ISTO É TÃO INÊS || Sobre ser feliz


"És a pessoa mais feliz que conheço", disse-me um amigo. O comentário foi profundamente genuíno, mas a minha reacção foi franzir a testa e sussurrar um "disparate". Das duas uma: ou ele conhece poucas pessoas ou estava a ser lunático. Já me viu ansiosa, stressada, furiosa, perdida... Já me viu no meu ponto mais vulnerável e sensível onde, numa mesa de café, enquanto desabafava, não me consegui conter e salguei o chá com lágrimas. Saíram-me, tal era o desespero. Mas ainda assim, ele disse que eu era a pessoa mais feliz que ele conhecia. Lunático.

A discussão da felicidade é um assunto muito na voga, toda a gente fala dela. Especialmente nesta critica das redes onde uns reclamam por toda a gente querer mostrar que está feliz e a outra metade defender que o ideal é partilhar a felicidade. A felicidade está quase ao nível da política - quando falam, todos apontam as armas em riste com uma opinião. Até eu já falei aqui trezentas vezes sobre a felicidade. Sobre o que me faz feliz. Sobre o privilégio que tenho de viver experiências que me fazem feliz. Todos falamos de felicidade.

Eu fui para casa a pensar no seu comentário sincero. É um facto, eu não partilho aqui no blogue os meus momentos infelizes. Porque é o meu refugio. É um lugar que recorro só quando estou plena e contente e isso é óptimo porque remete-me para energias positivas. Eu entro no Bobby Pins e é como se tivesse construído um jardim verdejante onde eu posso respirar e encontrar coisas bonitas e felizes. E adoro regar esse jardim. Mas na minha vida não é assim.

Eu nunca fugi da minha ansiedade, dos meus medos, das minhas tristezas, muito pelo contrário. Eu desligo-me de tudo e discuto com elas. Eu compreendo-as. Eu não me forço a estar feliz quando estou triste, eu tento compreender o que me deixa triste e enfrento. É um processo que tento fazer o mais sozinha possível, mas nem sempre isso é possível - aquelas lágrimas no café, aquele abraço à Raquel quando ela veio a correr à hora de almoço, aquele desabar em frente ao Diogo no Marquês, todas as minhas frustrações na bancada do pavilhão com a Bea... São provas disso. Que não somos de ferro e que, por termos pessoas tão boas do nosso lado, permitimo-nos a pedir-lhes que carreguem, por uns minutos, as nossas lágrimas. Por favor, divide comigo. E é importante. As nossas tristezas e sofrimento têm de ser compreendidas e ultrapassadas com apoio das pessoas que amamos e admiramos.

Eu percebi por que é que ele disse que eu era a pessoa mais feliz que ele conhecia. Porque ele viu-me naquele café com as lágrimas a cair mas nunca me viu perder o meu equilíbrio e o brilho. Eu regresso feliz, não porque não quero incomodar, não porque eu meto uma máscara de sorrisos para passar um lanche, mas porque eu encaro de frente o que me perturba. Não é fácil, mas faz parte da felicidade. Reconhecer que tenho tristezas, que sofro, que me desiludo, que às vezes me sinto perididíssima, que às vezes falho e não sou tão boa como queria, que por vezes as coisas não correm bem. Reflectir e aceitar faz parte de eu ser feliz. Porque eu abraço aquilo que me entristece para, no dia a seguir, me despedir da tristeza sem rancor. Já sofri tudo o que tinha a sofrer por este assunto e agora é altura de erguer a cabeça, pegar na toalha e regressar ao jogo e jogar. Ser feliz. Fazer asneiras, correr riscos, e viver tudo de novo. Isto faz parte de ser feliz porque traz uma paz interior e um prazer de viver ímpares. Claro, continuo a ser ansiosa e penso demasiado em todas as possibilidades do universo - e sofro com muitas delas. Mas encaro de frente quando a ansiedade me bate à porta. Não lhe viro costas, não finjo que não existe e não coloco máscaras. Um a um. Em todas as emoções. E permito-me a senti-las.

No fundo, eu percebi que tenho um jardim muito maior do que eu pensava. Eu não tenho apenas um blogue que cuido e que me deixa feliz. Há partes do meu jardim que me vêem de lágrimas nos olhos. É assim que também o posso regar. São as minhas pessoas. Eu cresço com elas e eu passo-lhes o prazer de viver que carrego comigo. Viver é tudo isto e ser feliz também. É encontrarmos os nossos refugios, os nossos jardins, é inspirar fundo e de frente nas emoções mais negras e nunca termos medo de nos permitirmos a sentir as emoções mais luminosas, mais felizes. Talvez ele continue a ser um lunático que precisa de conhecer mais pessoas alegres - não me importo de apresentar umas quantas - mas já não acho um disparate tão grande. Eu sou feliz. Talvez não a mais feliz que ele conhece, mas eu sou feliz. Por ser muito humana e abraçar-me nessa condição.

Fotografia da minha autoria, por favor, não a utilizar sem autorização prévia

13 comentários

  1. Tive uma insónio gigante e pensei "vou ler o bobby pins, os posts mais antigos" quando chego aqui e me deparo com uma publicação bem fresquinha!
    Comecei a ler o post e preparava-me para comentar que o teu amigo te considera a pessoa mais feliz que ele conhece, não porque passas a vida a sorrir e "feliz", mas porque abraças todos os momentos de uma forma única e muito Inês. Permites-te a desilusão, porém, sabes que tens de voltar à vida. Não te proibes uma lágrima, porque não te esqueces como se sorri. Conheces bem de perto a sensação de frustração e, mesmo assim, dás-lhe a volta por cima. E, deste ponto de vista, és uma das pessoas mais felizes que eu conheço. Na verdade, já to disse várias vezes: és uma lutadora, uma guerreira, tens dentro de ti uma força incontrolável e espalhas boas energias sem sequer fazeres por isso. Sim, és uma das pessoas mais felizes que eu conheço! Junto-me ao grupo de lunáticos do teu amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caraças, Joaninha, estou sem saber o que te dizer. Obrigada :')

      Eliminar
    2. Simplesmente continua a ser tão Inês como tens sido até agora <3

      Eliminar
  2. Felicidade é isso mesmo: é permitirmos que as coisas más venham com a certeza de que as boas nunca foram embora.
    Acho que nunca te tinha dito isto mas, há uns tempos, num momento em que precisei de toda a força que ia encontrando, tu foste uma grande inspiração para mim. Ainda és. Tens aí dentro uma grande dose de boa energia que passa para o lado de cá de uma forma extraordinária. Por isso mesmo, aproveito o momento para te agradecer, do fundo do coração (:

    ResponderEliminar
  3. Fiquei maravilhada com esta publicação, Inês. É, sem dúvida, um prazer ler-te :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei ler o post, adorei ler-te!!
    Segui!!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto sempre muito de ler a tua perspectiva sobre tudo! Sei lá, consegues destacar-te sempre do resto da população mundial, mesmo que estejas a falar sobre um tema já mil vezes debatido. Acho que podias escrever sobre absolutamente qualquer coisa e a minha reacção seria sempre ficar entusiasmada para ler o que tens a dizer sobre o assunto. Uau! :)

    ResponderEliminar
  6. És uma inspiração para mim pela forma como encaras tudo isto, és incrível, rapariga! É um prazer ler-te e saborear todos os teus momentos de felicidade apoiar-te nos momentos mais baixos. És uma vencedora e mereces tudo pela forma como vives todos os momentos que a vida te dá, sejam eles bons ou maus!

    ResponderEliminar
  7. És uma inspiração.
    Ainda há uns dias falava com um amigo meu que me dizia que era muito feliz que "estava sempre tudo bem" e eu lhe dizia: ser feliz não é estar sempre feliz. Ser feliz é também duvidar, ter momentos de fraqueza, deitar a tristeza cá para fora e, mesmo assim, manter a esperança na vida, manter a vontade de dar a volta por cima e ter garra para ultrapassar. E nunca perder o brilho nos olhos e a chama no coração. E tu, Inês, tu és um verdadeiro vulcão!
    Não duvido que tenhas os teus momentos maus e chores e acordes mal disposta. Mas tenho-te como uma grande inspiração por isso mesmo: porque não desistes. É isso que faz as pessoas guerreiras. E mesmo só te conhecendo pelas fotos, basta ver o brilho dos teus olhos nas fotos e a genuidade que transpareces. Tudo em ti é tão natural! E isso é ser feliz! É abraçar o que a vida nos dá e nunca desistir, vendo sempre o lado bom.
    As tuas palavras têm maior efeito do que imaginas. És uma inspiração para ter metade desta força, garra e iniciativa. Obrigada por existires!

    ResponderEliminar
  8. Até nas tuas palavras mostras a tua felicidade e genuinidade.´
    És uma pessoa tão bonita, Inês!

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  9. Estas palavras sabem muito bem numa altura em que nem tudo parece bem e feliz. Estou a voltar a escrever aos poucos no meu blogue, a recuperar de algumas fases menos boas e a fazer com que tudo o que ainda está para vir seja maravilhoso.
    Compreender a vida segundo esta perspetiva é muito importante e motivador, principalmente quando é alguém da nossa idade, com problemas provavelmente semelhantes, a escrever sobre o assunto.
    Vou continuar por aqui a ler :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Embora tenha demorado muito tempo a perceber, e ainda esteja no processo de pôr em prática, concordo plenamente contigo quando dizes que há momento em que temos de nos permitir sentir o que estamos sentir - mesmo que não seja tão positivo - só assim me é possível perceber, ponderar e decidir o próximo passo.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.