PASSAPORTE || Livraria Centésima Página


Optimamente localizada na Avenida Central, a Livraria Centésima Página era o lugar que não podia deixar escapar durante a minha visita a Braga. O tempo a ameaçar chuva foi a desculpa perfeita para me refugiar nos livros.
Se a fachada, que remonta ao século XVIII, já deslumbra, o interior, então, é de sonho; estantes repletas de livros apresentam-se ao nosso dispor, desesperadas para que lhes toquemos suavemente na lombada com o indicador e nos percamos na leitura nos inúmeros lugares disponíveis para nos sentarmos.


O seu nome Centésima Página remete para uma citação de Albert Camus que achei deliciosa: "Se tivesse de escrever um livro de moral, as primeiras noventa e nove páginas ficariam em branco e na centésima página escreveria uma só frase: Existe um único dever, o dever de amar". Lindíssimo, não é? Faz jus à beleza da livraria.
Com livros até ao topo, o difícil vai ser mesmo escolher qual o exemplar levar — e sair da livraria! O espaço é acolhedor e facilmente esquecemos que estamos no interior de uma loja. As formalidades e desconforto típicas dão lugar ao convite para ficarmos e nos deixarmos estar. Aqui, os verdadeiros amantes de livros são bem vindos.



Além da livraria, existe também um jardim nas traseiras — que nos traz ainda mais a sensação de familiaridade e de que estamos a visitar a casa de alguém que tem uma biblioteca enorme, e não uma loja! — que nos faz esquecer que estamos no centro da cidade, com os sons dos pássaros, das galinhas e, se tiverem sorte, vêem um coelho pouco tímido a passear, e uma cafetaria, onde podem almoçar e lanchar. Foi com um sorriso nos lábios que a encontrei praticamente cheia de pessoas a ler, a pôr a amizade em dia com amigas, a dar as mãos à pessoa amada ou a estudar para a prova que se avizinha. Certamente seria o meu lugar de eleição, se vivesse em Braga.



Na Livraria, podem ainda contar com uma agenda recheada de exposições, concertos, animações infantis, apresentações e outros tantos eventos. É uma questão de ficarem atentos, pesquisarem e apontarem os que forem de encontro aos vossos interesses. O lugar que regressaria, sempre.

6 comentários

  1. Vai ficar na minha lista quando tiver oportunidade de ir a Braga :)

    ResponderEliminar
  2. Estudei muitas vezes nesta livraria e ainda surgem muitas publicações para o blogue neste espaço :)

    ResponderEliminar
  3. Wow. Não conheço nada de Braga, mas definitivamente que quando lá for vou ter de visitar este lugar. Fiquei de boca aberta!

    ResponderEliminar
  4. Tão lindo! Nao conheço Braga mas quero muito visitar! As fotos ficaram estupendas!
    Beijinhos,

    Girly World ♥ | Último post | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Sabia que ias aproveitar cada canto e recanto desta Livraria com a magia que só tu possuis. É dos meus locais favoritos de Braga e onde volto sempre com coração aberto para uma tarde de estudo, amizade, calma, tranquilidade e sem horas. Ainda bem que te apaixonaste aqui. Beijinhos, felooore. 🌻💛

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto dessa livraria! Passei alguns dos meus momentos de estudante por lá e cheguei a fazer filmagens, para reportagens da universidade, nesse mesmo espaço. Absolutamente apaixonante :')

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.