MÚSICA || Playlists do Spotify Preferidas


Não é segredo nenhum para vocês que eu adoro música, nos mais variados estilos. Existem vários tipos de ouvintes de música - todos eles válidos - mas eu sou incapaz de viver sem música e de só ir conhecendo coisas novas através da rádio. Não sou uma pessoa que ouve música pela sensação de companhia ou para encher a sala, como muitas vezes fazemos com a televisão. No fundo, eu não consigo ter esse tipo de distanciamento da música. Podia dizer que se deve ao facto de ter estudado música, de ter tocado um instrumento, de ter estudado um sem fim de partituras, mas é mentira. Desde miúda que sou assim, ligada à música, mesmo quando nem sequer compreendia notas musicais.
Eu adoro fazer playlists no Spotify. A prova disso é as dezenas que tenho criadas no meu perfil. Nenhuma existe por acaso e eu gostava de partilhar convosco quais são as minhas cinco preferidas, de todas as que criei. Talvez alguns de vós já as conheçam - e sigam! -, mas eu queria apresentá-las de uma forma mais pessoal e especial.

hot chocolate moment
Sempre quis que esta playlist transmitisse conforto. E encontro quando olho para a janela e vejo um dia nublado, com uma caneca cheia de uma bebida quente e fumegante, com a cerâmica a aquecer as minhas mãos, com o gosto doce da bebida a escorregar pela garganta. É um momento simples, relaxante, mas que me deixa muito feliz. Eu encontro conforto em cafés com mesas de madeira, janelas grandes, música Jazz ao fundo e o sorriso de alguém com quem converso. Foi a pensar nestes pormenores aconchegantes que escolhi as músicas desta playlist e espero mesmo que se sintam assim, desta forma que eu descrevi.


you'll be the dj, i'll be the driver
Esta playlist já teve um nome diferente - que é o mesmo que está na capa e que eu mantive, pelo carinho -: chamava-se "A música que vou ouvir no meu Fiat 500". Era, de certo modo, a playlist que eu gostaria de ouvir se eu conduzisse o carro dos meus sonhos. Nada me faria prever que, de facto, eu ia ter um Fiat 500 para ouvir a playlist que tinha criado especialmente para ele. Foi de tal forma engraçado que não tive coragem de mudar a capa, mas mudei o nome. Nesta playlist, encontram todas as músicas que eu gosto de ouvir enquanto conduzo. Aqui, existe uma certa mixórdia e não deixam de ser escolhas muito particulares, mas eu sempre gostei de conduzir com músicas cheias de ritmo e sonoridade. Embora adore a Smooth FM, reconheço que não é, de todo, este o estilo de música que eu gosto de ouvir quando o volante está nas minhas mãos. Eu adoro cantar - bem alto -, batucar com os indicadores no volante, fazer coreografias de pescoço e ombros, aproveitar os semáforos para acrescentar mais estilo às minhas danças e de sentir a harmonia entre a paisagem que se desfoca com a velocidade e a energia das faixas escolhidas. Esta é a típica playlist para darmos um concerto e fazermos figuras tristes no trânsito. Ou para trazer mais beleza e intensidade a uma roadtrip.


instrumental mood
Aqui, as minhas raízes de estudante musical abraçam-me. Eu confesso que, por mais que adore uma boa voz, o meu coração inclina-se sempre para o lado instrumental. Eu adoro quando uma música tem um excelente corpo musical, do qual nem sentimos falta da voz - que também é um instrumento, eu sei -. Aqui não há voz mas há sons aveludados das cordas dos violinos e violoncelos, pingos de chuva provocados pelos pianos, batimentos cardíacos acelerados pela energia das cordas das guitarras, fluidez garantida pelos instrumentos de sopro. Há música clássica e contemporânea e inúmeros artistas que podem ficar a conhecer pela sua mestria em composição ou instrumentalização. Também gosto muito de incluir nesta playlist algumas faixas de bandas sonoras preferidas de filmes. Enfim, talvez não seja uma playlist com um ritmo fluido e harmonioso (tanto podem estar a ouvir, num momento, uma música de piano delicada como, na faixa seguinte, uma banda sonora apoteótica) mas acho que é um espaço excelente para mergulharem no mundo dos instrumentos e da música no seu lado mais orgânico. Gosto sempre de aconselhar quem ouve esta playlist (ou música instrumental) para prestarem atenção em todos os sons e nos instrumentos de fundo, e não simplesmente na sonoridade em geral.


nap nap
Embora seja um título sugestivo, não é música de dormir. Há dias em que só quero deitar-me (ou mergulhar numa banheira de água quente e perfumada) e fechar os olhos. Não necessariamente para dormir, mas para sentir o peso do dia e os problemas acumulados a esfumarem-se. E, por isso, escolhi músicas que transmitissem esta sensação de leveza, de relaxamento. Sem ritmos acelerados, sem mudanças de volume inesperadas, sem gritos ou sonoridades pesadas. As vozes são delicadas, os tempos são vagarosos, os sons são tranquilizantes. É uma playlist que eu espero que, quem a oiça, consiga respirar fundo, de olhos fechados, e sentir o corpo a amolecer, o ombros a perder a tensão, o peito a ficar mais leve e - porque não?  - as pálpebras a pedir uma sesta apaziguante. É um refugio.


you go girl!
Eu acho tanta piada a esta playlist. É para todos nós - rapazes também, perdoem-me pelo sexismo do título -. Escolhi músicas que nos levantem o astral, que animem o nosso espírito, que nos relembrem da confiança que temos dentro de nós e de que nunca nos devemos esquecer do quanto valemos e da importância do nosso amor próprio. Pode fazer com que a manhã fique mais animada, e já vale a pena. Pode fazer com que andemos de uma forma mais confiante, na rua, enquanto ouvimos as batidas nos fones, e a missão já está cumprida. É a lista de músicas ideal para dançarmos ao espelho enquanto vestimos o nosso visual preferido, para ganharmos energia extra a meio do treino, para enxugarmos a última lágrima e dizermos "agora vou dar uma chance a mim própria de ser feliz". São as músicas que eu acho que nos inspiram a olhar mais além, a sentirmo-nos bonitos, suficientes e incríveis. Nós conseguimos chegar lá e, às vezes, a música pode ajudar-nos a relembrar disso. Ou dar o ritmo necessário para o interiorizarmos.


Foi uma publicação diferente, mas eu diverti-me tanto a fazê-la! E vocês, quais são as vossas playlists preferidas, no Spotify?

9 comentários

  1. Que publicação tão interessante e adoro a forma como escreves! :)

    https://batomebotasdatropa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Já segui o teu perfil e todas as tuas playlists que puseste aqui ahahah Vou ouvir nos momentos certos

    Beijinhos. Há Giveaway a decorrer no blog! Participa e subscreve a Newsletter do blog!
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  3. Finalmente esta publicação aconteceu! E eu adorei-a como pensei que ia adorar :)

    ResponderEliminar
  4. Muito fixe! Também tenho uma hot chocolate, duas you go girl, outra de músicas que me alegram sempre e umas temáticas. Adoro fazer playlists :)

    themerrymarie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Gostei especialmente da hot chocolate moment e da nap nap, pois reúnem um conjunto de músicas que gosto muito de ouvir. Obrigada pela partilha, Inês!

    ResponderEliminar
  6. Estava mesmo a precisar de uma publicação destas para encontrar músicas e arranjar a playlist certa para aqueles momentos em que estou de cabeça cheia e só quero fechar os olhos e relaxar um bocado.

    Adoro os teus nomes! Também sou team nomes originais, as minhas chamam-se "Acoustic baby flowers", "Careless young adult" e "depressing friday night at home" ahahahahhaha

    ResponderEliminar
  7. Adoro todas mas tenho um carinho especial pela nap não que uso muitas vezes enquanto me arranjo naquele tom mais suave para ir acordando devagar e a instrumental mood que é a minha companhia do estudo!

    ResponderEliminar
  8. Oh meu Deus, sim!! Obrigada por esta publicação! Já andei a seguir umas quantas, e estou de olho em tantas outras playlists que segues e fizeste! ♥

    LYNE

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.