PASSAPORTE || Apresento-vos o Souleymane

Para mim, além de todo o património cultural e paisagístico, faz parte da experiência de uma viagem as pessoas que conhecemos e que estimulam e enriquecem a nossa vida, a nossas próprias memórias dessa aventura. E, nesse contexto, não podia deixar de vos apresentar uma pessoa que enriqueceu bastante a minha viagem: Souleymane, o meu guia. Na improbabilidade de terem uma viagem marcada para o Senegal, neste preciso momento, não queria perder a oportunidade de vos dar a conhecer esta pessoa incrível e também contar-vos um pouco da sua história. Afinal de contas, é também uma forma de partilha da minha experiência por este país.

Souleymane foi o sexto dos 12 filhos que nasceram de um casal bastante pobre mas, de todos, foi o único que estudou. Tem dois filhotes, uma mulher que fala com o maior dos carinhos e está a lutar pelo seu sucesso profissional. Uma amiga da minha mãe, que já tinha, há alguns anos, viajado até ao Senegal, falou maravilhas de um guia que tornou toda a viagem mais especial e até nos mostrou uma foto ao seu lado. Qual não foi o nosso espanto quando demos de caras com ele, num sorriso gigante e aberto. Mas o pormenor que nos espanta assim que lhe apertamos a mão é... que ele fala português.

Isto é um pormenor extraordinário porque já ficamos espantados quando algum consegue arranhar o inglês. Mas Souleymane é um homem muito inteligente e, além de prosseguir os seus estudos e trabalhar como estagiário nas tours guiadas, poupou todo o dinheiro que obteve do estágio para entrar numa escola e aprender a falar português e inglês. Neste momento, é o único guia, na região, que fala português e este detalhe fez com que crescesse na equipa de guias e recebesse mais solicitações para excursões. Ele foi, portanto, o nosso tradutor e isso permitiu-me conseguir conversar com ele sobre uma série de assuntos do seu país que, com o entrave linguístico, não iriam fluir de uma forma tão fácil ou natural.

Além da sua simpatia e humildade inacreditáveis, é uma pessoa que quer muito aprender. Assim que se apresentou pediu automaticamente que o corrigíssemos sem piedade caso ele, durante as suas explicações/traduções, dissesse algo incorrecto. O seu entusiasmo por ser corrigido aumentou quando percebeu que a minha mãe era professora de português. 

O que eu achei admirável, neste homem, foi a sua capacidade para lutar pelo que queria, mesmo não tendo os ventos a soprar a seu favor. Tinha 11 irmãos mas não quis seguir o mesmo rumo que eles. Empenhou-se com unhas e dentes para conseguir ter dinheiro para estudar e, hoje, já conta com uma licenciatura, fala maravilhosamente português e, agora com filhos, trabalha o dobro porque quer que eles tenham a possibilidade de estudar mais facilitada. "Quero proporcionar-lhes a melhor educação possível". Actualmente está a tirar um mestrado em marketing turístico, mas só lhe é possível graças a uma benfeitora, que lhe paga os estudos. "Não posso desperdiçar o meu dinheiro na minha educação quando quero dar esse privilégio aos meus filhos", disse-me.

É admirável e eu precisava que vocês conhecessem esta pessoa cheia de alegria e de força. Embora não tenham uma excursão pelo Senegal com o Souleymane marcada para amanhã, eu queria que vocês também lhe apertassem a mão - da forma possível - e que se admirassem e inspirassem da forma como eu o admirei e inspirei-me. A educação é um privilégio e temos de lutar pelo que queremos. O Souleymane é a prova disso.

5 comentários

  1. Esse senhor é uma força da Natureza personificada, uma total fonte de inspiração para quem quer que seja. Espero que ele suceda, porque quem trabalha com tanto afinco para proporcionar a melhor educação quer para si mesmo quer para os filhos, merece-o!

    ResponderEliminar
  2. É sito que nos faz mais ricos quando viajamos... Conhecer pessoas novas, com vidas diferentes e tanto para ensinar.:D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Inspirador! Que homem inspirador. Mudou o rumo da vida dele e é motivado pela aprendizagem. Incrível. Admiro muito pessoas que gostam de estar constantemente a aprender e adoro aprender com elas. Que bom ter um guia, alguém a quem fazer questões, assim!

    ResponderEliminar
  4. Que pessoa tão inspiradora! Fiquei com uma imensa vontade dce o conhecer!

    ResponderEliminar
  5. Muito, mas mesmo muito inspirador! E tudo porque é nestes momentos em que por vezes desdenhamos daquilo que temos, que é importante lermos relatos destes e refletir um pouco. Sinto-me bem mais inspirada, acredita!
    Beijinho grande!

    LYNE

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.