PASSAPORTE || Deserto de Niaga, Senegal


Esta viagem foi a conquista de vários sonhos e desejos, entre eles, andar num deserto. O deserto de Niaga não tem uma extensão de areia tão infinita como um Sahara - muito menos dunas verdadeiramente montanhosas - mas é uma paisagem de perder de vista e fascínio. Permanece com alguma vegetação graças a dois factores fundamentais: a presença de um oásis (e, acreditem, é tal e qual o que vai na nossa imaginação) e porque está próximo da costa africana.


Enquanto o Rally Dakar decorreu no Senegal, este deserto era um dos pontos de passagem, incluindo a costa. A prova terminava, depois, no Lago Retba. Embora o evento tenha, há muito tempo, mudado de lugar, ainda existem dezenas de experiências e tours que podem realizar para viverem um pouco do que é um Rally Dakar.



Eu fui num jipe de caixa aberta altamente duvidoso fazer esta aventura. Além da minha companhia e do nosso guia, estava connosco um casal absolutamente adorável de franceses que completava 60 anos de casados. Não se deixem enganar pela possível idade deste dois simpáticos franceses, eles tinham toda a genica e espírito de aventura dentro de si. Mas confesso que temi por eles quando os vi alinhar na nossa experiência de Rally. O jipe salta, sobe e desce uma série de dunas e nós vamos saltitando no banco de um lado para o outro, rindo para disfarçar o nervosismo de tudo dar para o torto ou de um carro daqueles parar no meio do deserto.




A aventura vale totalmente a pena pelas paisagens, pelas aves que fogem de nós à medida que o carro passa, pela brisa do mar a bater nas nossas caras, pelo tempo seco do deserto a abraçar-nos o corpo. Quando estamos ali, rodeados apenas de areia, sentimo-nos pequenos em todos os pormenores, especialmente nos nossos problemas. Como podemos nós sofrer por coisas pequenas, quando existe algo tão inacreditavelmente belo e simples como um deserto?

7 comentários

  1. Adorava ir a um deserto! Deve ser uma experiência fantástica :). E esse é lindo! Que fotos lindas!
    Também gostava de alinhar nessa experiência Rally, deve ser muito divertido :).
    Admiro essas pessoas, que já viveram muitos anos, mas continuam com a mesma genica e energia de sempre, ou ainda com mais.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Que belo! Sonho tanto em conhecer um deserto, não tens noção! Deve ter sido uma aventura super divertida!

    ResponderEliminar
  3. Após estas publicações todas, o Senegal já está na minha lista de países a visitar!

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente maravilhoso! Tal como as fotos.

    ResponderEliminar
  5. Um passeio no deserto é algo que eu quero mesmo muito fazer.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  6. Deve ser uma experiência incrível, e pela qual todos nós deveríamos passar!!
    Também tenho imensa curiosidade em visitar um deserto! Talvez um dia! ^^
    Beijinho!

    LYNE

    ResponderEliminar
  7. Que fotografias maravilhosas!!! Parecem saídas de um catálogo ou de um filme :) adorava, um dia, poder fazer um passeio desses!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.