PASSAPORTE || Serralves


Foi a nossa primeira paragem, no Porto. Desde que a exposição de Miró foi anunciada, eu desejava fervorosamente visitar Serralves. Aliás, esta foi a minha primeira visita de sempre.

Miró é incrível, e vocês já sabem que é um dos meus artistas preferidos. Adoro a sua criatividade louca, as suas formas estranhas, a sua clara ausência de esquadria e a escolha de cores. Além das suas obras, têm ainda acesso a uma sala que projecta vídeos do pintor "com a mão na massa". Foi das poucas vezes em que eu me permiti a sentar a observar o vídeo - normalmente, os vídeos são a parte que menos desperta a minha atenção em museus e exposições. Achei incrível a aleatoriedade quase estratégica com que Miró pintava, queimava, borrava e desenhava. Foi verdadeiramente inspirador.


Não tivemos tempo para ver o museu porque tínhamos almoço marcado, mas a visita aos jardins era essencial. Foi um passeio tão agradável. Embora estejamos em pleno Inverno e quase todas as árvores estejam despidas, adorei os jardins, os seus caminhos abertos e grandes misturados com pequenos atalhos estreitos e verdejantes. Os miradouros abertos e gigantes que se tornam janelas belíssimas para a paisagem natural que se depara nos nossos olhos. Os lagos, fontes e recantos com grutas conquistaram-me. Os jardins de Serralves são uma mixórdia de Quinta da Regaleira, Parque de Monserrate e Parque Del Retiro.





A única coisa que me deixou profundamente triste foi a presença de lixo. Volta e meia encontrei pacotes de sumo, garrafas e guardanapos atirados para o meio do jardim. É uma pena que as pessoas não tenham um comportamento tão bonito quanto o espaço envolvente. Mas quero regressar. Fui muito feliz naquele lugar.

O bilhete de entrada para a Fundação (que incluí acesso ao Parque e Casa) tem o custo de 10€, sendo que estudantes, jovens entre os 13 e 18 anos e adultos com idade superior aos 65 anos poderão adquirir o bilhete por metade do preço. Portadores de bilhetes CP Alfa Pendular e Intercidades usufruem de 25% de desconto. A entrada é gratuita todos os primeiros Domingos de cada mês até às 13H00, crianças até aos 12 anos, associados aos 'Amigos de Serralves' e clientes BPI.

17 comentários

  1. Eu quero imenso ver a exposição de Miró!! Estou só à espera de oportunidade...

    ResponderEliminar
  2. Saudades de Serralves!!! A última vez que lá fui ainda andava no secundário... E agora, que estou lá tão pertinho, nem sequer devia ter desculpa...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Posso dizer que porto tem lugares bastante bonitos
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Eu bem digo que Serralves é mágico e brota tranquilidade por tudo quanto é lugar. Ainda bem que foste tão feliz quanto eu por lá :)
    P.S.- Realmente, não sei o que esta sociedade tem na cabeça a estragar assim um ambiente tão puro!

    ResponderEliminar
  5. Serralves foi um dos lugares que mais gostei de visitar na minha curta passagem pelo Porto.

    ResponderEliminar
  6. No Verão, Serralves tem uma luz ainda mais espectacular! É visita obrigatória!

    ResponderEliminar
  7. Adoro Miró e já tive a oportunidade de ver obras dele em vários museus, mas ainda não fui ver esta. E há ANOS que não vou a Serralves. É ridículo, porque vou ao Porto com relativa frequência mas acabo por «turistar» pouco... No entanto, essa exposição não me escapa, até Junho hei de ir lá!

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
  8. É triste encontrar lixo em todos os lugares mas especialmente em lugares assim tão mágicos.

    ResponderEliminar
  9. Ai, que saudades de Serralves! Quando lá estive, adorei o jardim (também não vi muito do museu)! :)


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  10. Nunca lá fui mas dizem tão bem do lugar que já começa a crescer o bichinho.
    Acho muito triste a falta de respeito pelas pessoas, tudo bem que há gente que está encarregue de manter o espaço mas uma ajuda de todos e o património estaria muito melhor mantido do que na verdade está. Não somos selvagens, temos cuidados em casa então temos de os ter também nos locais que visitamos.

    ResponderEliminar
  11. Quero tanto tanto tanto ir ver Miró a Serralves e explorar os maravilhosos jardins!

    ResponderEliminar
  12. Que espaço e fotografias tão bonitas. A combinação natureza e museu chama muitoooo por mim, tenho de visitar num futuro próximo

    ResponderEliminar
  13. Fui lá há semanas atrás e também adorei aquilo!!
    Chegaste a ver a biblioteca, a parte do Jardim onde tinha aqueles espelhos e aquelaquela árvore que era uma das mais antigas do mundo??

    ResponderEliminar
  14. É uma exposição que está na minha lista para este ano! Apesar de já ter estado no interior do Museu, esta é uma exposição que vou gostar e apreciar durante umas quantas horas!!
    OH, Carolina
    instagram: @carolinarfrancisco

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.