BOM GARFO || Chocolateria San Gines

 MADRID

Poderão considerar que o San Guines está para Madrid como a Piriquita está para Sintra; ambas são casas bem antigas, cada uma famosa pelas suas iguarias bem típicas e que uns concordam completamente com a sua (merecida) fama e outros que não percebem o porquê de tanta agitação. Como eu sou fã assumida da Piriquita quis, obviamente, dar uma oportunidade à Chocolateria San Guines, conhecida por ser a casa de churros mais antiga de Espanha. Churros com chocolate quente, é a estrela do local.

Foi muito difícil conseguir unanimidade para visitarmos este local. Em especial, porque um dos elementos do grupo teve uma péssima experiência gastronómica ao experimentar churros com café e extrapolou essa experiência para a possibilidade de provar churros em chocolate quente. Mas como estávamos em ambiente de aniversário e a maior parte até estava bastante curiosa, a vontade foi feita.

Da primeira vez que passei pelo San Guines, por volta da hora de jantar, tive um arrepio; as filas eram enormes. Uma súbita desmotivação invadiu-me mas a verdade é que, quando passámos por lá já em hora bastante tardia, as tais filas, subitamente, tinham desaparecido. Tendo em conta que era pleno fim de semana e que as ruas estavam cheias, desconhecendo se é hábito, o meu conselho seria: visitem fora de horas.

O meu outro conselho é que peçam tudo para levar. Certo, o espaço em si é adorável e merece visita. Com um estilo bem à época, cheio de fotografias antigas, não foi o suficiente para nos demover da experiência de comer enquanto passeávamos pelas ruas nocturnas de Madrid. Foi a melhor decisão, sinceramente. Ver toda a dinâmica nocturna, saborearmos a companhia uns dos outros e ainda aquecermos as mãos nos copos com o chocolate quente - que são suficientemente grossos para não nos queimar as mãos mas sim deixá-las quentinhas. Os bigodes de chocolate em andamento são apenas um bónus para fotografias divertidas e gargalhadas que se ouvem nas ruas transversais.

E os churros, Inês? Isso é que é importante. Pois deixem-me começar por referir que não sou a maior adepta de churros e farturas, daquelas que vemos nas rolotes de todas as feiras. O excesso de óleo e aquela massa brilhante fazem o meu apetite evaporar. E estes churros são precisamente o contrário: fininhos, bem sequinhos - o guardanapo não ficou ensopado de óleo - e com a consistência e textura de massa que eu gosto: estaladiça por fora e bem macia por dentro. Faz todo o sentido, uma fez que o objectivo é mergulharem em chocolate quente, se a massa não fosse estaladiça, iria ficar completamente empapada. E o chocolate quente com o churro? Di-vi-nal. A combinação é absolutamente gulosa e só dá vontade de comer mais e mais. Até a minha companhia com má experiência disse "Até me custa admitir que a Inês tinha razão, estes churros mereciam visita de tão bons que são!"

No final, se ainda tiverem estômago, podem beber o resto do chocolate quente. Por vezes, há locais que efectivamente são ratoeiras para turistas e cuja excitação não é merecida, mas eu acho que o San Guines merece todos os elogios e eu gostei muito deste momento docinho que pude dividir com quem gosto. Se voltasse a Madrid, com certeza que os visitaria de novo. Ah, e um pormenor maravilhoso! Está aberta 24 horas!!! Oh, Lisboa, se tivesses algo assim...
______________________________
Pasadizo de San Gines, 5, 28013
Madrid
Contacto: 349 136 565 46

8 comentários

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.