BOM GARFO || O Talho

 LISBOA

Já queríamos experimentar um espaço do Chef Kiko há algum tempo e a ocasião foi a desculpa perfeita. De entre todos os espaços disponíveis, a escolha final foi para O Talho.
O restaurante tem dois espaços principais divididos por um cortinado opaco; a zona de espera que, realmente, é um talho — podem, inclusive, fazer a compra da vossa carne e de outros ingredientes de cozinha neste espaço, já que o talho efectivamente funciona para o efeito — com serviço de bar. O espaço vai de encontro ao conceito mas, pessoalmente, embora reconheça que é pouco convencional e irreverente, não achei tão divertido ou essencial. No fundo, achei tétrico demais bebermos um copo no meio da carne. A interpretação do conceito irá, com certeza, ao encontro do gosto pessoal de cada um.



Passando o cortinado, a experiência melhorou em cada segundo; o ambiente é a meia luz, íntimo, convidativo a conversas longas e a momentos memoráveis. O elemento de decoração de destaque são as mesas em mármore a imitar os balcões de talho — pormenor que, com a tendência do mármore em alta, só alguém muito ligado à comercialização da carne vai destacar — e a parede coberta de pratos, que dá um toque irreverente e que atribui uma certa identidade ao espaço.

Antes de avançarmos para os pedidos, preciso de vos pedir perdão por as fotos não reflectirem a qualidade dos pratos ou o encanto dos mesmos. Como referi, o ambiente é a meia-luz e preferencialmente escuro, pelo que as fotografias não estão com a melhor cara, além de que a própria luz do espaço fez interferência com a câmara. Não ficaram as melhores fotos mas acredito que, em conjunto com as minhas descrições e opiniões, conseguiremos todos acompanhar a experiência! Avisos terminados, que iniciemos a nossa refeição!

Para entrada, escolhemos experimentar uma das especialidades do Chef Kiko e pedimos um Ceviche Puro com peixe branco da época, puré de batata doce, cebola roxa e algas, e para lhe fazer par, uns Spring Rolls de Camarão Vietnamita.
Se preferem sabores mais suaves, a aposta no ceviche é certeira. Achámos que o puré de batata doce estava a mais. Já os spring rolls estavam maravilhosos e comemos com vontade de os multiplicar e ficar por ali na refeição.




Para prato principal, os nossos pedidos foram a estrela da casa, Tártaro d'O Talho, um Lombo de Novilho com batata frita e, para mim, uma Picanha do Uruguai. Pedi para o meu acompanhamento ser com batatas gratinadas ao invés da batata frita (apenas a carne de porco preto vinha com batata gratinada, todas as restantes vêm com batata frita e queria saber se dava para fazer uma troca) e por isso é que o meu prato assim se apresenta. Se desejarem o mesmo pedido, não se esqueçam de solicitar a troca!



Não fui corajosa o suficiente para provar bife de tártaro, mas a minha companhia confirmou que estava óptimo! Assaltei um pouco do molho de natas do Lombo de Novilho para a minha Picanha e só posso dizer-vos que o meu prato estava divinal. A carne desfazia-se ao toque da faca, estava no ponto, a batata gratinada tinha imenso sabor e a farofa feita com pão japonês ao invés da tradicional mandioca tornou-a estaladiça e mais gulosa para acompanhar. Todos ficámos satisfeitos com os nossos pedidos.

Para um fim docinho, escolhemos duas sobremesas: Chocolate, Banana e Maracujá, que é um bolo desconstruído onde, no prato, aparecem todos os ingredientes para fazer o bolo e têm de os misturar. Porém, o maracujá monopoliza um pouco os sabores. Já a minha escolha foi para a sobremesa estrela, o Mil Folhas de Doce de Leite. Esta é a sobremesa que têm de pedir se desejarem ser felizes. A sobremesa vem com dois tipos de doce de leite — um mais docinho, outro mais apurado — com uma espécie de bolacha folhada e com um sorvete de limão que corta o doce na perfeição. Uma garfada com tudo é o vosso bilhete para o céu. Não vão sair decepcionados com a experiência.




Pormenores finais? A atenção de todos os funcionários. Ao longo de toda a experiência, vão perguntando se estão a desfrutar, explicam o conceito de cada prato e imploram pelo feedback — especialmente no dia em que fomos, já que tinham feito mudanças na carta recentes e queriam saber qual era a nossa opinião em relação aos pratos. Tudo o que partilhei convosco aqui foi também partilhado com eles e foram-nos muito gratos por isso. Recomendo-vos a terem a mesma abordagem, se fizerem uma visita —.

É o restaurante ideal para amantes de pratos de carne e recomendo totalmente a experiência. Ficam por provar outros tantos pratos que são também muito amados pelos visitantes do espaço e convida a mais um regresso especial.
______________________________
Rua Carlos Testa, 1B, 1050-046
Lisboa
Contacto: 213 154 105

4 comentários

  1. Sei que é pouco ético mas poderias dizer mais ou menos valores? Tenho curiosidade em experimentar mas sou sincera que o peso do preço interfere muito...
    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. M, encontras os valores de praticamente todos os restaurantes nos respectivos perfis na Zomato e no Google também, se usares como palavras chave algo do tipo “restaurante x menu”. O separador de imagens nunca falha! Assim podes saber sempre os preços de todos os restaurantes que desejas e ter uma visão geral destes e outros pratos disponíveis que podem ir mais de encontro aos teus gostos (no paladar e na carteira) :D

      Eliminar
  2. Inês, quero só deixar aqui uma sugestão porque acho que partilhamos o amor por comida italiana: La Expo Dolce Vita, um restaurante italiano no Oriente. A comida é divinal! Super recomendo o risotto (provei o de abóbora e o de tinta de choco e quis chorar de felicidade com ambos :) , e a pizza também estava incrível! Se não conheceres, fica a sugestão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica anotada a sugestão, Silvia, muito obrigada! Adoro conhecer novos sítios (aprovados ainda melhor!) :D

      Eliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.