NATAL || Ideias para Embrulhos


Embora seja uma tarefa que muitos evitem e considerem aborrecida, cá por casa faz parte da tradição e a mesa converte-se numa autêntica fábrica do Pai Natal. Este ano, o tema foi o papel pardo — que se revelou difícil de encontrar e pelo qual recebi muitas mensagens, portanto, vou partilhar convosco os lugares que me sugeriram: Tiger, Continente, IKEA e, se forem de Torres, a loja Smile ao lado da Agriloja — e deu-nos muita liberdade para decorarmos os presentes como quiséssemos. Por isso mesmo, decidi partilhar convosco algumas dicas e ideias na esperança de que sejam úteis para vocês e vos inspire a entregar para a outra pessoa um presente tão bonito por fora como já o é por dentro.

Enfeites de Natal | se vão embrulhar os vossos presentes com um papel sem padrões e de uma cor monótona — como é o caso do papel pardo, por exemplo — é importante que consigam dar alguma vida ao embrulho e que complemente a simplicidade do vosso presente. Os enfeites de Natal são os ideais. A melhor parte é que existem de milhões de feitios e tamanhos, que podem adaptar ao próprio formato e tamanho do embrulho, e estão em qualquer lugar, na maioria, a preços muito acessíveis. Podem comprar uma caixa e despacharem logo o assunto ou podem ir comprando os enfeites um a um, adaptando as figuras à personalidade de quem vai receber o presente (por exemplo, um enfeite do Harry Potter para o/a vosso/a Potterhead preferido/a). Podem brincar com os tamanhos e proporções, colocar enfeites mais elegantes para a mãe e um boneco do Pai Natal para as crianças, gizos, pinhas... São estes elementos que vão diferenciar os vossos embrulhos e garantir um toque único!

Polaroids | uma das ideias que mais estou a adorar colocar em prática. Para quem, como eu, adora fotografia e sente saudades de a ter no papel, esta é a forma mais bonita, personalizada e especial de aprimorarem o vosso presente, afinal de contas, todos gostamos de guardar fotografias de momentos únicos. Podem fazê-lo no formato polaroid ou em qualquer outro, mas o primeiro, por ser mais pequenino, confere um toque de "lembrança" mais especial e não monopoliza o vosso embrulho inteiro. Pode mesmo ser uma polaroid que já tenham tirado ou podem adicionar uma moldura (hoje em dia, há trezentas apps para isso) e imprimir. Depois é só colarem num canto do presente e já está! É uma forma muito mais única de identificar para quem é o presente e demonstra que pensaram na pessoa até ao mais ínfimo detalhe. Também resulta bem em fotos estilo photobooth (se não têm nenhuma, uma vez mais, podem recriar usando apps). Tenho-me divertido a escolher fotografias especiais de mim com os meus amigos e sinto que torna todo o embrulho muito mais carinhoso.
Dica extra: em vez de fita-cola, utilizem massa adesiva. Uma pequena bola segura na perfeição a fotografia, não fica a ver-se cola em lado nenhum e torna-se muito mais fácil para a pessoa que receber o presente tirar a fotografia sem a danificar ou rasgar!

Emblemas | embora tenha abraçado a capa negra desde o primeiro dia em que a coloquei nos ombros, sei que nem todos partilham a mesma visão que eu e gostam de colocar e receber emblemas para a sua capa. Esta é também uma forma de tornarem o embrulho mais personalizado e especial. Escolham um emblema que gostariam de oferecer e utilizem-no para fazer parte do embrulho. Já estão a oferecer antes mesmo de a pessoa desembrulhar e tenho a certeza de que será um miminho-extra muito especial! 
Dica extra: uma vez mais, dêem preferência à massa adesiva para conseguirem manter seguro o emblema no papel!

Sacos de garrafa | os sacos de garrafa não têm apenas de servir o seu propósito mais óbvio! Para presentes compridos e esguios, embalagens cilíndricas, jarras, estatuetas ou mapas, os sacos de garrafa podem ser a vossa salvação. Por norma, estes presentes são muito chatos de embrulhar e o resultado final fica esquisito e nunca reflecte o esforço. Poupem tempo e stress, especialmente agora que existem sacos de milhões de padrões e desenhos, que certamente se vão adaptar à personalidade da pessoa e ao presente que está no seu interior.

Postais | há quanto tempo não escrevem (na vossa letra) uma mensagem especial para alguém que admiram ou nutrem carinho? Aproveitem esta ocasião — a melhor, sinceramente — para o fazerem e juntem ao vosso embrulho um envelope com um postal e uma mensagem especial. Tirem uns minutos para abrirem o vosso coração e agradecerem com carinho tudo o que essa pessoa representa na vossa vida. Quando crescemos e temos o privilégio de ainda recebermos estes postais de Natal, compreendemos que o verdadeiro presente sempre esteve do lado de fora do embrulho.


Autocolantes | uma vez mais, é a ideia certa para quem vai usar papéis monocromáticos. Os autocolantes, além de baratos, são uma forma fácil, rápida e divertida de criar um padrão ou de dar mais vida ao vosso embrulho. Uma vez mais, encontram em todo o lado, de todos os tamanhos e feitios e sobre os mais variados temas. Como, cá por casa, temos o tema do papel pardo, escolhemos uns flocos de neve brancos e brilhantes, de diversos tamanhos, para contrastar com o tom do papel e criar um padrão festivo e mágico!

Caixas | existem certos presentes que nem arrisco tentar embrulhar. Para formatos bizarros, redondos ou para múltiplos miminhos, o melhor que podem fazer é apostar numa caixa e pouparem dramas com fita-cola. São fáceis de encontrar, com milhões de padrões — até existe em papel pardo, imaginem! — são úteis para a pessoa que recebe o presente, já que pode guardar a caixa. A vantagem da caixa é que também permite que a decorem como quiserem, sem grandes limitações.

Usar papel de outros padrões | há sempre papel de embrulho perdido e tiras de papel que não dão para embrulhar nada. É nelas que pego para criar decorações para os embrulhos. Bolinhas que colo nos embrulhos ou recorto em triângulos para criar uma faixa de festa, com vários padrões. É fácil e possibilita-vos aproveitar esse papel que, doutra forma, iria ser deitado fora.

Plantas falsas | azevinhos ou pedaços de pinheiro falsos são excelentes formas de tornarem o vosso presente alusivo ao Natal sem que seja demasiado óbvio, infantil ou excêntrico. Gosto de comprar estas plantas com arame porque facilita o trabalho para mantê-las seguras no laço. É também um truque fantástico para preencherem o embrulho e darem vida, sem grandes esforços.

Iniciais grandes | aproveitem uma cartolina numa cor contrastante ao papel do embrulho e contornem a inicial do nome da pessoa para quem vão oferecer o presente, em tamanho grande. Depois é só cortarem, utilizarem o furador de papel para que consigam pendurar a letra com uma corda e podem ainda no verso escrever, então, o nome inteiro da pessoa. Uma vez mais, fácil e dá um up nos vossos embrulhos.

Doces | o melhor enfeite para crianças. Aproveitem os chupa-chupas à moda antiga ou os candy-canes (as bengalas de Natal) para complementarem o vosso embrulho e tornarem-no mais mimoso e... doce! As mães não vão gostar nada, mas os petizes vão gostar mais de vocês do que do Pai Natal!

Quando tiver terminado todos os embrulhos, partilho no meu Instagram, portanto, fiquem atentos por lá!
@innmartinsm
Têm mais ideias fáceis e acessíveis? Partilhem nos comentários!

7 comentários

  1. Opá, que ideias incríveis!! Nunca fui pessoa de embrulhar presentes e nunca me dei ao trabalho para tal. Aos poucos presentes que vou oferecer este Natal, vou mudar a minha visão e dar-lhes um up com base neste post. Obrigado! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou bastante prática. Coloco o presente embrulhado dentro de um saco natalício x)

    ResponderEliminar
  3. Excelentes sugestões :). A ideia das Polaroids é muito original, depois partilha o resultado.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Ohhhhhhhh! Pensei que ia ser um post muito mais gráfico! Mal posso esperar que comeces a partilhar esses embrulhos, que devem estar MAGNÍFICOS, pelo Instagram. Estou mesmo ansiosa. Aliás, gostei tanto da originalidade destas ideias que creio mesmo que vou implementar algumas nos embrulhos cá de casa. Até fiquei mais entusiasmada 🙈
    OBRIGADA por esta prenda de Natal! 💚🎄🎁

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto disto, Inês! Cá em casa todos os embrulhos são pensados ao pormenor,fazendo parte do presente. E assim que perguntaste por papel pardo, no instagram, percebi que ias fazer coisas bem giras! Adorei estas ideias e vou levar algumas comigo. Bons embrulhos! :)

    ResponderEliminar
  6. Que boas ideias! Papel pardo é o meu go-to já há uns 2 ou 3 anos e não o largo! Depois, adiciono fita-cola gira, uns desenhos feitos com sharpie, fitas, e agora estou com vontade de juntar mais umas coisas :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  7. Adorei as ideias! O único problema é que se os embrulhos forem demasiado bonitas até dói a abrir os presentes, eheheh
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.