PASSAPORTE || Ponte de D. Luís I

A queridinha do Porto, cheia de história, encanto e até com direito a uma lenda. É assim que a ponte D. Luís I se ergue perante nós em todo o seu esplendor. O laço que une Porto e Gaia e que pode ser atravessada a pé, como decidimos fazer naquela tarde com um Sol maravilhoso, um céu azul lindíssimo e que remeteu-nos a um dia de Primavera.

Reza a lenda que a ponte apenas tem a referência "Luiz I" porque o rei não compareceu à inauguração da mesma. Tal ausência teve repercussões muito negativas perante o povo, pelo que exigiram que se retirasse o "Dom" da ponte. É uma lenda completamente falsa, uma vez que nenhuma das construções realizadas na altura têm o respectivo título antes dos nomes, e eram referenciadas assim mesmo durante a sua construção, pelo que esta história não possui qualquer fundamento. Ainda assim, não deixa de ser uma história!


Com todo o cuidado para não ficarem no caminho do metro que passa na ponte, atravessarem-na a pé numa caminhada despreocupada é um convite que deixo a todos. Fomos no nosso passo, admirando a paisagem, tanto do lado esquerdo como do direito. É delicioso olhar para baixo e ver as pessoas formiguinhas na sua vida corriqueira, olhar para o Douro cintilante do Sol e num azul hipnotizante. Quanto mais avançamos, mais fascinante se torna olhar para as margens e ver as casinhas coloridas e amontoadas, observar a vida que não pára lá em baixo e admirar os barquinhos tão castiços que provocam pequenas ondinhas no rio pachorrento. Os cadeados são uma contaminação desnecessária e irritante, mas não me importei nem um bocadinho de ler todas as mensagens de amor deixadas na ponte. Há tanto para olhar e observar enquanto atravessamos aquela ponte mágica e romântica. Não costumo fazer este tipo de sugestões porque acho que qualquer companhia de viagem é a ideal para dividirmos novas paisagens e lugares mas, se mo permitem, deixem-me dar-vos esta sugestão: não deixem de a atravessar com a vossa pessoa amada, num passeio despreocupado e de dedos entrelaçados. 



Já de noite, regressámos à ponte para que eu pudesse ver toda a beleza das margens à noite e foi encantador. A ponte enche-se de luz e no meio da escuridão profunda, encontramos pequenos pontes de luz que recortam a cidade, como velas gigantes no meio de um pano negro. Nessa noite estavam a haver tempestades na costa e ouvíamos as gaivotas e a agitação do rio em repercussão. Foi poderoso.

Em todos os locais do mundo, há clichés que merecem ser visitados. Porque os clichés não têm, necessariamente, de ser aborrecidos e sobrestimados. Às vezes significam apenas que milhares de pessoas nutrem amor profundo aquela pequena identidade do local. E a ponte D. Luís I é um exemplo disso. Um passeio obrigatório.

7 comentários

  1. E à noite, quando está iluminada, é ainda mais maravilhosa =)

    ResponderEliminar
  2. Fiz esse passeio no mês passado e adorei!:D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Estão lindas fotografias, Inês. É uma construção que proporciona uma vista incrível sobre a paisagem :)

    ResponderEliminar
  4. vivo aqui no porto há quase seis meses e ainda não atravessei a ponte e também não fazia a mínima dessa lenda mas até é engraçada ainda que falsa :P
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. É um ícone da cidade e foi durante muito tempo o meu fundo de telemóvel! Que saudades do Porto!

    ResponderEliminar
  6. Sou apaixonada pelo Porto e a Ponte D. Luís é dos meus locais favoritos

    ResponderEliminar
  7. encantas-me sempre com o que escreves :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.