BOM GARFO || Landeau Chiado

 LISBOA

Desde que visitei o Landeau, é a imagem dele que me ocorre quando penso em cafés hygge. Escondidinho no Chiado e bem pequenino por dentro, o Landeau é o local perfeito para os amantes do aconchego e do chocolate.



O dia estava nublado e, quando entrámos, mergulhámos num mundo a meia-luz, acolhedor, com sofás que nos afundam e mesas gigantes onde eu certamente trabalharia, se vivesse ali perto. Jazz e blues a tocar ao fundo, uma decoração pensada ao pormenor como se fosse uma sala de estar onde queremos impressionar os convidados e uma certa ausência de ruído que se tornou muito aprazível.
A estrela do espaço é, claro, o famoso bolo de chocolate. Composto por três texturas diferentes, sendo que a base é em bolo, a camada superior é mousse e a cobertura é de chocolate em pó. A magia começa aqui: não é muito doce, tampouco é enjoativo.


Pedimos uma fatia para cada uma — porque amigas, amigas, bolos de chocolate à parte —, chá para acompanhar — o meu Earl Grey, o dela de menta — e sentámo-nos nas poltronas, prontas para conversar sem dar conta do tempo.
Se há algo que valorizo numa ida a um restaurante ou café, são os pequenos pormenores e atenções. Aqueles detalhes que muita gente quase nem liga, mas que eu registo sempre na memória. E um deles foi a empregada trazer um pequeno jarrinho com água para podermos regular a temperatura do chá — que chega sempre a ferver — para que possamos degustá-lo imediatamente com o bolo. Quantos cafés prestam o mesmo cuidado? Na maioria dos casos, sou eu que tenho de o solicitar, portanto, apreciei imenso o gesto (especialmente porque farto-me de consumir chás em cafés).



E o bolo, Inês? Certo, passemos então ao bolo. Bolo de chocolate é uma das melhores razões para sermos felizes, portanto, devo avisar-vos que não sou esquisita com bolos de chocolate, desde que não sejam secos. E este era tudo menos seco. Macio, cremoso, com o chocolate em pó aveludado a invadir-nos o céu da boca e a encher-nos o paladar de sabor. Não é, como já referi, um bolo demasiado doce ou enjoativo, tem um equilíbrio perfeito de açúcar e sal, o que o torna muito agradável para comer num lanche despreocupado, especialmente se tiverem uma bebida forte para cortar os sabores. No entanto, talvez tenha tido azar com a minha fatia, mas o meu bolo carecia seriamente da base de... bolo. A camada que eu esperava que fosse mais fofa e que estimulasse mais a mastigação estava, também ela, muito mole e com uma textura muito parecida com a da mousse. E tenho de vos confessar que, se por um lado, sou doida por bolo de chocolate, por outro não sou apaixonada por mousse, portanto, este excesso de creme não me conquistou. Gostei imenso do sabor, da harmonia no paladar e da ideia das três camadas mas, para mim, o melhor bolo de chocolate do mundo continua a ser aquele por onde sopro as velas, todos os anos, e que está a anos-luz deste nosso amigo.


Não regresso morta de vontade para comer mais uma fatia, sou honesta, mas fui feliz naquele lanchinho e regressava, certamente, para revisitar aquele lugar e passar um serão de trabalho por ali. Se não gostam de bolos enjoativos, apreciam uma boa mousse, ao contrário de mim, e ainda se identificam com o conceito de hygge — devo alertar-vos de que é um espaço completamente offline, reforçando ainda mais o conceito ao qual o associo —, então o Landeau é o local ideal para levarem uma bela companhia e tornarem a vossa tarde mais especial. Além do Chiado, ainda existe um espaço no Lx Factory e, se quiserem apenas fazer de júri do bolo, sem tempo a perder, têm ainda um espaço no El Corte Inglés. E aceitam encomendas.

______________________________
Rua das Flores, nº70, , 1250-195
Lisboa
Contacto: 911 810 801 (Chiado - faz encomendas) // 917 278 939 (Lx Factory - faz encomendas) // 213 711 700 (El Corte Inglés) 

7 comentários

  1. Confesso que não sou fã de bolo de chocolate - aliás, não sou fã de bolos no geral- mas como tenho ouvido falar tão bem do bolo da Landeau estou pronta para lhe dar uma chance (embora haja escassez de oportunidades) ahah
    Apenas tinha conhecimento do espaço da Landeau no Lx Factory mas este parece-me tão mais bonito, com um ar tão nórdico e hyge (como lhe chamaste tão perfeitamente) e parece-me tão mais outonal que sinto que o meu coraçãozinho de amante de outono vai ficar super aconchegado neste espaço!
    Adorei este post e mal posso esperar por fazer a minha própria visita!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro bolos, de chocolate, de iogurte... Eu basicamente sou viciada em açúcar. Esse bolo de todos os anos é caseiro? Há receita? Um beijinho e feliz ano novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me dera ter a receita, mas é um bolo de pastelaria mesmo. A pastelaria é cá em Torres e o bolo é absolutamente divinal! :)

      Eliminar
  3. Esse bolo de chocolate tem tão bom aspecto.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do espaço, de aspecto tão acolhedor. Se há pormenor de que gosto num café para passar umas horas a conversar, é o ambiente relaxante, a meia-luz. Parece-me uma boa opção para um final de tarde nublado :)

    ResponderEliminar
  5. Confesso que só conhecia a Landeau do Lx Factory porque estive lá há coisa de um mês. Fiquei maravilhado com a decoração daquele espaço mas, já vi que a do Chiado não lhe fica nada atrás. Em relação ao bolo, gostei mas havia ali algo no meio que me impediu de o adorar. Tal como tu, não é algo que fizesse questão de repetir já, mas no futuro claro.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  6. Ahh, fiquei tão tentada em visitar! Se a oportunidade surgir, quero que seja com alguém especial, ou mesmo na própria companhia - porque eu também sou especial! - portanto, obrigada pela partilha! ♡

    Beijinhos,
    novo blogue: "IMPERIUM"

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.