MÚSICA || Músicas de Natal Preferidas

Christmas (Baby Please Come Home)
Salvo raras excepções, vão reparar que gosto mais das músicas de Natal que são animadas. Eu associo o Natal a uma época de alegria, de energia final para o ano que termina e excitação (das crianças para receberem presentes e nós por estarmos todos, uma vez mais, reunidos). Adoro esta música da Mariah Carey, que até costumo chamar a prima da All I Want For Christmas Is You, e o seu espírito animado, a letra apaixonada e saudosa... É a música que, quase sempre gosto de meter a tocar na cozinha, para cantar com uma colher de pau (quem nunca?)

Christmas Lights
Como referi, existem excepções e esta é logo a primeira que apresento. A balada natalícia dos Coldplay surpreendeu-me completamente quando a lançaram mas, desde então, arrebatou o meu coração. Tem um espírito melancólico que, embora contraste com a minha visão do Natal, agrada-me. É aquela música de Natal que gosto de meter quando estou a ler alguma coisa e a beber um chá, relaxada.

Driving Home For Christmas
Tenho muitas e boas memórias de ouvir esta música no carro, precisamente, quando íamos a caminho de Aveiro ou de Gaia para celebrar o Natal. Sempre foram os meus Natais preferidos e sentia precisamente a alegria da música por regressar a casa para celebrar uma época que me faz tão feliz. 
É também uma das músicas que mais guardo com carinho porque estava a tocar quando levámos a minha avó a Torres para celebrar o Natal por cá. Sempre que a oiço lembro-me dela connosco no carro, com o seu sorriso carismático e impossível de não sorrir de volta. É uma música que me deixa mesmo feliz por escutar.

Fairytale of New York
De todas, acho que esta é a que remete menos ao Natal, pelo menos, a nível sonoro. Não tem elementos clássicos de músicas de Natal e a letra também em nada se assemelha às anteriores, mas eu adoro. Tem inúmeras referências musicais à Irlanda (a começar pela origem da banda) e é uma música animada, com um refrão impossível de não querer cantar a altos berros e que me faz sempre pensar nos meus amigos. Em especial, na minha querida Fiona. Um beijo para ti xx.

All I Want For Christmas Is You
Não consigo escolher entre as duas versões que são absolutamente diferentes. Uma tem a sonoridade original e animada, que nos coloca com o astral para cima e que dá excelentes concertos de duche ou karaokes de carro. A outra, uma balada mais saudosa e emotiva, na voz inconfundível e talentosa do Bublé mas que eu acho tão bonitinha e poderosa. Ambas estão no meu coração e faço questão de as ouvir imenso, nesta época. A última adoramos pôr a tocar quando regressamos a casa, depois da ceia de Natal.

Shake Up
Não consigo ouvir esta música sem sorrir. Esta música traduz felicidade máxima e é assim que me sinto quando a oiço. Acho que reflecte totalmente o lado mais alegre que o Natal pode oferecer, o lado mais entusiasta. O Natal pode ter várias facetas — muitas, certamente, mais melancólicas que outras — e uma delas é o sabor doce de termos um mês inteiro para arranjar pretextos incríveis para nos encontrarmos com as nossas pessoas, cidades inteiras iluminadas de magia, crianças que ainda acreditam no Pai Natal e cozinhas e transbordar de cheiros incríveis e recheados de nostalgia e memórias. E é esta energia boa que eu sinto que a música reflecte.

Let It Snow, Let It Snow
Em miúda, tinha uma cassete — cuja versão, em DVD, já está em minha posse — com algumas curtas da Disney associadas ao Inverno ou Natal. Entre elas, havia uma curta em especial que me deixava sempre feliz, que incluía uma pista de gelo e um casal de pinguins apaixonados a patinar. Se não estou em erro, esta era a música que tocava — se não era, uma outra muito parecia com a mesma voz, provavelmente — e eu amava. Sempre adorei as versões clássicas das músicas de Natal (com o Frank Sinatra, Nat King Cole, Bing Crosby...) porque me fazem lembrar a Disney e as suas curtas natalícias. Trazem de volta o sabor de infância que eu acho tão fundamental no Natal e que tanto se perde, à medida que crescemos. Sempre que escuto esta canção, lembro-me dos pinguins apaixonados e do cheiro dos doces de Natal que estavam a ser preparados.

It's Beginning to Look a Lot Like Christmas 
Fiz um enorme esforço para não colocar todas as músicas do Michael Bublé neste top, porque aquele álbum está muito bem conseguido. Mas seria impossível não incluir esta. É a que mais gosto de ouvir no começo de Dezembro, onde o espírito de Natal se começa a entranhar na nossa alma e começamos a desejar azevinhos, biscoitos de gingerbread, árvores de Natal e luzinhas a toda a hora. Acho a música tão doce e envolvente... É uma canção que, de uma forma que não consigo explicar melhor que isto, me faz sentir esperança.

Waltz of The Flowers
Já partilhei convosco que o bailado Quebra-Nozes — e o próprio ballet em si — me fazem recordar imenso o Natal. Não só porque assisti a este bailado num Natal da minha infância mas porque eram os meus filmes preferidos de Natal. Enquanto a cozinha entrava num caos de arroz doce e Bolo Rei, eu ia esperando a chegada do Pai Natal vendo a Barbie e o Quebra-Nozes e a outra versão de animação creepy de 1991 e fazendo as coreografias ao mesmo tempo que a personagem — obrigada pais, pela sala grande e o chão de madeira —. Por tudo isto, é natural que as músicas de Tchaikovsky pertençam todas à minha playlist de Natal e todas façam parte das minhas memórias natalícias. É também ao som delas que gostamos de montar a árvore de Natal. Sempre que as oiço, recordo-me dos meus pezinhos dentro das sapatilhas a imitar, na perfeição, a coreografia que a Barbie e a Shelly fazem no final do filme (e que eu adorava poder dançar nas minhas aulas de ballet).

Do They Know It's Christmas? (2014)
Não podia deixar de incluir esta versão lendária, com uma letra forte e esmagadora. Certo que a versão original é incrível, mas eu gostei especialmente desta nova, feita em 2014 e com artistas mais actuais. Gostei da combinação das vozes, dos arranjos e achei que transmite a mesma energia. Ed Sheeran, Coldplay, One Direction, Rita Ora, Sam Smith são apenas algumas das participações com que podem contar, nesta versão.

Quais são as vossas músicas de Natal preferidas?

5 comentários

  1. Há músicas de Natal que são autênticos clássicos e, quer se goste ou não, conhece-se sempre, e é quase impossível não cantarolar. É mais ou menos a minha relação com o All I want for Christmas.
    Gosto muito do Do They Know It's Christmas?, mas da versão origina. E tenho um carinho muito especial pelo Happy xmas do Jonh Lennon

    ResponderEliminar
  2. Lá em casa temos a tradição de colocar variadíssimas músicas a tocar na véspera e dia de Natal, acompanhando os nossos serões, refeições e momento de troca de presentes. E muitas destas músicas fazem parte dessa lista. São absolutamente intemporais e mágicas! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro as músicas/covers da banda She&Him, sem dúvida as melhores para ouvir no Natal!

    https://strawberryafternoons.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. És a segunda pessoa que conheço que ouve Shake up, sem brincadeira! E em termos de músicas favoritas: Shake up (Para sempre a número 1 ehehe), All I want for christmas is you (as duas versões e também a da mariah com o bieber) e Mistletoe do bieber

    ResponderEliminar
  5. Também gosto muito das músicas de Natal alegres. As minhas favoritas são mesmo os clássicos, All i want for christmas, Last Christmas, Let it Snow Let it Snow,... Mas ultimamente descobri uma nova e que é a minha favorita, Beautifully Normal, que apareceu na publicidade do Lidl :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.