas última década, que pontos-chave sobre a ética e a privacidade nos faltam, ainda, discutir e aprimorar? Quando é que vamos ter uma atenção política de qualidade em relação às alterações climáticas, e como fazê-lo? Onde podemos encontrar respostas para as novas realidades que se avizinham? Na religião? Num movimento político? Num país ou cultura? No todo ou na individualidade? Qual é o nosso papel, agora e amanhã? Como encontrar a nossa identidade num mundo que caminha cada vez mais para uma realidade impessoal?

Yuval Noah Harari faz um resumo fantástico dos principais pontos-chave da nossa atualidade e apresenta-nos várias visões de um futuro que podemos perfeitamente estar presentes para viver. Alguns dos quais nem sonhava, o que me permitiu alargar os meus horizontes. Coloca-nos, também, em contacto com vários lados da moeda em inúmeras questões éticas às quais ainda não podemos dar resposta nem razão. Com um conjunto de informações precioso e muito bem fundamentado, confesso: a leitura deste livro não foi suave e, em alguns momentos, senti-me confusa, baralhada e com medo.

Correndo o risco de não ser um livro intemporal é, certamente, um livro urgente para os dias de hoje — e estes dois tipos de livros são necessários na literatura — e para adquirirmos uma noção mais global, informada e real do que é que vale a pena investir, investigar, defender, preocupar e questionar. É um livro do agora que, embora me tenha feito sentir perdida no futuro, nunca me fez sentir tão presente no que está a acontecer.

Autor: Yuval Noah Harari
Número de Páginas: 363
Disponível na WOOK (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

2 comentários

  1. Estive quase quase para o trazer comigo na última visita à Livraria mas controlei-me porque não dá para tudo. Ficou na lista, não me esqueci dele - e agora fiquei ainda com mais vontade de o trazer para casa :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li nenhum desses livros mas tenho muita curiosidade mesmo.:)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.