E a minha primeira viagem de 2017 é para...


... o Porto! Uma cidade que estou há anos para conhecer! Têm sugestões para mim? Dicas? Restaurantes? Lugares imperdíveis? Conto com a vossa ajuda!

25 comentários

  1. Conheço pouco do Porto, infelizmente, mas Serralves é um sítio espectacular, tanto no jardim como na Fundação, onde costuma haver exposições.
    E, claro, se puderes visitar a Igreja e Torre dos Clérigos também vale a pena! São muitos degraus mas aquela vista vale tudo!

    Se passares no Dragão, espero que te lembres de me comprar uma prenda :p


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  2. Inês, tenho um travel guide com sítios incríveis no meu blog!
    De restaurantes recomendo-te o Lado B ou o Café Santiago para uma francesinha, o Food Corner, o Mercado do Bom Sucesso...!

    ResponderEliminar
  3. Serralves e Livraria Lello - vais adorar!

    ResponderEliminar
  4. Apaixonei-me pelo Porto o ano passado! Aconselho os jardins do palácio de cristal, casa da música, palácio da bolsa, rua Santa Catarina, farol da foz, os Clérigos (subi a primeira vez que lá fui e para além de não custar tanto como dizem, a vista é bonita), ribeira, aliados, caves do vinho do Porto (fui às Calem e gostei muito), estes últimos acabam por ser os pontos turísticos mais conhecidos. Depois andei foi muito pelas ruas da baixa só a apreciar para fugir ao óbvio e gostei :) Andar tudo a pé também é uma boa ideia porque não gastas dinheiro em transportes e conheces a cidade no sentido geral.
    Para comer francesinha o café Santiago (muito boa e pouco picante) e/ou cervejaria DIU (muito boa mas picante e com muita pimenta, que eu infelizmente tenho alguma intolerância, mas não deixa de ser muito boa) :) para doces confesso que só fui à leitaria da quinta do paço. Tentei a Spirito mas sem sucesso porque já não tinham nada :( de qualquer maneira procurei ideias nos artigos da NiT.
    Esta é só a minha opinião, de alguém fora do Porto. Tenho a certeza que receberás muitas mais dicas e melhores mas deixo aqui à mesma o meu roteiro :D

    ResponderEliminar
  5. Não percas a Miss Pavlova, a leitaria da quinta do paço e a spirito para um lanche. Se preferires um brunch aconselho o da Casinha Boutique Café e também já ouvi maravilhas do da Maria Bôla (mas nunca experimentei). Para uma refeição aconselho-te o Food Corner que tem um conceito muito engraçado, (obviamente) o café santiago para uma boa francesinha e a hamburgueria Degema. De resto, todos os sítios clichés do Porto valem mesmo, mesmo a pena visitar! No entanto, aconselho vivamente a ires até ao miradouro da Vitória e absorveres toda aquela vista magnífica.
    Espero que tenhas uma ótima viagem e que desfrutes da cidade que conquistou o meu coração (:

    ResponderEliminar
  6. Duas palavras: Livraria Lello. Se te perderes com livros - como eu - vai ser um teste ao teu auto-controlo.

    ResponderEliminar
  7. Adoro o Porto, vale muito a pena ir lá!

    ResponderEliminar
  8. A não perder: Livraria Lello, Passeio dos Clérigos, Torre dos Clérigos, Galerias de Paris, Mercado do Bolhão, Rua Santa Catarina, Majestic Café, Rua das Flores, Estação de São Bento, jardins do Palácio de Cristal, Casa da Música, Ribeira, Serra do Pilar, Serralves, Café Torres (a melhor francesinha, em Ermesinde), Estádio do Dragão (o melhor e mais lindo do mundo) e muuuuuuito mais. Tenho a certeza que te apaixonarás pela minha cidade! =)

    ResponderEliminar
  9. Já aqui deram muitas sugestões excelentes, por isso só vou acrescentar que aproveites para dar um pulinho à margem sul do Douro e passares por Gaia. No Jardim do Morro tens uma vista imperdível para o Porto :)
    Aproveita muito esta nossa cidade incrível que é o Porto! E a melhor forma de conhecer a cidade é a pé! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gaia já conheci na palma da mão, passei grande parte da infância lá :)

      Eliminar
    2. Nesse caso só te posso dizer que aproveites o Porto ao máximo, porque é realmente uma cidade mágica!

      Eliminar
  10. REAL HAMBURGUERIA É OBRIGATÓRIO :)

    ResponderEliminar
  11. Eu também lá fui no início do ano e adorei!!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  12. Adoro tanto o Porto! Quero um dia conhecê-lo à séria! Diverte-te e aproveita muito!

    ResponderEliminar
  13. Awwww, adoro!! Tenho mil e uma sugestões para ti :) quanto tempo estarás por cá (isso faz muita diferença :p) ?

    ResponderEliminar
  14. Jardim do Palácio de Cristal é OBRIGATÓRIO!! Serralves, Aliados, Rua de Santa Catarina :)

    ResponderEliminar
  15. Rabanadas do café Majestic. Só o melhor doce de sempre, e num espaço muito mais típico e clássico do que alguns dos já referidos :)

    ResponderEliminar
  16. Estou a planear fazer a minha primeira viagem ao Porto este ano! Acho que é uma cidade linda e repleta de pontos turísticos que nos deixam de boca aberta :)

    Beijinhos
    Andreia, ALL THE BRIGHT PLACES

    ResponderEliminar
  17. Oh Inn! Porto é a cidade dos meus sonhos. Anseio por viver lá, poder ir à Ribeira frequentemente apreciar aquela beleza quer faça chuva, quer faça sol. Ir a Serralves passear naqueles Jardins com magia e cantos muito pessoais, explorar as diversas exposições. Cobiçar as montras da Lello e da Loja Portuguesa mesmo à beira uma da outra. Ir até à foz passear à beira rio/mar, percorrer Ribeira-Matosinhos a pé, 1hora a pé mas um respirar novo. Explorar os mil e um restaurantes de qualidade que existem. Fazer a Avenida da Boavista de carro com a janela aberta e o braço de fora. Subir a Torre dos Clérigos e inspirar e expirar bem lá no alto apreciando cada canto. Cobiçar a Casa da Música e os seus espectáculos. Andar de comboio só para poder sair na Estação de São Bento que grita magia all over. Os Jardins do Palácio Cristal. O Centro Português de Fotografia que tem sempre exposições diferentes e fantásticas. A Alfândega, obviamente, que fica mesmo à beira da Ribeira. O Museu do Carro Eléctrico. O Teatro Rivoli, mesmo que não entres, vale a pena contemplá-lo. O Mercado Ferreira Borges é giríssimo e já me fez muito feliz com alguns concertos. O PARQUE DA CIDADE, é perfeito para namorar, para estar com os amigos em festivais, para fazer um mini-piquenique, para correr, para respirar, para tirar fotografias.
    Espero que te apaixones como eu me apaixono de cada vez que lá ponho os pés.
    E fico aqui à espera de todas as aventuras :)

    ResponderEliminar
  18. Todas as minhas sugestões já foram referidas nos comentários portanto só tenho uma dica! Se fores subir aos Clérigos, prepara bem os teus joelhos! Boa viagem Nês!

    ResponderEliminar
  19. Fico mesmo feliz que venhas conhecer o meu Porto! :)
    Estive a pensar e trago-te alguns sítios/conselhos. Talvez me esqueça de alguns mais mainstream e te dê outros que se calhar os turistas não dão tanto por eles, mas vou dar-te uma perspetiva de quem cresceu no centro do Porto e sabe que qualquer lugar te acolherá bem!
    Para visitar:
    A Ribeira. De dia vais conhecer a verdadeira alma portuense, as pessoas, as senhoras tão típicas a vender os lenços e etc. É um dos sítios mais turísticos, se não o mais procurado. De noite, vais sentir o Porto a acolher-te como só ele sabe!! :)
    Subir a Torre dos Clérigos. Custa-te 3 euros e inclui a subida à torre (prometo que as escadas acabam, quando sentires que não...) e a visita à Igreja (que eu recomendo imenso. A Igreja é linda!)
    Instituto Português de Fotografia (na praça em frente à Torre). É gratuito (penso que ainda seja), tem diferentes exposições de fotografia, exposições de máquinas fotográficas incríveis e está situado na Antiga Cadeia da Relação do Porto (onde o Camilo Castelo Branco escreveu "Amor de Perdição", enquanto lá esteve).
    Livraria Lello (também pagas 3 euros de entrada, que são descontados se fizeres qualquer compra lá). Na rua desta livraria, tens de visitar uma loja chamada "A Vida Portuguesa" - nem sei bem como a descrever, mas é uma loja super querida, cheia de produtos tipicamente portuenses e também portugueses - prometo que é incrível e que vais encontrar imensa coisa adorável!!! Não é dos pontos mais turísticos, mas é por passar despercebida, porque é incrível.
    Passeio das Virtudes e Miradouro da Vitória - são ambos perto da praça dos Clérigos/IPF e tens das melhores vistas para o rio Douro e para a cidade. Se estiver bom tempo, passa no Hand'Go Take Away, na rua paralela à Torre dos Clérigos, ou no CostaCafé e vai passear até ao Passeio das Virtudes num final de tarde. Provavelmente vai estar concorrido, mas prometo que a vista e as cores são soberbas!
    Praça dos Leões - é onde está situada a Reitoria da Universidade do Porto, onde acontecem os batismos da maioria das faculdades e da academia do Porto e é o ponto de encontro de todos os jovens universitários. É um sítio incrível e espaçoso para veres a dinâmica e a vida da cidade, os skaters que estão sempre por lá, veres o elétrico, a reitoria e, melhor de tudo, tens IMENSOS sítios novos para lanchar por lá perto - Amarelo Torrada, Leitaria da Quinta do Paço, O Diplomata (abençoadas panquecas), o Moustache, a Spirito, e outros tantos. Quando encontrares o café "Piolho", é o café mais emblemático para todos os estudantes e o ponto de encontro de todas as noites. Também nesta zona, tens uma loja chamada "A Embaixada do Porto" - uma loja de lomografia e aparelhos fotográficos, assim como vinis e discos de vinil e que, no segundo andar, funciona como bar/café. Vale a pena a entrada.*

    ResponderEliminar
  20. *Se tiveres tempo, aconselho uma viagem de elétrico (os bilhetes são pagos lá, ao condutor). Há uma viagem que vai até ao Passeio Alegre, é um pouco mais afastado, mas ficas a conhecer uma das zonas mais calmas e bonitas para um passeio. Tens também a Foz, onde podes ver as praias do Porto e passear com calma, num sítio muito tranquilo. Aí, tens uma confeitaria chamada "O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo" (dá para perceber qual é a estrela - prometo que é realmente bom.)
    A Avenida dos Aliados (possivelmente não tão grande como Lisboa, mas tem a sua magia).
    A Rua de Santa Catarina (prepara-te para seres abordada por pessoas a pedir, pessoas a pedir para organizações, tentar não ser molhada pela bolha gigante de água que estão sempre lá a fazer e para ouvires, pelo menos, duas ou três atuações diferentes ao longo de toda a rua. É a rua mais portuense do Porto - e tens tanto comércio tradicional e local como o shopping e lojas) Por falar em shopping, sobe até ao Via Catarina à zona da restauração - normalmente toda a gente adora a arquitetura!
    Rua das Flores (tens uma panóplia gigante de sítios para lancher - incluindo a Nut'Porto ou outros sítios para beber um chá. É uma rua cheia de vida, cor e com as famosas "caixas" com mensagens do Porto.)
    A Estação de São Bento (vale pela arquitetura).
    Se quiseres experimentar a famosa Francesinha, aconselho o Café Santiago ou o Plano B, mas vai cedo, cuidado com as filas! Se quiseres fugir um pouco do centro, vai almoçar até ao Mercado do Bom Sucesso e ficas também a conhecer a zona da Casa da Música e a Rotunda da Boavista. Tens também a Real Hamburgueria, o Food Corner e, para lanchar, um sítio mais escondido - as Galerias Lumière, um espaço muito calmo e com algumas opções agradáveis (incluindo um sítio onde o croissant é a estrela - doce ou salgado, recomendo).

    Provavelmente estou a esquecer-me de imensa coisa, como é natural... Mas deixo-te com uma lista (demasiado longa talvez, peço desculpa, entusiasmei-me!) e espero que aproveites alguma coisa :p
    Espero que adores o Porto tanto como eu. Estou ansiosa por ver a tua perspetiva da cidade!! Se precisares de qualquer ajuda, não hesites :)

    ResponderEliminar
  21. P.S - Se vieres ao fim-de-semana, aos sábados de manhã costuma haver sempre feiras artesanais nas Galerias de Paris. :)

    ResponderEliminar
  22. De forma muito resumida e fácil, recomendo visitares o espaço em volta da estação de metro Trindade, Aliados e São Bento!

    ResponderEliminar
  23. Óbvio que livraria Lello deve estar nos teus planos; Avenida dos Aliados; O Mac da Avenida dos Aliados (também pode ser para comer mas mais pela estrutura e porque dizem que é dos mais bonitos do mundo); a Rua Santa Catarina; Torre dos Clérigos; Estádio do Dragão (mas isto é mais o clubismo a falar que outra coisa)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.