DESPORTO || 5 Detalhes que Privilegio no Ginásio

Em 2016 abracei o mundo dos ginásios mas não foi um abraço fácil. Há muitas características e particularidades que eu desgosto nos ginásios, em geral, pelo que a minha escolha passou por um critério bastante rigoroso e muita ponderação. No meio de tantas ofertas, o que faz com que eu adore a minha escolha?

| NO CELLS, PLEASE
Este é um detalhe que me conquista por inteiro. O meu ginásio está divido em três espaços principais; o de convívio, com umas mesinhas no hall, o balneário e a área de treino. E os telemóveis não são permitidos na área de treino. Isto é maravilhoso a vários níveis, em especial, pela sensação offline que nos proporciona. Já a privilegio no meu quarto e tê-la no ginásio é esplêndido. Sinto-me imediatamente relaxada por saber que aquelas horas são minhas e que não podem ser interrompidas com chamadas, e-mails ou notificações de redes sociais. Já para não falar que esta regra poupa-nos às selfies de ginásio trágicas. E música? perguntam vocês. Pois para ouvirem a vossa música, têm de levar um mp3, mas nem isso faço, por causa do ponto que vou já apresentar.

| NÃO FAÇO EXERCÍCIO DESACOMPANHADA
Já vos falei sobre esta particularidade; o barato sai caro e um dos maiores erros da prática desportiva é a desatenção em relação à postura. É a postura que nos permite evitar lesões, que nos permite exercitar as zonas certas do nosso corpo e é o que evita mazelas. Para mim é muito importante que, no meu ginásio, eu não faça exercício desacompanhada. É por esta razão que não levo mp3; não só já existe música no espaço, como eu estou constantemente a falar com o meu instrutor. Nunca fiz um único exercício sozinha e com todos os meus anos de atleta, até é assustador dizer que, desde que lá estou, não houve uma única vez em que não tivesse de ser corrigida na postura ou execução do exercício. Faz-me pensar no erro gigante que seria eu estar a fazer tudo sem a devida chamada de atenção. Ai Dario e Edgar! Obrigada por salvarem a minha coluna.

| FLEXIBILIDADE DE PAGAMENTOS E 0 COMPROMISSO
O compromisso é connosco e não no papel. E o facto de me ver fidelizada no que quer que seja quebra-me a vontade de sequer me comprometer, em primeiro lugar. Este é um problema gigante nos ginásios, embora já não seja tão geral. Há a fidelização, ou o contracto, ou o compromisso. Não! Eu quero poder ter o livre arbítrio de ir todos os dias ao ginásio em Janeiro e, se me der na real gana, não ir um único dia em Fevereiro, sem ter de pagar o mês na mesma, ou pior... Pagar multas! Para mim foi muito importante abraçar um ginásio sem compromissos de papel. O outro detalhe que adoro é a flexibilidade de pagamento. Tenho uma "propina mensal" (variam todas conforme aquilo a que vocês se inscrevem) mas, se por exemplo só aparecer no ginásio a meio de Fevereiro, não tenho de pagar o mês inteiro, só pago metade. É excelente e é muito justo. Perfeito para mim porque sinto que me permito ir ao ginásio sem culpa na consciência ou na carteira.

| DIVERSIDADE DE AULAS
Eu adoro as aulas! Nunca pensei dizer isto, mas adoro. Adoro experimentar aulas novas, testar novos limites no meu corpo e distrair-me. Simplesmente distrair-me, deixar os dramas à porta e desfrutar da aula. E a variedade de aulas e horários encaixou nos meus padrões. Há aulas para quase todas as horas e das coisas mais variadas, desde zumba, abdominais, localizada, kickboxing, yoga... O difícil é escolher. Uma outra aula que adoro é a Express. É uma aula estrategicamente colocada à hora de almoço para quem só tem disponibilidade nesse espaço de tempo (como a minha tia, por exemplo). Dura 35 minutos apenas, mas é de uma intensidade astronómica. O objectivo é fazer com que a aula, que é curta, renda o máximo possível e, portanto, não param e são levadas ao vosso limite. A primeira vez que a experimentei, não a consegui terminar. Estava acabada e a derreter em água - que glamorosa... -. Agora já a consigo terminar, mas nem por um momento deixo de parecer uma vítima de combate. É só para corajosos (mas eu confesso que é das minhas preferidas). Para curtos espaços de tempo, não há desculpas para cuidar de mim.

| O ESPAÇO É MUITO PEQUENO
É extraordinário. É muito mais familiar. Não tem um ar de Fábrica de Abdominais e não se torna impessoal e caótico. Não sei se sou a única mas, quando eu olho para ginásios gigantes, eu confesso que fico intimidada. As passadeiras de perder de vista, as bicicletas espalhadas por todo o lado, os espelhos que dão uma ilusão de duplicado... Eu sinto-me pequenina, insignificante. Perco a confiança e não é esse o propósito. Adoro que o meu ginásio seja minúsculo e que tenha sempre as mesmas pessoas. As paredes são coloridas e todos nos conhecemos. Todos nos cumprimentamos e despedimos e sinto que estou num pequeno clube giro no qual eu tenho gosto em participar. Eu vou sempre de manhã e está praticamente vazio - já fiz n vezes o meu plano de treino sozinha (sem contar com o meu instrutor) mas também já calhou eu ter de fazer o plano ao final do dia e, embora mais movimentado, não está caótico e desesperante. Eu adoro.

5 comentários

  1. Parece ter sido uma boa opção. A questão da fidelização também é algo que me desanima logo.

    ResponderEliminar
  2. Todo o amor do mundo para ginásios familiares! Adoro conhecer, e ser conhecida por, toda a gente. Adoro a cumplicidade e as piadas que todos fazemos entre nós. É isso que me faz querer voltar todos os diaa ♡

    ResponderEliminar
  3. Valorizo imenso o tempo passado sem telemóveis, seja onde for!Consigo ser uma pessoa mais animada e bem-disposta se passar tempo comigo própria e longe de tecnologia!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tenho andado a ganhar coragem para ver se finalmente vou para o ginásio. "Companhia" de instrutores não me incomoda, mas se fosse um amigo, por exemplo, acho que talvez não fosse achar tanta piada. Concordo a 100% no que referes sobre a fidelização. Felizmente há cada vez mais estabelecimentos flexíveis nesse parâmetro. Uma sorte o teu ginásio não ser caótico, hoje em dia é raro!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  5. Eu desisti do ginásio exactamente pela parte da fidelização. Já gastei rios de dinheiro exactamente por ter falta de tempo e não poder "cancelar o contracto". Inclusivamente, estive num ginásio, que ao fim de um ano, renovaram-me o contrato sem eu ter assinado nada e sem a minha autorização e a pior parte foi que para sair de lá, tinha de ser com um papel do médico a dizer que não podia fazer desporto ou então tinha de morar a mais de x quilómetros de um dos ginásios deles. Só me consegui ver livre deles, três meses depois de ter vindo para cá :( jurei para nunca mais!!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.