LIVROS || O Diário de Anne Frank — Diário Gráfico


O Diário de Anne Frank marcou inúmeros leitores e já se apresentou de diferentes formas até chegar à versão definitiva — a que eu li —, provocando experiências de leitura muito distintas, conforme a versão escolhida por cada um (antes da versão definitiva, umas versões reuniam apenas entradas relacionadas à guerra e outras reuniam apenas entradas pessoais. A versão definitiva veio terminar com essas versões e apresentar o diário completo com todas as entradas). Quando julgava que não era possível reinventá-lo mais, eis que apresentam uma versão incrível: O diário gráfico d'O Diário de Anne Frank.

O resultado ficou estrondoso e muito digno; a ideia corria o risco de se tornar infantil e de não passar com segurança todo o lado introspectivo de Anne Frank (que é, na minha opinião, o que torna o diário tão soberbo: a introspecção tão crua sobre si própria e sobre o mundo), mas verificou-se precisamente o contrário. Há um equilíbrio muito inteligente entre páginas cuja entrada é unicamente figurada com banda desenhada e outras entradas (as mais emocionalmente pesadas) em que colocaram o texto fiel e limitaram-se a emoldurá-lo com bonitas ilustrações de Anne. Esta harmonia torna o diário gráfico mais interessante, fiel e dinâmico.

Já consumi praticamente tudo o que existe de conteúdo Anne Frank (o livro, os filmes...), mas nunca pensei que um diário gráfico fosse mesmo o que me faltava. É muito interessante ver as representações dos pensamentos de Anne Frank expostos com desenhos e traços tão bonitos.

Sou suspeita no caso deste livro, mas recomendo o diário gráfico para quem nunca iniciou a leitura d'O Diário de Anne Frank, para crianças perto da adolescência e para leitores fãs da miúda escondida no anexo, como eu sou. Uma experiência de leitura especial.

Autores: Anne Frank, Ari Folman e David Polonsky
Número de Páginas: 160
Disponível na WOOK (ao comprares através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

5 comentários

  1. Estou de olho nesta versão desde que saiu, porque o "Diário de Anne Frank" foi dos livros (se não o livro) que mais me marcou na adolescência. Já folheei esta versão e achei linda :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca me surgiu a coragem de ler o livro quando tive a oportunidade (lembro-me de existir na biblioteca da minha escola do 2º e 3º ciclo) e hoje em dia simplesmente não me surgiu a oportunidade. O teu incentivo deu-me vontade de dar esse passo, obrigada :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Nunca li o Diário de Anne Frank mas como brevemente vou visitar a casa dela, em Amesterdão, fiquei super entusiasmada e com curiosidade de ler o livro dela. Talvez este, seja uma boa opção!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  4. Quando fui a Portugal desta última vez, estive com ele na mão. Infelizmente não o comprei (optei por comprar aquela versão ilustrada e especialíssima - e extremamente cara - do Harry Potter para o meu irmão), mas acho que da próxima vez não escapa. Nunca li o livro, mas tenho imensa curiosidade (como toda a gente tem).

    ResponderEliminar
  5. Estive com ele na mão ontem mas entre o livro para mim e o presente do Dia do Pai... esta versão ilustrada ficou na Fnac para ir buscar mais tarde! :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.