BOM GARFO || Italy — Lisbona Caffé

 LISBOA

Num Domingo gelado por Lisboa, finalmente decidimos jantar num lugar que fazia parte da minha Lista de Desejos Gulosos há muito tempo: o Italy Caffe.
Uma vez mais, regressámos a Itália — sem nunca termos saído, na verdade, do Saldanha — e tivemos uma experiência de gema. O espaço é muito fiel aquilo que podem encontrar em qualquer rua italiana. Um staff muito animado e educado, mesas postas a rigor e todo um ambiente que me fez recordar dos meus maravilhosos jantares em Milão.



Ao contrário da maioria das vezes, entrei e sentei-me à mesa com o pedido já decidido, e se quiserem viver a mesma experiência que eu, terão de fazer o mesmo. Uma Pasta alla Forma, per favore e um Tagliatelle del Capo, para experimentarmos mais sabores.

O Pasta alla Forma é o pedido estrela da casa porque é terminado à vossa frente e... dentro de um queijo parmesão gigante. O esparguete leva presunto, molho de cogumelos, azeite e queijo parmesão. Uma pequena mesa é disposta à vossa frente com um queijo parmesão já aberto e um empregado lasca o queijo e coloca, no seu interior, um pouco de água a ferver e o esparguete já cozido. Depois, envolve o esparguete no queijo derretido à vossa frente e o espectáculo, além de deixar água na boca, é simplesmente extraordinário. Por si só, já vale a visita e fica o aviso: o restaurante inteiro pára para observar o vosso pedido, inúmeros olhares de inveja são-vos direccionados (com uma mistura de arrependimento por terem pedido outra coisa que não aquele fantástico espectáculo de parmesão) e também vão ouvir muitos "eu quero aquilo que ela vai comer!".



E o veredicto? Excepcional! Adianto que é uma massa de sabores bem fortes (o parmesão é um queijo de sabor forte, os cogumelos são frescos e o molho também é intenso e o azeite é muito apurado), portanto, se não gostam de sabores tão intensos, talvez o vosso pedido tenha de caminhar noutra direcção. Eu, que adoro, vivi uma experiência absolutamente feliz e gulosa. O doce do presunto combina muito bem com o travo dos cogumelos e do queijo, resultando num equilíbrio de sabores único! A cada garfada, queria mais!


Fomos roubando a massa um do outro, portanto, experimentei (muitas vezes!) o Tagliatelle, que recomendo muito! Leva salmão, camarão, molho de tomate e natas, e tinha um sabor a mar incomparável. Nos dois pedidos, verificavam-se que os ingredientes eram frescos, de qualidade e cozinhados no ponto. Há muito tempo que não comia massas tão deliciosas e bem feitas!


Foi uma experiência giríssima que nos deixou de barriguitas felizes e com uma memória gastronómica diferente e especial. Se procuram dividir um jantar bem italiano e diferente de tudo o que já experimentaram, o Italy tem de estar na vossa mira!
______________________________
Avenida Duque de Ávila, 26B, 1000-141
Lisboa
Contacto: 210 935 161

9 comentários

  1. Adoro esse restaurante! É um dos meus sítios preferidos para dias de gordices :) numa próxima visita, recomendo a entrada de queijo panado (divinal) e a pizza de salsicha e batatata fritas — sim, soa estranho, mas pessoalmente acho deliciosa :)

    O teu blog é preciso, Inês, que prazer é ler-te!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Convenceste-me na entrada, mas pizza de salsicha não é para mim. Detesto salsicha em qualquer outro prato que não num cachorro ou num pequeno-almoço inglês ;)

      Muito obrigada, Sílvia *•*

      Eliminar
  2. Estou há imenso tempo para ir a este restaurante, também está na minha lista de locais a visitar. E adivinha, também é esse o prato que vou querer! Acho o máximo o facto de "acabarem" o prato à nossa frente! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  3. OMG, eu amo queijo na massa!!!
    Este restaurante de certo ia ser a minha perdição

    ResponderEliminar
  4. So interesting place, like it. Great post darling! Have a nice day!♥

    New post is on my blog, Malefica

    ResponderEliminar
  5. Vou passar por Lisboa este fds e, obviamente, que este lugar fez os meus olhos brilhar. Não podias ter colocado esta publicação em melhor altura. Ando há séculos a tentar combinar uma viagem a Florença precisamente por esse prato que é finalizado no queijo (ok, não só, obviamente, Florença faz o meu coração palpitar, mas esse prato é uma boa razão!).
    Presumo que não saibas mais detalhes tais como: a afluência ao almoço, se temos de ir cedo, se aceitam reservas... SE souberes, ficava agredecida, caso contrário entro em contacto com o restaurante.
    Mais uma perguntinha, tem estacionamento perto? Desculpa, mas sou do Norte e Lisboa ainda me desorienta :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónima, de facto, há questões que não tenho forma de te responder e que aconselho a, realmente, ligares ao restaurante e te informares com quem, de facto, tem como o saber. No meu caso, fomos a um Domingo e não fizemos reserva, porém, chegámos cedo (às oito estávamos a pedir um lugar). À medida que o tempo passou, vieram mais pessoas, pelo que recomendo que, pelo menos ao jantar, tentes optar por vir cedo. O espaço, ainda assim, é grande, mas por se encontrar perto do Saldanha, é melhor jogares pelo seguro.
      Há estacionamento na rua do restaurante mas se pretendes ir ao Italy durante a semana, tenho grandes dúvidas de que consigas garantir um lugar. O Saldanha é uma zona cheia de avenidas, o que significa que não tens propriamente um parque de estacionamento e vais ter de encontrar uma rua com um espacinho mesmo feito a pensar no teu carro. Se fores no fim de semana, as chances estão a teu favor. Espero ter ajudado :)

      Eliminar
    2. My two cents: aconselho reservar mesmo para um almoço, especialmente se forem mais de duas/quatro pessoas — costumam ter bastante afluência, pelo menos aos domingos!

      Eliminar
  6. Assim já me oriento melhor: sei que é uma zona complicada e que fazem reserva e tudo :) Muito obrigada Inês e Sílvia!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.