FILMES || Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los + Vale a pena comprar o guião depois de ver o filme?


Parece inacreditável mas o universo mágico de Harry Potter regressou, com uma nova história, heróis e vilões frescos mas com a ternura e moral a que já estamos habituados - e que gostamos tanto! -.

Desta vez acompanhamos Newt Scamander, recém chegado a Nova Iorque com uma missão muito objectiva e especial e também com uma mala cheia de criaturas extraordinárias mas muito ameaçadas pela comunidade mágica. Numa altura em que o mundo treme com o desaparecimento de Grindelwald e Nova Iorque vive momentos de terror com aparições de um ser suspeito que amedronta não só feiticeiros como No-Maj, quão inconveniente (e fantástico) será Newt dar pelo desaparecimento de alguns dos seus monstrinhos da mala?

A premissa é esta mas, se já acompanham este mundo de J. K. Rowling, sabem que podem esperar muito mais e inúmeros volte-face. A história está inteligentemente descolada de toda a história de Harry Potter - as únicas ligações são mesmo de personagens mais antigos e, claro, de todos os feitiços, nomenclaturas, regras e lugares comuns do mundo da feitiçaria - e é genial que esta autora tenha tanta capacidade para criar mais uma história cheia de enredos e que tem potencial para ser tão boa como a de Harry Potter, sem se encostar por um segundo na saga que lhe deu tanto sucesso. 

Monstros Fantásticos é um Harry Potter para adultos. Se há alguma diferença ou distanciamento entre sagas verdadeiramente observável, é a ausência de infantilidade nesta nova história. Não me refiro a infantilidade com a conotação negativa muitas vezes atribuída mas sim porque Harry Potter sempre se caracterizou (especialmente numa fase inicial) como algo infanto-juvenil com episódios acrescidos mais pesados e que exigiam mais desenvoltura para acompanhar toda a trama e todos os significados por detrás dos comportamentos e desfechos. Mas, acima de tudo, Harry Potter era uma saga muito jovial. Tinha personagens principais novos, tinha muitos laivos de inocência, tinha muitos detalhes e pormenores que puxavam o nosso lado mais infantil. Em Monstros Fantásticos eu não encontrei isso. Sinto que é um filme já com uma certa desenvoltura, com momentos de humor muito bem pensados mas que irá agradar muito mais a malta mais velha do que os miúdos - que talvez se interessem bastante pelas criaturas mas que sinto que determinados diálogos e comportamentos acabem por lhes escapar -. Mas tranquilizem-se! As mensagens sobre o poder do amor e da amizade jamais se perdem.

Fiquei absolutamente fã e saí do cinema com a sensação de que foi um filme extremamente bem conseguido e que me dá vontade de pular já dois anos e ver o próximo. Os actores estão fenomenais (um aplauso de pé para o Eddie Redmayne que interpretou Newt de uma forma exímia com todos os seus traços e características, especialmente o evitar de contacto visual com humanos mas o preciso oposto com as suas criaturas, achei o máximo e que casa muito bem com a personalidade do personagem) e a escolha do actor para Grindelwald foi... Muito promissora. Na sala de cinema onde assisti o filme, quando filmaram o rosto do vilão, só se ouviu interjeições de espanto absoluto. Que segredo bem guardado! E as pontas soltas que todo o filme deixa para o espectador são absolutamente deliciosas.

E vale a pena comprar o guião depois de ver o filme? Para mim, valeu. Não pelos diálogos (se este guião fosse como Cursed Child eu diria de imediato que não porque as falas são 99% fieis) mas pelas descrições que J. K. Rowling escreveu. Há detalhes e informações que só conseguem saber no guião porque não há esclarecimento disso durante o filme, comportamentos e emoções que podemos saber que existem mas que no filme só podem dar a entender. Especialmente os pensamentos, que são muito difíceis de transpor na totalidade para um filme. Por esses motivos, eu acho que o guião enriquece q experiência do filme.

Monstros Fantásticos é um filme muito inteligente, na minha opinião. Com a receita certa para que todos os fãs de Harry Potter acompanhem estas novas aventuras (afinal de contas, quem não sentiu um apertozinho no coração ao ver a música de abertura?!) mas com o distanciamento certo da saga irmã para que leigos de Harry Potter descubram este universo e se apaixonem por ele. Além disso, explica muito bem as várias nomenclaturas e feitiços para que, quem não acompanhou Harry Potter, não se sinta perdido e isso é genial.
A prova do que refiro é a minha companhia, que não viu Harry Potter - nem tinha grande curiosidade - mas que achou Monstros Fantásticos espectacular e se interessou verdadeiramente para saber mais sobre este mundo. E o passo seguinte? Responder a todas as dúvidas, especialmente explicar quem é o Grindelwald e por que raio toda a gente fez "barulhinhos" quando "aquele símbolo do triângulo apareceu".

Para terminar? Quero muito um niffler. É só a criatura mais bandida e amorosa de sempre! 

6 comentários

  1. Quero tanto ver esse filme, tenho que convencer o homem de cá de casa, ele nunca se interessou por Harry Potter e acha que é igual.
    Beijinho

    Novo post: Oh não! Outra vez Segunda-feira #17

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi este filme porque os meus amigos decidiram passar o fim-de-semana no café em vez de ir ao cinema :(
    Segui o blog :)

    www.thesandrafaela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Fiquei bem curiosa, espero ver em breve :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Juro, vou ver este filme ao cinema nem que seja sozinha! Estou tão curiosa!! Ainda por cima quando aparecem personagens que são o elo de ligação com o Harry Potter.
    Agora não tenho a certeza, o niffler não era a criatura que cheirava coisas valiosas e que o Hagrid usou numa aula no 4º ou 5ºlivro?
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  5. Fui ver o filme ontem, e já antes de entrar, passei pela Bertrand. Qual espanto quando vi exposto o guião. Fui espreitar e o meu coração deu pulos de alegria, e o desejo de poder lê-lo brotou em mim. Concordo mesmo com tudo o que disseste, e desconhecendo desse facto do Newt não manter um contacto visual com os humanos propositadamente, achei-o bastante interessante!! Que venham daí os outros! :P

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.