BOM GARFO || Bodeguita del Medio

 HAVANA

Prontos para conhecerem o melhor lugar de Cuba para beberem mojitos? O galardão não foi atribuído por mim mas, para os amantes fervorosos da literatura, talvez reconheçam o individuo que tornou La Bodeguita Del Medio tão intemporal: Ernest Hemingway diz-vos alguma coisa? Pois ele era um grande fã deste lugar imperativo em Havana para conhecerem!



Eu estava com as expectativas elevadíssimas e muito ansiosa para a ver com os meus próprios olhos. É um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Cuba e, durante a minha adolescência, encontrei referências do mesmo pela minha casa toda, desde o mini quadro que o meu pai comprou com a pintura da entrada do bar, à caneca que me ofereceu com a fachada do bar estampada.


Para quem não tem hábito de consumir bebidas alcoólicas, desconfio que já esteja, imediatamente, a descartar uma visita. Pois saibam que é uma decisão pouco sensata. Apesar da fama lendária dos mojitos - comprovada pela minha companhia - La Bodeguita Del Medio é muito mais um espaço para se estar e absorver o ambiente do que para beber.


Tivemos sorte porque a rua não estava inundada de turistas, embora o balcão estivesse apinhado. Era possível estar no espaço sem me sentir sufocada e isso foi fundamental para observar tudo à minha volta. Em primeiro lugar, La Bodeguita é um completo tasco. Mas com uma energia e ambiente muito jovial, alegre e marcante - como tudo em Cuba -. As paredes estão cheias de bandeiras e quadros com fotografias, as prateleiras apetrechadas de garrafas e ouvimos música em qualquer canto. Existe também uma sala cheia de mesas e ainda um segundo andar.




Em La Bodeguita, o importante é pedirmos uma bebida - seja ela qual for - e depois partir para explorar o interior do espaço. Uma das coisas mais marcantes e únicas do lugar é que as paredes do bar inteiro estão cheias de mensagens e assinaturas de todas as pessoas que lá passaram (incluindo a de Hemingway, é só procurarem!). Num nível que chega até ao tecto. É intenso quando estão com o copo gelado na mão, um calor envolvente e, onde quer que olhem, vêem milhares de pessoas a deixar a sua marca naquelas paredes. Mesmo que não voltem, elas ficarão eternizadas num lugar tão lendário como La Bodeguita. É inspirador.


Claro que quis, também, deixar a minha assinatura, mas confesso-vos que foi um desafio. Não há espaço naquelas paredes azuis. Mas escolhi um lugar muito especial, bem perto da entrada. Para sempre ficará lá o meu nome e de onde venho.

La Bodeguita Del Medio é para irem com companhia divertida, pedirem um copo e sentarem-se no passeio em frente ao bar, também. Montes de pessoas o fazem. É um local de convívio onde vocês se sentem inspirados a rir, dançar, conversar e guardar bons momentos. Como referi, fui com elevadas expectativas de um lugar que sempre fez parte do meu campo de visão, em casa. Agora, com uma sensação de privilégio, eu posso dizer: é melhor do que tudo o que imaginei.

É obrigatório. Mesmo para quem não bebe. E, apesar de já existirem imensos Bodeguitas Del Medio espalhados por Cuba, o melhor é, sem margem de dúvida, o autêntico, em Havana Velha.

7 comentários

  1. Que nice. Fui a cuba quando tinha uma 12 anos, com os meus aos é como é óbvio não aproveitei nada disto. Adorava lá voltar :)


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Ai, gostava tanto de conhecer Cuba, especialmente Havana!

    ResponderEliminar
  3. Parece-me um sítio com um ambiente muito bom! E ainda bem que conseguiste ir numa altura em que não estava apinhado, certamente que a tua opinião seria diferente nesse caso.

    My Own Anatomy ♡

    ResponderEliminar
  4. Adorei conhecer mais um pedaço de Cuba aos teus olhos. Parece um local bastante rústico e tradicional :)

    ResponderEliminar
  5. Que brutal! Eu passaria montes de tempo a decifrar letras de pessoas que por lá passaram tal como fiz com os muros de Abbey Road Studios! E depois claro deixar a minha marca, é algo super giro e que nos fica sempre na memória! Já elogiei milhões de vezes as tuas fotografias mas nunca será de mais, além disso estavas tão bonita, Inês!

    ResponderEliminar
  6. Que giro teres falado nisto agora. Acabei de voltar de férias em Cuba há uma semana e estive na Bodeguita. Adorei o espaço e os mojitos, claro. Além disso, Havana é uma cidade incrível. Que saudades!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.