PASSAPORTE || Parques de Sintra


Adoro a Serra e os parques de Sintra. Os cheiros, os sons, a imensidão, o nevoeiro que, por vezes, surge e torna todo o ambiente mais assombrado. Claro, as histórias, lendas e boatos ajudam — e admito que me arrepio com algumas delas — mas, em geral, a área natural de Sintra é o local perfeito para (literalmente) me perder e deixar encantar. Não sou louca por campismo, mas adoro uma boa caminhada.

Uma das melhores particularidades destas extensões de Natureza é o facto de serem gratuitas o que, tendo em conta que nos estamos a referir a Sintra, é um alívio para a carteira. Adoro calçar as minhas sapatilhas de trilha, meter a mochila atrás das costas e ter o telemóvel pronto para captar uma imagem deslumbrante. Entre lagoas, barragens, cascatas e arvoredos, é nestes parques que encontro a paz que, muitas vezes, me falta.

Adoro o som crocante dos meus pés a calcarem os caminhos, dos pássaros que se comunicam, sempre melodiosos, dos cheiros térreos e naturais. Adoro quando o Sol consegue encontrar uma brecha no meio dos arvoredos e deixa os seus raios iluminarem os caminhos de uma forma muito gentil. As lagoas são sempre calmas e serenas, onde o reflexo se mistura com a realidade. Grutas pequeninas, escadas à escala de duendes e pequenos tesouros escondidos no meio da Natureza, que ninguém sabe muito bem precisar a localização e que se tornam numa recompensa para os corajosos e aventureiros que decidem explorar mais além.

Há todo um ambiente de mistério e tons escuros que nos faz esquecer que estamos no nosso país. Portugal privilegia-nos com tantos espaços naturais, mas nenhum tem a identidade de Sintra, com o seu ar sombrio e encantado, cheio de miradouros escondidos.

Regresso à civilização sempre de bochechas rosadas, joelhos sujos de terra por escorregar, as solas das sapatilhas numa lástima, mas sempre renovada. Passear pelos parques de Sintra — passear a sério, a pé, a sujar, a subir por onde não há escadas, a descer de pernas dobradas e mãos esticadas, embrenhar na imensidão — é uma experiência única e libertadora. É um outro mundo à nossa disposição. E à nossa espera.

8 comentários

  1. Ando à imenso tempo a planear um passeio por Sintra... deve ser mágico! Que 2018 seja o ano em que finalmente piso essas terras! :)

    Beijinhos
    Andreia, ALL THE BRIGHT PLACES

    ResponderEliminar
  2. O parque de Sintra é tão bonito, fui lá em pequena, mas quero tanto lá voltar!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou completamente apaixonada pela serra de Sintra.

    ResponderEliminar
  4. É um dos primeiros sítios que quero mesmo conhecer em Portugal. Falam tão bem e vejo tantas imagens e fotos bonitas que a minha curiosidade é imensa :)

    ResponderEliminar
  5. E assim fiquei com vontade de voltar ao Gerês - é a minha "Sintra" :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  6. Uma das minhas recordações mais antigas é em Sintra, à entrada do parque onde comprei uma daquelas coisas de fazer bolinhas de sabao.
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  7. Eu quero imenso explorar melhor Sintra. Desde que visitei o Palácio da Pena que pretendo regressar e perder-me nos Parques de Sintra e visitar todos os tesouros que nos apresenta. (:

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.