LIVROS || O Tigre Branco


Após a leitura d'O Sonho de Uma Outra Vida, em Março, não consegui esquecer a história nem a Índia. Comentei esse pormenor com o meu pai e deixem-me que partilhe convosco um facto sobre ele: o meu pai tem sempre um livro à mão para recomendar. Um livro perfeito para o contexto da conversa. E eis que ele passou um outro livro para as minhas mãos que, à semelhança do primeiro, fazia uma viagem pela Índia crua: O Tigre Branco.

A narrativa, porém, destaca-se de uma forma muito original; O Tigre Branco dá-nos um retrato da Índia das sombras, marcada pela violência, discrepância social e económica e pela desumanidade de uma forma muito mordaz e humorística através do protagonista Balram Halwai, que partilha connosco o seu percurso moralmente discutível de como passou de um criado com condições de vida miseráveis a um empresário de sucesso.

É a partir da sua história de vida que nos dá a conhecer as discrepâncias mais assustadoras do país. Sem paninhos quentes, porém, com muita ironia. É inevitável não esboçar um sorriso de empatia pelos seus comentários e observações sarcásticas, fazendo com que O Tigre Branco se torne uma leitura surpreendentemente leve e agradável, tendo em conta os temas pesados abordados entre as páginas. Se procuram uma leitura que vos introduza para este lado mais real da Índia, recomendo-vos esta leitura como estreia absoluta. Parece quase paradoxal que a narrativa consiga ser tão leve. Mas, tal como a história de Balram, a ambiguidade é possível.

Não deixa de ser uma leitura que nos coloca a reflectir. Que rebenta a bolha de realidade que não temos noção do quanto é privilegiada e maravilhosa. Não deixa de nos fazer sentir gratos pelas coisas que temos, tão pequeninas e que, por vezes, nem nos apercebemos do quanto são essenciais e desejadas por milhares de outras pessoas. Entre alguns risos, vão dar pela vossa cabeça a vaguear por este lado da reflexão. Foi a minha segunda viagem crua à Índia e regressei cada vez mais consciente da utopia que é a minha realidade e com a certeza de que o humor negro, neste caso, caiu na perfeição.

Autor: Aravind Adiga
Número de Páginas: 242
Disponível na WOOK (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins).

4 comentários

  1. Gosto de livros assim, que rebentem a bolha da minha realidade e me obriguem a refletir. Muito obrigada pela sugestão, Inês :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Deixaste-me curiosa com este livro e eu admito que não consigo resistir a livros, mas quando estes ainda nos deixam a pensar e nos fazem refletir durante semanas ainda mais os quero devorar, ainda maior é o carinho que tenho pelos livros.

    ResponderEliminar
  3. Quero dedicar muito mais o meu tempo à leitura de livros e este tipo parece o mais adequado para cultivar aquele lado critico que nos ajuda a melhorar o mundo. Fiquei bastante curiosa.

    https://stateofgracebymargarida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Ai, a Índia! Quero muito conhecer este país e de que maneira, estando tão longe, é que isso poderá acontecer? Através dos livros, é claro! Guardarei este nome e, assim que tiver a oportunidade, explorarei os seus recantos!
    Obrigada pela sugestão!!

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.