PASSAPORTE || Lago Retba, Senegal


Existem, no mundo inteiro, apenas oito lagos cor-de-rosa - pelo menos que estejam publicamente oficializados - e o Senegal tem um deles. Claro que, assim que comecei a planear a viagem, fiz questão de saber como lá chegar.

O lago Retba, mais conhecido entre os locais como Lac Rose, é enormíssimo e localiza-se na península de Cap Vert, muito perto do deserto de Niaga que, numa futura publicação, também merecerá o seu tempo de antena. Ganha a sua característica e lindíssima cor rosa (muitas vezes avermelhada) graças à Dunaliella salina algae, embora a concentração deste halófilo varie ao longo de toda a extensão de água e faça com que nem toda a superfície do lago adquira as mesmas tonalidades. Consoante a estação do ano e as condições climáticas, o lago pode ficar mais rosa, mais avermelhado, ou simplesmente azul.

Importante referir - embora eu considere isto um facto óbvio, sei que não é de conhecimento universal - que as imagens que vêem por todo o lado de lagos rosa (de todo o mundo) não têm aquela aparência de iogurte líquido de morango. Uma breve pesquisa no Google sobre lagos cor-de-rosa fará com que percebam o que estou a explicar. Estas "edições" fazem com que muita gente chegue a estes verdadeiros tesouros e olhe para eles com desilusão (afinal de contas, não era um Suissínho gigante). Felizmente, não foi um sentimento que partilhei porque já estava preparada e porque acho que estes lagos são tão raros que o simples privilégio de poder ver e nadar num já satisfaz os meus sonhos.


Mas o lago Retba não ganha apenas um galardão especial de pink lake. Este é, também, o segundo lago mais salgado do mundo, apenas ultrapassado por um que existe na Antártida que é mais 4% salgado que o Retba. Portanto, colocando isto numa perspectiva de probabilidades, este é o lago mais salgado do mundo que terão boas chances de ver e nadar. E o Mar Morto?, perguntam vocês. O lago Retba é cerca de 7% mais salgado que o Mar Morto. O que significa que, sim, também vão flutuar perfeitamente nas suas águas.

Devido a estas concentrações salinas gigantescas, é o local perfeito para a extracção de sal, e a paisagem tem tanto de fascinante como imponente. Num dos recantos do lago, podem observar verdadeiras montanhas de sal, que conferem ao horizonte uma sensação de neve que brilha à luz do Sol. É o resultado da extracção diária feita pelos locais com a ajuda de pirogas - o barco típico do Senegal - onde vão colocando as pedras de sal. A concentração é tal que, na beira do lago, encontram verdadeiros cristais que grudam na areia, nos barcos e em tudo o que se encontre ao seu alcance.


A água é extraordinariamente quente e, como já referi, podem nadar no lago, embora seja aconselhável que não tornem a exposição muito prolongada devido aos efeitos de tamanha concentração salina na vossa pele. Uma das precauções que os extractores de sal têm é colocar manteiga de Karité no corpo, de forma a criar uma barreira gordurosa e protectora. Aliás, em todos os mercados que passarem, vão encontrar manteigas de Karité à venda.


Não consigo conter o entusiasmo que é poder ter visto e nadado num lago rosa. Desta aventura inesquecível, trago um saco de cristais de sal que uma senhora nos ofereceu, durante a visita, e uma concha que apanhei durante os meus mergulhos e que estava há tanto tempo exposta à água que ficou muito rosa no interior. É um momento e uma visão única. 

7 comentários

  1. Ohh, tão bonito :') Cada vez mais tenho vontade de visitar este país!!!

    ResponderEliminar
  2. Em 2017 também vou visitar uma cidade com um lago cor-de-rosa! Estou ansiosa e espero ter a sorte de encontrar uma recordação tao boa como essa conchinha <3

    ResponderEliminar
  3. Ahahah, não é um Suíssinho gigante mas acredito que seja belíssimo na mesma!

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Deve ter sido uma experiência única! Sempre tive muita curiosidade sobre estes lagos e espero também vir a nadar num c:

    Beijinhos,
    http://lastcollectionbyap.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Estou a apaixonar-me cada vez mais pelo Senegal! Que tesourinho! Parece ser tão belo e eu já ando a sonhar com um lago cor-de-rosa há tanto tempo!

    ResponderEliminar
  6. Tão bonito, Inês!! Embora não seja o rosa cor de iogurte de morango, é um rosa de um vinho rosé e é igualmente espetacular!!

    ResponderEliminar
  7. Inês, não vais fazer os favoritos do mês de março?

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.