PASSAPORTE || 10 Destinos que Quero (muito!) Visitar


É de coração cheio que eu recordo todos os destinos por onde já pude passar, todas as culturas que pude conhecer, todas as comidas que já pude provar, patrimónios naturais, culturais, artísticos que pude contactar. Viajar é a melhor coisa que vão levar da vossa vida, esta é a única certeza que levo comigo, ano após ano. É um privilégio já ter conhecido muitos dos meus destinos de sonho e de me ter apaixonado por outros tantos que decidi conhecer - e que me esforço muito para que vocês conheçam e se apaixonem, também, por aqui - mas a lista dos que quero descobrir nunca pára de crescer. A cada nova viagem que planeio, outros cinco destinos despertam o meu interesse. Este é o problema de quem é mordido pelo bichinho das viagens - fica cada vez maior e mais audaz.

Mas temos sempre aquelas viagens de sonho. Aqueles destinos que até vos falta um batimento cardíaco, cada vez que pensam nele. E quando planeiam essas viagens, a emoção é tremenda. Hoje, trago-vos 10 destinos que me fazem sentir assim. Que eu quero muito, mas mesmo muito, muito, muito conhecer. Aqueles que eu mais quero cruzar da lista. Alguns são cidades específicas, que não quero perder por nada. Outros são países, porque escolher só uma cidade ficaria muito complicado e tornaria a lista absurdamente extensa. A ordem de apresentação é alfabética.



1. AUSTRÁLIA
Quem diria que um dos meus destinos de sonho é a Spider-alligator-shark-snake-killerant-land. Acho que tenho tanto desejo de conhecer este país como tenho medo. Eu considero a Austrália a viagem de uma vida; não é um destino que possam planear para uma semaninha. Há tanto para ver, conhecer e fica tudo tão longe que se torna necessário uma enorme quantidade de tempo para conseguir apanhar o básico. É como o Louvre - não se vê à primeira, nem à segunda. Já para não falar da enormidade de horas de voo. Quero passear por Sidney, Melbourne e Philip Island. Quero fazer fazer alguma experiência na grande barreira de coral. Quero desfrutar das praias magníficas que o país oferece. Quero conhecer a Uluru e alimentar Koalas e Kangurus. Quero andar de jipe pelos desertos secos australianos. Mas, acima de tudo, quero viver o ritmo deles. É um estilo de vida que estou muito familiarizada e que os meus avós, quando lá foram, amaram de tal forma que ainda hoje falam do destino com carinho. Sinto que atingi todos os goals de vida quando tiver um bilhete de avião com destino para lá.


2. BRASIL
Ninguém entende a minha curiosidade com o Brasil. A primeira coisa que vem à cabeça de todos, quando falo deste país, é Carnaval, criminalidade e praia. Não sei porquê, mas sempre vi mais. Talvez porque o meu pai e o meu padrinho estejam fartos de contar histórias incríveis do país e experiências maravilhosas. Quero conhecer o Rio de Janeiro e subir ao pão de açúcar, ir à escadaria de Selarón, aproveitar as praias, participar nos churrascos. Mas também quero ir a Natal, quero nadar nas "cachoeiras" e conhecer o lado mais genuíno. Quero fazer sandboard e visitar a Amazónia. O Brasil é um destino que desperta o lado aventureiro e alegre de mim.


3. CROÁCIA
Outro país que tem um sem fim de lugares que quero conhecer. O incrível da Croácia é que eu acho que é um destino muito completo e rico; tem um lado muito cultural - que, pessoalmente, eu gosto muito e desperta o meu interesse -, tem um lado mais balnear, descontraído e verosímil e tem uma vertente mais natural, com as cascatas e parques. É aquele destino que eu me vejo a fazer com amigas, a perder-me nas ruas, entre arvoredos ou num mergulho no mar. É lindíssimo, absolutamente intrigante e caro. É uma viagem que requer muita organização e planos, mas que está fisgada há alguns aninhos.


4. DUBLIN (2019)
A culpa é inteiramente da Fiona, e não faz mal. Mais até do que Inglaterra, a energia Escocesa e Irlandesa cativa-me. São mais alegres e calorosos! Se Edimburgo já conquistou todo o meu coração, nem quero imaginar Dublin. Sinto que é um destino europeu muito esquecido na gaveta e que tem um potencial tremendo por toda a sua riqueza cultural, urbana e social. É um destino relativamente fácil de cruzar, especialmente comparado com os outros mencionados acima, mas que fica sempre para depois. E não pode ser, porque eu quero sentir a alegria irlandesa da minha amiga!


5. ISLÂNDIA
Sempre olhei para a Islândia como o destino idílico para quem gosta de aventuras ao ar livre. E por aventura, não me refiro, necessariamente, a radicalismos, mas sim o momento "de cortar a respiração"; de seguir no carro por estradas sem fim para ver paisagens de fazer o queixo cair. De nos sentirmos pequeninos no meio das grutas de gelo colossais. De nos deslumbrarmos com a beleza que está ao nosso horizonte e nos céus, pelas auroras boreais. É um destino que não deixa ninguém indiferente e que tem o gatilho perfeito para construir memórias inesquecíveis. Acho que nunca regressamos iguais depois de sermos abraçados pelas relíquias e fenómenos da Natureza, ou pelo menos eu nunca regresso igual. Emociono-me, deslumbro-me e sinto-me sempre mais rica quando me deixo envolver neste tipo de destinos e aventuras. Tenho imensa curiosidade com o Norte da Europa e podia perfeitamente preencher toda esta lista só com destinos de lá. Mas se pudesse escolher o primeiro para visitar, a Islândia seria a resposta.


6. ITÁLIA
Uma pequena batota visto que, como sabem, eu já fui a Itália. Mas existem tantos lugares de Itália que ainda quero conhecer que podia, também, preencher de uma só vez esta lista. Florença, Roma e Costa Amalfitana estão no pódio e são aquelas para as quais quero trabalhar a sério para conhecer. A História e a Arte são duas áreas pelas quais tenho interesse desde muito, muito nova e ver relíquias deslumbrantes ao vivo é sempre muito emocionante, para mim. Aconteceu isso em Milão e foi inesquecível, pelo que quero repetir com Florença e Roma. Gostei muito do ambiente de Itália e adorava regressar. Já a Costa Amalfitana, desejo-a pelas mesmas razões pelas quais me apaixonei por Como e Veneza: perder-me. Quero perder-me nas ruas, nas paisagens, quero envolver-me com o lugar. Quero regressar sem palavras.


7. JAPÃO
Há 11 anos que sonho com o Japão. Desde que o meu pai regressou de lá e mostrou todos os lugares por onde passou, desde que falou da cultura tão contrastante e funcional. O Japão é um mundo à parte, muito fascinante e interessante. Funde muito bem a componente mais espiritual e ancestral com a vertente mais urbana e moderna. Gostava de conhecer o Japão com o meu pai, em especial. De irmos juntos. É trezentas vezes mais espectacular conhecer uma cultura, um costume ou uma tradição com alguém que os conhece intrinsecamente. Com alguém que sabe imensas expressões da língua, que sabe como devo circular, cumprimentar, responder. É maravilhoso quando estás num restaurante típico e explicam-te tudo o que está a acontecer. É uma viagem de pai e filha que gostava muito de concretizar. Seria especial para o meu pai regressar lá, com outra idade e - definitivamente - outro contexto, e para mim, por conhecer um "mundo novo" com alguém que o conhece com a familiaridade certa.


8. SUIÇA
Este é o problema de termos amigos na Suiça; cada vez que regressam, falam de um sítio novo de lá que "tens mesmo de visitar quando cá fores!". Conclusão: tenho um sem fim de cidades que quero conhecer. Quero comer fondue, ter uma overdose de chocolate, ver as montanhas, sentir o ritmo da cidade, ir a todos os restaurantes que vejo nos snaps que me enviam - tortura internacional. Acho que é um destino tão requintado, distinto e belo, sem pretensões. Sonho contigo, Suiça. E, ao contrário de meio mundo, eu gostava de a visitar no Verão e não no Inverno.


9. VIENA
Quando a minha mãe regressou de Viena, a primeira coisa que me disse foi "Faças tu o que fizeres na tua vida, vai a Viena. É o destino mais Inês do mundo. Por onde quer que andasse, o que quer que visitasse, o que quer que olhasse, só pensava 'Isto é tão Inês'" e eu tenho de concordar, mesmo ainda sem ter posto lá os pés. Tem um património de perder de vista, a cidade é de uma beleza ímpar, todos os cafés transbordam o meu estilo, tem parques que parecem ter sido pensados só para mim, museus deslumbrantes, tem Mozart por todo o lado e ainda ballet. Se são leitores fiéis do Bobby Pins, não preciso de dizer mais nada porque vocês estão a acenar e a dizer "Inês e Viena têm de acontecer. Foram feitas uma para a outra!".


10. VIETNAME
Mais um destino que despertou o meu interesse graças ao meu pai. A Ásia é um continente absolutamente desconhecido, para mim, mas pelo qual tenho muita curiosidade. Já referi o Japão, mas o Vietname está, também, na lista, apesar de serem dois países completamente diferentes em inúmeras particularidades. O meu pai já tinha na bagagem um cem número de países quando foi ao Vietname e, ao regressar, confessou que foi um dos países que mais lhe marcou. E quanto mais eu ouvia, mais queria conhecer. Quero muito descobrir a cultura asiática aos olhos do Vietname, de observar toda a dinâmica de rua, de atravessar as ruas com o coração na boca porque os carros não param, de ver os templos imponentes, de experimentar comidas novas e conhecer as pessoas. O que fazem, como falam, no que acreditam. As suas tradições, hábitos e rotinas, que vemos a cada esquina que cruzamos. É um destino que exige bagagem; não é uma capital europeia. Exige algum estômago, um olhar diferente, uma forma de ver o mundo madura. É um destino que nos choca e que não se funde na nossa pele com rapidez. Mas, depois de algumas viagens que pude fazer e experiências que pude viver, sinto-me preparada para absorver esse contraste. Acho que já tenho o terreno preparado e, se me chamarem, sei que vai ser mais fácil adaptar do que se nunca tivesse feito viagens diferentes e me tivesse ficado pelas capitais da Europa.

E vocês? Qual é o vosso TOP10 de destinos de sonho?

14 comentários

  1. A Islândia e a Croácia fazem parte dos meus destinos de sonho, bem como a Itália e a Irlanda :)

    ResponderEliminar
  2. Os meus destinos de sonho neste momento são Nova Zelândia, Austrália, Filipinas, Argentina, Islândia, Croácia, Marrocos e Escócia! Sim são muitos e quero muito conquistá-los a todos!

    Os meus amigos foram numa viagem da escola a Dublin na Páscoa e babei para todas as fotos que vi! Contaram-me que se orgulham muito da sua independência e divertiram-se mesmo muito! Felizmente vou a Florença no verão e não consigo conter o entusiasmo e concordo com a tua mãe, vais amar Viena! Adorei do fundo do coração e tenho pena de não ter entrado em nenhum museu e de não ter ficado lá mais tempo! Diverti-me imenso lá e curiosamente o lago à frente do palácio da imagem estava completamente congelado quando lá fui! Viena transpira glamour, arte, música e arquitectura e tem uma pastelaria de brandar aos céus! Vais adorar! Inclusive qd voltei a Budapeste mandei uma mensagem à minha mãe a dizer que aquilo era completamente a cara dela e que ia adorar, coincidências giras!

    ResponderEliminar
  3. Alguns desses sítios também estão na minha lista. No entanto já estive na Croácia, e fiquei desiludida. A parte "bonita" de lá, digamos assim, são as ilhas.. porque Zagreb não tem nada de especial

    ResponderEliminar
  4. Partilho a Itália contigo! Parece-me um país lindo que vale mesmo a pena!
    https://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Nota-se mesmo que viajei pouco quando a minha resposta ainda passa por Paris, Amesterdão, quero conhecer Barcelona e outras cidades emblemáticas da Europa. Também tenho imensa curiosidade em conhecer Dublin e o Japão foi a minha obsessão durante a minha "I love anime" phase ahah! Mas ainda é um país que tenho imensa curiosidade e vontade de visitar!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  6. Brasil (Rio de Janeiro e Amazónia), Islândia e Itália estão sem dúvida no meu top 10. Mas para além desses, adorava conhecer mais do Canadá para além de Toronto (e perder-me na Natureza), a cidade de Nova Iorque, Grécia, Indonésia e Tailândia, Marrocos e Inglaterra :)

    ResponderEliminar
  7. Destes destinos de que falas já fui a Viena e a Itália (mas concordo que este país não chega visitar uma vez só... há muita coisa, muitas cidades, é dos meus destinos preferidos). Quanto à Austrália, meu deus quero tanto ir, sem dúvida é o destino de uma vida. E depois Brasil e Croácia também estão nos meus "destinos a visitar um dia", é daqueles que tem mesmo que ser.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Também quero muito conhecer o Brasil, a Croácia, Dublin e Viena. E tenho de admitir que fiquei super curiosa para conhecer todos os outros locais que mencionaste! Um local que também quero muito conhecer é Cuba, estou muito apaixonada.
    Beijinhos,
    http://tlganna.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Cheguei agora de Roma e venho de coração cheio! Viena já visitei mas foi só por um dia e estava mau tempo e talvez por isso confesso que não fiquei completamente fascinada mas tenciono voltar! Croácia e Islândia também estão na minha lista sem dúvida!:D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Iria a todos esses destinos(com repetições), mas tenho especial curiosidade na Islândia(+pelas paisagens) e Vietname(+pela comidinha)! Contudo, o próximo não será nenhum deles. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosa com a tua escolha de destino, vou ficar a aguardar a revelação (e as fotos, sempre soberbas e delicadas!) :)

      Eliminar
    2. No final do próximo mês já ficas a saber qual é. Vou trazer algumas, soberbas e delicadas é que não posso prometer, mas obrigado pela consideração! :)

      Eliminar
  11. Eu vivi na Irlanda durante seis meses, passei muito tempo em Dublin e quero tanto voltar. Vais adorar! Eu apaixonava-me sempre mais um bocadinho.
    Dos destinos que vi na tua lista quero muito ir ao Japão, a Viena (por todos os motivos que tu mencionaste), à Austrália, a Itália, à Croácia e à Islândia.

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Ler esta publicação acompanhada de um chá, uma velinha e um ambiente super confortável, deixou-me babada, confesso. Para começar, temos muitos destinos em comum! Japão, Brasil, Itália, Austrália... Fora da tua lista, tenho Espanha, Inglaterra, Grécia, Marselha, regressar a Bélgica com outros olhos, e o destino mais especial, Portugal de cima a baixo! ♥
    Beijinhos,

    LYNE

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.