PASSAPORTE || Quinta das Lágrimas


A romântica incurável em mim sempre quis passear pela Quinta das Lágrimas. Palco do romance entre D. Pedro e D. Inês, o lugar ficou icónico pelas fontes, pelo palácio e por toda a história de amor (e tragédia) que elevou e romantizou o espaço.

A Quinta das Lágrimas pode ser dividida em três espaços: Mato, que representa a área mais selvagem da Quinta, onde podem passear pelos trilhos e ter um gosto de 'Serra de Sintra'. É a área ideal para se deixarem perder e seguirem todos os caminhos possíveis — os que vão dar a algum lado e os que dão a lugar nenhum —. Nele, são consumidos pelas árvores aladas, pelas copas que diminuem a luminosidade do espaço e tornam o ambiente mais místico e secreto.



A segunda área são os jardins, um espaço mais moderno, com um gigantesco relvado, pequenos lagos e com as famosas fontes: a Fonte das Lágrimas, assim baptizada por Camões e que, arquitectonicamente, não é nada de deslumbrante, mas o que torna a fonte tão especial são as lendas das lágrimas e do sangue; diz-se que a água que corre é resultado das lágrimas vertidas por D. Inês ao ser assassinada e que o sangue ficou preso às rochas e que, quase sete séculos depois, ainda não saiu, tornando as pedras avermelhadas. A outra famosa fonte — essa sim, mais deslumbrante — é a Fonte dos Amores, assim nomeada por ter testemunhado o amor de Pedro e Inês.






A terceira e última área é o palácio, convertido num hotel e num restaurante com estrela Michelin. Não visitámos o interior do palácio mas os espaços exteriores eram de sonho. Um lugar a escolher se quisermos viver momentos de verdadeiras princesas.


O meu espaço preferido, além do Mato, foi a zona das fontes, onde podem ter acesso a uma porta e janela neogótica fantásticas, árvores imponentes e um autentico cortinado de bambu maravilhoso. No entanto, esta área das fontes (e a mais pitoresca) é de uma dimensão mínima, o que me surpreendeu e deixou de coração partido. Sempre tinha imaginado a Quinta das Lágrimas com espaços interiores mais naturais e selvagens. Porém, ficamos cercados por campos de golfe, marquises de festa e espaços muito modernos. Talvez ter conhecimentos tão próximos dos lugares mais especiais e românticos de Sintra não ajude a ter uma visão completamente apaixonada pelo espaço.




Merece a visita, ainda assim. Os espaços românticos são mesmo românticos e tudo tem uma imagem mística e especial. É um lugar cheio de lendas, histórias (umas mais bonitas que outras) e magia que não podem perder.

7 comentários

  1. Tenho pena que agora o blogue seja à base de publicações agendadas, sinto que perde um pouco a autenticidade a que estávamos habituados, parece que é algo mais forçado. No entanto entendo a situação e espero que seja apenas uma fase :) Felicidades, Inês!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anómimo/a, não sei onde posso ter referido o contrário ou ter dado a entender o contrário, mas todas as minhas publicações são agendadas às 10H30 há um par de anos - com as devidas excepções, mas adianto que sempre foram muito poucas -, portanto, eu lamento não entender qual é a base do teu descontentamento enquanto leitora. Mas espero que o possas partilhar comigo, quando e se o quiseres descobrir!

      Pessoalmente não tenho absolutamente nada contra o agendamento e, confesso, não compreendo muito bem todo conflito que existe entre usar ou não usar publicações agendadas. Há plataformas onde as publicações espontâneas e instantâneas são fundamentais. Acho que os blogs não têm, de todo, de estar enquadrados nesse grupo, muito pelo contrário.

      Lamento que a tua percepção seja a ausência de autenticidade. É aquilo que mais prezo no meu trabalho e apontares que o meu trabalho não é autêntico, que carece de identidade e que é forçado deixa-me entristecida, mas tenho a segurança de que tudo o que faço tem 100% de dedicação lá dentro e isso deixa-me de consciência tranquila e vontade de continuar. Gostava que fôssemos compatíveis no nosso pensamento, mas se não formos, amigos como dantes! :D Um beijinho!

      Eliminar
  2. Dos meus sitios favoritos em Portugal! Sou uma apaixonada pela história de D. Pedro e da Inês de Castro! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  3. Ainda não tinha tido oportunidade de vir hoje ao teu blog, e vim imediatamente quando li aquele teu desabafo no Twitter, que me fez doer o coração. Fez-me sentir mesmo mal porque a autora de um blog com uma qualidade admirável como o teu não devia sentir este tipo de sentimentos negativos.
    O anónimo acima que me perdoe, mas eu discordo completamente dele, acho o seu comentário um bocado descabido. Tal como tu disseste e muito bem, qualquer leitor assíduo do teu blog sabe que tu utilizas posts agendados há anos, e que isso nunca afetou a qualidade do teu blog, muito pelo contrário. O teu conteúdo é sempre consistente e relevante. Conseguir ter sempre conteúdo relevante, independentemente do agitada a vida esteja e das coisas que se tem que fazer é realmente admirável. Acho que quem não está na blogosfera não percebe isso. É muito difícil manter conteúdo bom de forma consistente no nosso blog quando temos mil e uma coisas a acontecer na nossa vida. Eu que o diga, que tive que abrandar o ritmo no meu blog.

    Inês, como bem sabes, como bloggers estamos expostas a todo o tipo de comentários. Alguns são mesmo um valente dor no estômago, ou por serem assim ou por não existirem de todo. Mas acredita que há muita gente que te lê e que gosta daquilo que escreves. Muitas delas podem nem ter blogs e por isso nem comentar. Mas acredito que falo por elas quando digo que o "Bobby Pins" é um espaço único e autêntico, e nota-se que te entregas em todos os teus posts. Os textos estão sempre bem redigidos, as opiniões bem fundamentadas, as fotografias lindíssimas. Nada é deixado ao acaso, tudo grita Inês por todos os lados. Dedicas-te de alma e coração ao teu blog, e já nos inspiraste tanto com as tuas palavras. Se este não é um blog autêntico então nenhum o é.

    Falando do post, que era isto que devíamos estar a comentar, a Quinta das Lágrimas parece-me ser um lugar tão deslumbrante! Também tenho uma romântica incurável em mim que agora se derreteu toda ao ver essas paisagens lindas. Parece ser mesmo místico. Agora lembrei-me da história da D. Inês e D. Pedro e estou destroçada como na primeira vez em que ouvi essa história :( ( esquece, fiquei mesmo afetada nessa aula).

    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. É um dos locais que mais quero visitar, por toda essa magia que lhe está associada. E não podia ter ficado mais rendida às tuas fotografias e descrição de cada espaço. Ainda assim, foi com alguma tristeza que li parte do penúltimo parágrafo, porque tinha exatamente a mesma perceção que tu.
    Apesar disso, assim que tiver oportunidade, quero perder-me por lá :)

    ResponderEliminar
  5. É linda, mas a minha opinião é suspeita, porque sou uma eterna apaixonada por Coimbra! :) :P

    ResponderEliminar
  6. Um dos meus sítios preferidos de Coimbra!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.