ISTO É TÃO INÊS || 23.


Hoje, celebro 23 anos de vida. Uma vida recheada de privilégios e momentos que, em parte, foram partilhados neste espaço, com vocês. Hoje, aos vinte e três, sinto que há muitas esferas da minha vida que não vejo totalmente resolvidas ou compreendidas, sinto que há muitos caminhos que ainda não desbravei totalmente. E faz parte. O meu crescimento, amadurecimento e a própria vida vão acabar por resolver. 

Por outro lado, sinto que criei uma relação muito bonita e especial comigo mesma e com diversos aspectos que, há alguns anos, não estavam resolvidos. Nem sempre me amei. Nem sempre me achei bonita (nem por dentro, nem por fora). Nem sempre tive auto-estima. E este é um dos trabalhos pelos quais mais estou grata: por ter feito as pazes comigo mesma, por ter encontrado beleza onde antes existiam reclamações e imperfeições intoleráveis, por me ter perdoado por todos os defeitos. Por compreender o que realmente é ser bonito, inteligente, interessante, importante e que podia ser tudo isto, sem senãos.

Chego aos vinte e três segura de que tenho o direito de me sentir bonita por fora, se assim o desejar; que tenho coisas interessantes para dizer e ainda mais para conhecer e aprender; que a ausência de interesse ou amor por parte de uma pessoa não anula que eu seja amável ou interessante; que o meu corpo, mesmo que não sendo esculpido por anjos, mesmo tendo um centímetro a mais aqui e outro a menos ali, é meu, e posso aproveitar todas essas características que me foram atribuídas da forma que me fizer sentir mais Inês. Que o meu entusiasmo pelas coisas que me fazem feliz não é patético ou exagerado, é válido porque é o meu entusiasmo. E se me mantiver honesta comigo mesma, com os meus interesses, com os meus desinteresses e com o que me faz feliz, as pessoas que me querem bem também ficarão felizes - mesmo que não partilhemos esses interesses -. Aprendi a abraçar a Inês sem mágoa, sem rancor, sem coisas por dizer ou perdoar. Eu apoio-me e torço por mim. E isso foi uma conquista muito importante, ao longo destas duas décadas.

Tenho vinte e três anos de memórias e obrigados. Tenho uma família que me mostrou o que era amor incondicional antes mesmo de eu ganhar consciência de tal conceito, que me deu uma educação maravilhosa e partilhou valores que levo comigo no coração, todos os dias.
Tive uma companheira maravilhosa que me escolheu e que cresceu comigo, lado a lado: a Laika. A minha amiga leal que me mostrou que o amor ultrapassa defeitos. Tenho uma outra companheira incrível, a Belka, que verdadeiramente me mostrou que podemos sempre voltar a amar, que temos sempre força para voltar a criar um laço e uma ligação forte. Que o "nunca mais" não existe quando somos bons por dentro.

Tenho um grupo de amigos sólido, que não me larga. Quando caio para o fundo do poço, eles agarram-me a mão e não me largam, cheios de teimosia. Não me dão um ombro para chorar. Dão-me os dois. E quando, finalmente, estou no topo do telhado, eles estão lá também. Verdadeiramente felizes por estar feliz. A torcer por mim. Conhecem-me de ginjeira, há anos. Sabem "o que a casa gasta". E eu sou grata pela confiança deles.

Ao longo destes vinte e três anos, li livros que me ensinaram a ver tudo de perspectivas distintas, não só ouvi música como a aprendi, fiquei mais confiante, rija e compreendi perfeitamente o significado de "compromisso" através do basquetebol - que apresentou algumas das pessoas que levo comigo para a vida -. Pisei novos continentes e vi o Sol a nascer do lado do mar. As viagens mostraram-me a arte, a cultura, as tradições, a natureza e as pessoas de uma forma inigualável. Mergulhei em águas únicas, aprendi a relativizar os meus problemas e a compreender a dimensão do mundo. Passei a valorizar ainda mais algumas coisas que damos por garantidas. Deslumbrei-me com os quadros e esculturas mais emblemáticos, caminhei em ruas cujas fotografias não conseguem fazer jus, provei sabores inesquecíveis, contactei com espécies de animais e plantas de uma forma natural e conversei com pessoas absolutamente inspiradoras. Conheci as suas histórias, fiz perguntas, e criei laços pelo mundo. 

Vi quase todos os meus artistas preferidos da primeira arte, escolhi um curso e uma universidade que me fizeram conhecer pessoas espectaculares. Aprendi coisas sobre saúde e sobre o meu corpo que, ainda hoje, me surpreendem. Usei a capa negra a preceito, disse sim a todas as festas que faziam sentido a minha presença. Criei histórias que ainda hoje contamos. Agitei fitas nos céus.

Criei o Bobby Pins e esta comunidade de leitores que eu estimo de coração inteiro. Que lêem o que penso sobre o mundo, sobre mim, sobre tantas coisas que me fazem feliz. Conheci pessoas incríveis graças a esta paixão e que me inspiram a ser ainda melhor.

Celebro estes 23 anos repleta de memórias inesquecíveis. Estas são as esferas da minha vida pelas quais estou mais grata, pois elas foram o principal gatilho para, hoje, ser a Inês que sou. Do jeito que sou. É uma juventude de histórias boas, de pessoas bonitas, de aventuras entusiasmantes, momentos marcantes e aprendizagens únicas. E é isso que eu festejo, hoje. A vida. Celebro a minha jornada pela minha auto-estima, celebro os lugares maravilhosos que me marcaram, celebro as pessoas que gostam de mim tal como sou, celebro as oportunidades únicas que eu não perdi. Celebro a felicidade que vive dentro de mim e a esperança que a acompanha, celebro todos os presentes que estes anos me trouxeram. Alguns materiais. Alguns com batimento cardíaco (os mais importantes). Celebro tudo isso. Porque tudo isso é o que faz a vida fazer sentido e é o que me faz feliz. É o que me deixa completa. Sou eu. Feliz aniversário!

11 comentários

  1. E que ao longo da vida continues a fazer mais conquistas e a superar-te ainda mias. Feliz aniversário mais uma vez Inês mas principalmente parabéns pelo incrível ser humano que és.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns Inês! Que daqui para a frente cresças muito mais, vejas muito mais e explores muito mais com a tua mala rosa!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  3. Feliz aniversário, Inês! Já somas 23 voltas em torno do sol!
    É com enorme gosto e alegria que te acompanho semanalmente aqui pelo blogue. Sinto como se já te conhecesse um pouco mais a cada novo ano celebrado. E isso é tão bom! És uma rapariga inspiradora e tão bonita por dentro quanto por fora. Mantém esse teu lado tão consciente, mas ao mesmo tempo sonhador. Um grande beijinho e feliz 23! :D

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Não nos conhecemos pessoalmente mas considero-te uma das pessoas mais genuínas da blogosfera. Fico feliz que tenhas saído vitoriosa da viagem de amor-próprio e a aceitares todas as tuas qualidades e defeitos. Desejo-te a maior sorte e felicidades :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  5. Inn, muitos parabéns! Espero que o teu dia tenha sido incrível, como mereces! :D


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  6. Que bom que tenhas vivido tanto em tão pouco tempo! Com 23 anos ainda tens uma vida toda pela frente, e espero eu, cheia de momentos ainda mais maravilhosos e alegres :)
    És uma pessoa mesmo muito bonita por dentro e por fora, e nunca duvides disso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Mas que lindo texto! Só por causa dele mereces viver muitos mais anos. Uns incríveis três! =P Brincadeira.
    Espero que possas festejar muitos mais e que este dia possa ser celebrado durante muitos mais anos e que ao longo deles possas ir colecionando mais e mais vivências tão ou mais bonitas que aquelas que aqui descreves. A vida deve ser usada para evoluirmos e parece-me que estás a tratar desse departamento muito bem.
    Muitos parabéns (atrasados) e muitas felicidades. Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  8. E muitas mais esferas irás acrescentar ao teu mundo!

    E tal como tu fazer as pazes connosco é do melhor que há.
    Viramos ímans quando gostamos de nós. Atraímos quem nos quer!

    ❥ Biju da Ju,
    juvibes.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Muito parabéns! Se fores sempre a Inês deste texto, terás sempre sorrisos à tua espera no final do dia!

    ResponderEliminar
  10. Que texto tão bonito. Realmente não há nada melhor do que estarmos felizes connosco e com o que fomos construindo nesta jornada, que o amor próprio esteja sempre presente e que os teus te acompanhem por muitos anos.
    Um beijinho, parabéns :)

    ResponderEliminar
  11. E desde que eu te sigo, continuas a ser das pessoas mais genuínas e verdadeiras da blogosfera! Muitos parabéns, mereces tudo de bom!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.