Um dia depois de lamentar no Twitter, por não ter ido a tempo de comprar bilhetes em lugares decentes para ver um bailado, eis que recebi um presente de Natal antecipado para ver um dos bailados que tinha mais curiosidade: Giselle, pela companhia Russian Classical Ballet.
Estreado a 28 de Junho de 1841 na Ópera de Paris, Giselle — o meu primeiro bailado fora do universo Tchaikovsky — conta a história de uma camponesa que fica de coração partido depois de ver o seu amor a trair e morre. O bailado faz também referência às wilis, espíritos que morreram antes de casarem e que causam a morte dos homens através da sua dança.
Giselle não tem nada de natalício mas muito de deslumbrante. Dividido em dois actos — sendo que o segundo é o meu preferido — foi o bailado mais encantador que eu já vi, tornando-se no meu favorito. A música dramática e imponente, a exigência técnica, a beleza dos figurinos todos de branco e delicados e o efeito deslumbrante de várias bailarinas em palco ao mesmo tempo tornou Giselle num bailado inesquecível, que fez os meus olhos brilhar e a boca ficar entreaberta durante todo o espectáculo. Acredito que só poderá ser superado por um Lago dos Cisnes mas, até lá, ficará merecidamente no topo dos meus bailados preferidos e é o espectáculo que recomendo a todos aqueles que têm fascínio pelo ballet clássico e romântico. Quando penso em bailados — ou no próprio ballet em si — é momentos como o do "Acto Branco" que surgem na minha cabeça.
Acredito que deva ter sido uma experiência incrível, também é um dos meus sonhos ver um bailado ao vivo. Já vi o Giselle, mas no Youtube , na versão do teatro Alla Scalla com Roberto Bolte e a Svetlana Zakharova
ResponderEliminarPor onde anda a Sofia?
Nunca vi um bailado mas tenho imensa curiosidade em experienciar um! Não conhecia o Giselle mas pelo que descreveste parece ser encantador, vai ficar na minha bucket list!
ResponderEliminardeve ter sido uma experiência incrivel (:
ResponderEliminarhttp://arrblogs.blogspot.pt/
Nunca assisti a um bailado mas tenho imensa curiosidade, este em específico parece lindo! :)
ResponderEliminarNunca assisti a um bailado mas adorava *.*
ResponderEliminarAcho muito giro teres a tradição natalícia de veres um bailado. Deve ser realmente encantador. Eu não assisti a um bailado, mas adorava!
ResponderEliminarBeijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry